IMGAtenção

I Ciclo de Palestras do Campus Engenho Novo II - Romantismo em Diálogos

 

Nos dias 20, 22 e 29 de julho acontece o 'I Ciclo de Palestras do Campus Engenho Novo II - Romantismo em Diálogos'. A atividade busca aproximar os alunos do Ensino Médio ao ambiente acadêmico. As palestras serão proferidas por professores do Departamento de Língua Portuguesa de diversos campi do Colégio Pedro II. Os docentes realizarão a exposição de pesquisas realizadas em âmbito universitário.

 

O evento tem como público-alvo os estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Campus Engenho Novo II, além de estagiários e residentes de todos os campi e outros membros da comunidade escolar. Confira a programação:

 

Vocação Científica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lorrayne Isidoro recebe homenagem de colegas

Lorrayne

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 7/7, o Campus Engenho Novo II prestou uma homenagem à Lorrayne Isidoro Gonçalves e à professora orientadora Camila Marra. A aluna do 3º ano do Campus foi a 18ª colocada na Olimpíada Mundial de Neurociências (International Neuroscience Competition - 2016 Brain Bee World Championship), realizada em Copenhague, Dinamarca, no período de 30 de junho a 4 de julho. A homenagem contou com a participação de toda comunidade escolar.

 

A olimpíada reuniu os melhores competidores do mundo, 25 ao todo, provenientes de vários países. Além das provas, todas em inglês, Lorrayne teve a oportunidade de conhecer laboratórios de pesquisa e participar de conferências com pesquisadores da área.

 

Foram cinco dias de evento, sendo três dias de provas, com cinco avaliações ao total. No primeiro dia, aconteceu a cerimônia de abertura do evento, onde os competidores tiveram a oportunidade de se conhecer. Cada participante levou uma lembrança de seu país; No segundo, as três primeiras provas, nas quais os participantes atuaram como médicos, realizando todo o processo de análise de caso, as causas e efeitos de doenças, além do diagnóstico e tratamento com medicação. Nesse dia, além das provas, também aconteceram atividades culturais.

Lorrayne

 

A diretora-geral do Campus, Daisy Oliveira, fez um pequeno discurso ressaltando a trajetória, o empenho e capacidade da aluna, que diante de tantas dificuldades enfrentadas ao longo das etapas da olimpíada, conseguiu uma excelente colocação na disputa que contou com outros 24 candidatos.

Lorrayne e Camila receberam presentes da Direção-geral pelo excelente desempenho. Ao final da homenagem, todos cantaram o Hino dos Alunos do Colégio Pedro II, com Lorrayne "puxando" a tabuada.

 

Para maiores detalhes, consulte a página do colégio.

 

 

Exposição do projeto Moda & Arte

Moda & Arte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A exposição do projeto Moda & Arte no Campus Engenho Novo II aconteceu até o dia 1° de julho no hall do prédio principal. O trabalho foi desenvolvido pela coordenadora de Artes Visuais do colégio, Gisela Viana.

 

A exposição contou com fotografias dos desfiles do ano de 2015, das palestras e dos workshops da I Jornada Moda & Arte. Ficaram expostos também trabalhos inspirados no aniversário dos 450 anos do Rio de Janeiro, tais como: indumentárias de TNT inspiradas na arquitetura Art Deco e Nouveau do Rio e roupas do desfile "Rio gosto de você".

 

O visitante pôde conferir ainda bijuterias da Kahlo Bijoux feitas com rendas, botões e aviamentos coloridos inspirados em Frida Kahlo, croquis e fotografias do processo criativo, que foram exibidos na I Jornada Moda & Arte.

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

Moda & Arte Moda & Arte Moda & Arte Moda & Arte Moda & Arte Moda & Arte Moda & Arte

 

Estudantes e professores do CPII participam do programa 'Encontro com Fátima Bernardes'

Mercedes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Colégio Pedro II, representado por 21 estudantes do Campus Engenho Novo II, três do Campus São Cristóvão III e pelos professores Carolina Medeiros, de História, e Jorge Marques, de Português, participou do programa Encontro com Fátima Bernardes.

 

O programa foi exibido nesta segunda-feira, 13/6, e abordou a intolerância envolvendo pessoas transexuais e o respeito ao Decreto nº 8.727, de 28 de abril de 2016, que dispõe sobre o reconhecimento do nome social de pessoas travestis e transexuais.

 

Confira o programa

 

ENII promove atividades em comemoração ao centenário do samba

Centenário do Samba

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 31/5, aconteceu o evento "Centenário do Samba", no Campus Engenho Novo II, promovido pelo Núcleo Transdisciplinar de Humanidades(NUTH), ligado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC), em parceria com a Equipe de Educação Musical do Campus.

 

A programação foi destinada ao Ensino Médio, com ênfase no 1º ano, por estarem trabalhando o assunto samba nas aulas de Educação Musical.

 

Centenário do Samba

O evento homenageou o ritmo afro-brasileiro, com mesas-redondas sobre a formação do samba no Rio de Janeiro, suas origens e caminhos, bem como a relação do ritmo com a construção de espaços sociais cariocas e intervenção na cidade. Oficinas de pandeiro e samba no pé e roda de samba também fizeram parte da programação.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Mesa 1: Carlos Negreiro, percussionista e pesquisador da música afro-brasileiro; e Henrique Cazes, Músico e Professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio do Janeiro(UFRJ).

 

Os palestrantes contaram histórias sobre a origem afro-brasileira do samba. O percussionista Carlos Negreiro demonstrou através dos ritmos a proximidade e descendência rítmica do batuque de candomblés como o ritmo congo, de origem banto, e o samba atual. A mesa contou ainda com a musicalidade de Henrique Cazes que explicou aos alunos a evolução e transformação dos diferentes tipos de samba ao longo do século XX.

 

Centenário do Samba
Centenário do Samba

Mesa 2: Eliane Costa Consultora, pesquisadora e professora nos campos da Gestão Cultural, das Políticas Culturais e da Cultura Digital; Dalton Cunha, Professor de História e compositor da Vila Isabel, São Clemente e da Escola de Samba Dona Marta.

 

Eliane Costa relatou a origem do bloco carnavalesco Escravos da Mauá, analisando a riqueza cultural e artística presente na zona portuária brasileira, grande patrimônio da cultura afro-brasileira. O professor Dalton Cunha falou de sua experiência como compositor de samba enredo. Tratou ainda da formação histórica das escolas de samba.

 

 

No entre-turno, professores e alunos participaram de uma bela roda de samba onde foram tocadas canções ícones do samba popular brasileiro, perpassando suas origens e histórias.

 

 

OFICINAS:

 

Os alunos puderam participar de três oficinas onde os experimentaram o samba em suas diferentes facetas: A primeira, samba de pandeiro com o músico João do Pandeiro e o grupo "Contra-corrente". A segunda, samba no pé com a bailarina e aluna do campus, Luana Lago, e a terceira, de samba enredo com a professora Lúcia Débora Araújo, professora de Língua Portuguesa do Campus Tijuca II e o compositor Rodrigo, grande vencedor do samba enredo da Mangueira no ano de 2010.

 

Centenário do Samba

 

 

Nuth leva alunos para assistir peça 'Mercedes'

Mercedes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 22/05, estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Campus Engenho Novo II assistiram ao espetáculo, "Mercedes", no teatro Sesc Copacabana. A peça foi encenada pelo grupo Emú em performances teatrais, artísticas e musicais. O espetáculo retrata a biografia de Mercedes Baptista, primeira bailarina negra do Theatro Municipal, destacando sua grande contribuição para a dança afro no Brasil, bem como a introdução de alas e comissões de frente coreografadas no carnaval Carioca.

 

A atividade foi uma iniciativa do Núcleo Transdiciplinar de Humanidades (Nuth), organizado pelos professores de História, Edelson Rocha, Carolina Medeiros e Bárbara Araújo. "A vida cultural do aluno é de suma importância para a construção de uma cidadania plena e consciente. Poder assistir junto aos alunos à peça em homenagem a Mercedes, a primeira bailarina negra do Teatro Municipal, dançarina que tanto colaborou para a dança afro no Brasil e fez parte do Teatro Experimental do Negro, junto a Abdias do Nascimento, é fundamental para nossa formação", afirmou a professora Carolina Medeiros.

 

Mercedes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A peça foi muito elogiada pelos estudantes, que aprovaram a iniciativa do Nuth. "Foi de arrepiar. Valeu meu final de semana. Lindas atuações, com muita força e emoção", elogiou o aluno João Luis Vieira.

Para o professor Edelson, um dos pontos altos da peça foi o discurso do personagem Abdias do Nascimento, afirmando a dificuldade do negro em conquistar espaços na cultura brasileira. "É preciso comemorar estes grandes artistas negros num país que ainda sofre com tanto racismo", comemorou.

 

Professores do Laciiped lançam livro

LACIIPED

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nos dias 25 e 29 de abril ocorreu o lançamento do livro "Criatividade e Interculturalidade", desenvolvido por professores de diferentes disciplinas que compõem o Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (Laciiped). Os eventos de lançamento aconteceram no auditório da Propgpec e na biblioteca do Campus Engenho Novo II, respectivamente.

 

A partir de discussões teóricas e práticas, o livro busca apresentar desafios e problematizar possibilidades de práticas pedagógicas que conciliam as temáticas da criatividade e interculturalidade na Educação Básica. Esta edição do livro foi financiada pela taxa de bancada, oferecida através de edital da Propgpec, em 2015.

 

A primeira parte do livro, "Desafios", faz uma apresentação do referencial teórico que norteou as discussões do Laciiped. A segunda parte, "Possibilidades", reúne textos de palestrantes do I Ciclo de Debates: Dialogando sobre as possibilidades da Educação Básica. O evento, que aconteceu em setembro de 2015, abordou os desafios de desenvolver uma prática pedagógica em respeito às diferenças, tratando temas como gênero, racismo e deficiência. A terceira parte do livro, "Práticas", traz relatos de professores sobre a aplicação de iniciativas inovadoras em sala de aula. "Contamos com a participação de professores do programa de mestrado que criaram oficinas, destinadas aos alunos do ENII e também com a parceria do curso de Medicina da UERJ que trouxe a oficina Ligados na Escola", conta a professora Kátia Regina da Silva, uma das organizadoras do livro.

 

Desde a criação do Laciiped, em 2014, os professores do laboratório já desenvolveram mais de 20 publicações, entre artigos e apresentações em seminários. Até segundo semestre de 2017 será lançado o segundo volume da série, que terá como tema "Aprendizagem e interculturalidade".

 

Todo o conteúdo do livro está disponível gratuitamente para download no site www.criatividadeeensino.com.br. Também é possível acessar diretamente o livro clicando aqui.

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

Livro LACIIPED Livro LACIIPED Livro LACIIPED Livro LACIIPED Livro LACIIPED

 

CAMPUS ENGENHO NOVO II premia alunos do Concurso Literário Lima Barreto e lança livro Conta Raul!

Lima Barreto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A manhã de 25 de abril foi de celebração da boa música e da boa literatura no Campus Engenho Novo II. Na ocasião, a equipe de Língua Portuguesa homenageou Lima Barreto e Raul Seixas para festejar o sucesso de duas grandes empreitadas: o Concurso Literário Lima Barreto – o subúrbio escrito e o livro Conta Raul!, organizado pelos professores Aline Brito, Camila Brito dos Santos e Jorge Marques.

 

O evento, que teve o apoio da Direção de Culturas e da equipe de Música do CENII, contou com um número significativo de responsáveis, fortalecendo a relação escola-família. No final, os alunos autografaram seus volumes aos amigos e parentes.

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

Lima Barreto Lima Barreto Lima Barreto Lima Barreto

 

Alunos do CPII são medalhistas em olimpíada internacional de Matemática

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

Setenta e seis alunos do Colégio Pedro II, dos Campi Centro, Engenho Novo II e Niterói, foram medalhistas na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras, realizada em 15 de abril. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 13 de junho, pelos organizadores do evento.

 

Confira aqui a lista dos medalhistas do Engenho Novo II

 

A Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras é a versão brasileira da Mathématiques sans Frontières, competição que surgiu em 1990, na França, pela Academia de Strasburgo. Desde 2010, a competição é realizada no Brasil pela Rede do Programas de Olimpíadas do Conhecimento (POC). Atualmente, 30 países participam da olimpíada.

 

Alunos do Campus Centro já haviam competido nas edições anteriores. Já os estudantes dos Campi Engenho Novo II e Niterói participaram pela primeira vez da competição. "Nossos alunos obtiveram um excelente resultado, conseguindo medalhas de ouro, prata e bronze", comemorou a chefe do Departamento de Matemática, Tânia Boffoni.

 

Segundo explicou Boffoni, essa competição difere das demais por não ser direcionada apenas aos estudantes que possuem altas habilidades em Matemática. "Essa é também oportunidade de aproximar o Brasil de outras nações e incentivar o interesse e a curiosidade pela disciplina", ressaltou.

 

"A equipe de Matemática do Campus Engenho Novo II tem orgulho em divulgar que, em sua primeira participação na Olimpíada Matemática sem Fronteiras, nossos alunos conquistaram em nível nacional medalhas de ouro (6º ano - 603, 10 participantes), prata (2ª série - 2204, 19 participantes) e bronze (1ª série - 1101, 1103 e 1105, em um total de 10 participantes). Parabéns aos alunos e alunas!" - Renato Alves, chefe da equipe de Matemática do Campus Engenho Novo II.

 

Alunos do PROEJA no Theatro Municipal

Municipal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estudantes e docentes de turmas do PROEJA do Campus Engenho Novo II acompanharam o ensaio aberto da ópera Dom Quixote, de Jules Massenet, realizado em 11 de abril de 2016 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

Atendendo ao convite da Diretoria de Culturas da PROPGPEC, o grupo pôde conhecer as dependências do teatro que é um ícone da cultura carioca e se emocionar com as belas cenas do espetáculo.

 

Em contato pela primeira vez com uma apresentação dessa relevância, os estudantes não escondiam a admiração com a história, o cenário, a orquestra, o coro, o bailado e tudo o que envolveu a representação artística.

 

Foi certamente um momento ímpar na vida de todos os que compareceram ao evento!

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

Proeja Proeja Proeja Proeja Proeja

 

Alunos do Campus recebem certificados da Universidade de Cambridge

ALERJ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da esquerda para a direita: coordenadora de Inglês do Campus Engenho Novo II, Dayse Taveira, Gabrielle Domingos, Isadora Moreira e a professora Juliana Veloso.

 

No dia 14 de março foram entregues os certificados do Preliminary English Test (PET), da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, a sete alunos do Campus Engenho Novo II: Maria Clara Labandeira Baptista, Isabela Gutman Machado, Isadora Rodrigues Moreira, Gabrielle Domingos Jardim, Luiz Octavio Mateus Nogueira, Maria Júlia de Oliveira Monteiro e Thiago Cordeiro Pereira.

 

As aulas preparatórias para o PET foram desenvolvidas pelas professoras Juliana Veloso e Tânia Panaro ao longo do ano de 2015. O curso foi um sucesso, com a aprovação de todos os alunos inscritos para o PET.

 

"Sempre acreditei no projeto PET como uma maneira de oportunizar aos alunos de escola pública a chance da obtenção de uma certificação internacional chancelada pela Universidade de Cambridge", ressaltou a professora Juliana Veloso. Segundo a docente, ela não imaginou que o trabalho seria tão gratificante e prazeroso. "Agradeço o comprometimento e empenho dos alunos participantes do projeto em nosso campus com a obtenção de 100% de aprovação!!! Parabéns!!!"

 

O que os alunos disseram:

 

"Para mim, as aulas de preparação para o PET foram a melhor parte, ainda melhor do que passar na prova, pois além de ter tido um excelente ensino, foi um dos lugares que mais encontrei apoio, principalmente por parte da professora Juliana, para não ter medo e acreditar em mim mesma. Estudamos muito e, no final, chegamos a estudar 3 vezes por semana, mas tudo compensou, porque consegui melhorar minha linguagem inglesa tanto na parte oral quanto na escrita. Só tenho a agradecer à Juliana, Gabriele, minha mãe e meus amigos que fizeram parte desse projeto comigo e aqueles que me apoiaram por fora." Isadora Moreira

 

""Minha experiência no projeto foi ótima, minha fluência no idioma melhorou bastante e isso será muito importante para mim, pois tenho interesse em estudar no exterior no futuro. Só tenho a agradecer à equipe de Línguas do colégio por ter feito um projeto como esse e ter outras iniciativas como o DELF, que se tudo der certo vou fazer esse ano também. Penso que esses projetos devem ter continuidade para beneficiar outros alunos." Gabrielle Jardim

 

 

Aluna do CPII ENII é bicampeã estadual na Olimpíada de Neurociências

Olimpíada de Neurociências

A aluna Lorrayne Isidoro, da 3ª série do Ensino Médio do Campus Engenho Novo II, repetiu a conquista de 2015 e foi, novamente, campeã da Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro (Rio Brain Bee). O evento, em sua 4ª edição, ocorreu no último sábado, 19 de março, no Auditório do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

O Campus Engenho Novo contou ainda com a excelente participação da ex-aluna Giovanna Hau, que conquistou a 4ª colocação na regional. As alunas foram orientadas e supervisionadas pela Professora Camila Marra, da equipe de Biologia e Ciências do Campus Engenho Novo II. Nossa bicampeã, agora, representará o estado do Rio de Janeiro no Brazilian Brain Bee, etapa nacional do evento, que ocorrerá no dia 14 de maio, no Hospital Albert Einstein em São Paulo (SP).

 

Sucesso, Lorrayne!

As alunas Lorrayne Isidoro e Giovanna Hau. Ao centro, a Professora Camila Marra, responsável pela orientação de ambas.

Olimpíada de Neurociências Olimpíada de Neurociências

Entrega da premiação à aluna Lorrayne Isidoro

 

Participantes do Rio Brain Bee 2016

 

Programa de Vocação Científica

 

A Direção-Geral do Campus Engenho Novo II divulga a lista da seleção de estudantes a participarem do "Programa de Vocação Científica". Os alunos atuarão nos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

O Programa é divido em etapas inicial (2015-2016) e avançada (2015-2017). Confira o resultado:

 

Vocação Científica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professores do Campus apresentam trabalhos no Seminário de Mídias

Seminário de Mídias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professores do Campus Engenho Novo II apresentaram trabalhos no VI Seminário Mídias & Educação, realizado pelo Departamento de Ciência da Computação e Informática Educativa nos dias 24 e 25 de novembro nos campi São Cristóvão I e II.Os relatos apresentados foram resultado das práticas pedagógicas realizadas em sala de aula pela Informática Educativa, Educação Musical, Biologia e Ciências, e NAPNE (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais).

 

Trabalhos e oficinas apresentados:

 

  • Trabalho: Ambientes virtuais e o ensino de Ciências e Biologia: o uso do Facebook na aprendizagem colaborativa
  • Autores: Fábio Damasceno e Bruno Malizia

 

  • Trabalho: Composição Musical
  • Autores: Cecília Vanessa A. de Souza, Márcia Valpassos Pedro e Maria da Glória M. D'Escoffier

 

  • Trabalho: Construindo trilhas sonoras
  • Autor: Anna Cristina Cardozo da Fonseca e Márcia Valpassos Pedro

 

  • Trabalho: Seleção natural animada: uma atividade integrada entre Informática Educativa e Ciências
  • Autor: Maria da Glória M. D'Escoffier, Fábio Damasceno e Márcia Valpassos Pedro

 

  • Trabalho: : Diga não ao preconceito: uma abordagem transdisciplinar com o uso das mídias
  • Autores: Maria da Glória M. D'Escoffier, Márcia Valpassos Pedro e Marcia M. B. Maretti (NAPNE)

 

  • Trabalho: : Quebra-cabeça musical
  • Autores: Anna Cristina Cardozo da Fonseca, Cecília Vanessa A. de Souza, Maria da Glória M. D'Escoffier e Márcia Valpassos Pedro

 

  • Oficina: : Trabalhando com mapas conceituais na sala de aula
  • Autor: Márcia Valpassos Pedro

 

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

Seminário de Mídias Seminário de Mídias Seminário de Mídias Seminário de Mídias Seminário de Mídias

 

Coral do CENII se apresenta na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ)

ALERJ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O reitor do Colégio Pedro II, Oscar Halac, recebeu o título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, no dia 24/11, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

 

Durante a cerimônia, houve a apresentação do Coral do Campus Engenho Novo II, sob regência da professora Neila Ruiz, além da apresentação da Fanfarra do Colégio Pedro II. Estiveram presentes alunos, diretores-gerais de campus, servidores e familiares do reitor Oscar Halac.

 

Para maiores detalhes, consulte a página do colégio.

 

 

Projeto Jardim Botânico no Proeja

Jardim Botânico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nos dias 9 e 10 de novembro, estudantes e docentes do Proeja apresentaram no Campus o resultado das pesquisas que foram realizadas em setembro, para o projeto Jardim Botânico.

 

A exposição contou com banners, cartazes, comunicações orais, cordel e fotografias para apresentar os diversos olhares sobre aquele que é um dos mais importantes institutos de pesquisa da cidade do Rio de Janeiro, segundo professores do programa.

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

Jardim Botânico Jardim Botânico Jardim Botânico Jardim Botânico

 

Engenho Novo II participa do II Encontro Musical do CPII

Encontro Musical

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professores do Campus Engenho Novo II participaram do II Encontro de Educação Musical do Colégio Pedro II, realizado nos dias 6 e 7 de novembro. O evento reuniu docentes de Educação Musical do CPII e de outras instituições, além de estudantes de licenciatura.

 

O Coral do Campus, regido pela professora Neila Ruiz, participou da cerimônia de abertura cantando o Hino Nacional. Logo após, foi apresentado um arranjo para coral do maestro Marcos leite para a música "Três Cantos Nativos dos Índios Kraós". A professora Neila Ruiz também apresentou um arranjo para a música "Olhos coloridos", do compositor Macau.

Encontro Musical

 

As professoras de Educação Musical Cecília Vanessa e Anna Cristina e a professora de Informática Educativa Márcia Valpassos, que tiveram seus trabalhos selecionados pela comissão avaliadora do evento, apresentaram a comunicação oral das atividades interdisciplinares realizadas no Campus com alunos do 6º e do 8º anos do Ensino Fundamental, unindo conhecimentos musicais e o uso de tecnologia digital.

 

 

NUTH promove concurso de fotografias

Concurso de Fotografias

Durante o mês de outubro, em visita às cidades históricas mineiras, os alunos da 1ª série E.M. do Campus Engenho Novo II puderam estudar in loco aspectos referentes às disciplinas de História e Português

 

Como parte do processo educativo, também foram estimulados a desenvolver seu olhar e sua sensibilidade. Nasceu daí o I Concurso de Fotografias do Núcleo Transdisciplinar de Humanidades: Visões de Minas.

 

Os fotógrafos e as fotógrafas, em breve, terão suas obras expostas em diversos espaços do CENII.

 

Além do aluno Luiz Passos da turma 1103 (foto mostrada ao lado), também foram premiados os seguintes alunos: Carolina (1103), Diovana (2102), Gabriel Cavalheiro (1101), Lethícia (1103), Matheus Bouzan (1101), Nathalya (1103) e Nikolas (2102).

Foto do aluno Luiz Passos da turma 1103

 

Clique para ver as fotos premiadas:

Concurso NUTH Concurso NUTH Concurso NUTH Concurso NUTH Concurso NUTH Concurso NUTH Concurso NUTH

 

Participantes de Oficina de Textos Criativos lançam livro

Oficina de Textos Criativos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 9 de novembro ocorreu o lançamento do livro "Literariando: entre versos e frases". O livro foi resultado da Oficina de Textos Criativos, oferecida pelas professoras Liliane Machado e Denir Camacho Ferreira aos alunos do Campus.

 

Oficina Criativa

 

O evento, que teve o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec), divulgou o trabalho literário de dezenove participantes da oficina, em uma manhã de autógrafo, que contou com a participação da comunidade escolar e da Chefe de Departamento de Português do CPII, Elaine Barbosa.

 

 

Alunos do CENII desenvolvem projeto Camões 2.0

 

Como estimular os alunos a assumirem o papel de analistas literários, transformando-os assim em elementos ativos no processo de construção do conhecimento? Desenvolvido com os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Campus Engenho Novo II, o projeto Camões 2.0 foi o caminho utilizado para concretizar esse desafio.

 

Estudar um nome do porte de Luís de Camões nas aulas de literatura em geral é, por si só, um entrave, pois a mera menção ao maior poeta da Língua Portuguesa traz aos adolescentes, via de regra, a certeza de que os textos lidos serão herméticos ou enfadonhos. Nesse contexto, o desafio era não só desfazer clichês, mas, além disso, propor aos alunos que fossem eles os elementos disparadores de interpretações tão complexas. O Youtube tornou-se então o canal pedagógico que propiciou uma aproximação concreta dos jovens com o universo da análise literária.

 

O primeiro passo do projeto consistiu na apresentação de alguns booktubers célebres do universo digital brasileiro, observando-se a diversidade de tons e de formatos, a fim de que os alunos pudessem analisar aspectos que considerassem favoráveis a serem incorporados em suas produções. Depois disso, passou-se à análise coletiva de alguns sonetos camonianos em sala de aula, de modo que tanto os recursos estéticos quanto os temas e os conteúdos recorrentes pudessem ser identificados e interpretados pelos estudantes.

 

A partir daí, cada jovem ficou responsável por promover o estudo de um poema diferente de Camões. Surgia aí uma série de desafios: o primeiro consistia na análise em si de um texto escrito em um contexto histórico e linguístico tão afastado da realidade contemporânea; o segundo dizia respeito à tarefa de traduzir de modo palatável e concreto o soneto camoniano a um público amplo, como o do Youtube; e o terceiro tinha a ver com a produção e a pós-produção do vídeo em si.

 

O projeto alcançou resultados extraordinários e culminou na criação do canal Camões 2.0 do YouTube.

 

Veja os resultados aqui.

 

 

Proeja do CENII vai ao cinema

Proeja - Cinema

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois do sucesso da visita ao Jardim Botânico em setembro deste ano, alunos e professores dos cursos de Proeja do Campus Engenho Novo II vivenciaram um importante momento na noite do dia 20 de outubro em mais uma atividade didática.

 

A partir da proposta pedagógica dos professores de Língua Portuguesa Yandara Moreira e Rafael Alverne, a sessão do filme "Que horas ela volta", com a atriz Regina Casé como protagonista, contou com a presença de diversos alunos de todas as turmas de Proeja do CENII.

 

Os professores Carolina Costa (Inglês), Francisco Vianna (Informática), Jesica Aprigio (Administração) e Anna Cristina Fonseca (Ed. Musical e Coordenadora do Proeja do Campus acompanharam o grupo.

 

Professores do Departamento de Língua Portuguesa lançam livros em congresso na Itália

Lançamento de Livros na Itália

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os professores Jorge Marques e Sabrina Alvernaz, do Campus Engenho Novo II, lançaram suas mais recentes obras durante o V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (Simelp), que aconteceu de 8 a 11 de outubro, na cidade italiana de Lecce.

 

Os livros "Finas Flores: mulheres letristas na canção brasileira" (Ed. Oficina Raquel, 2015) e "Sangue, Cauim e Cerveja: a metáfora em Jorge Luis Borges à luz do perspectivo ameríndio" (Ed. Appris, 2015), escritos pelos respectivos docentes, foram lançados no dia 9 de outubro, no Palazzo Turrisi.

 

Jorge Marques e Sabrina Alvernaz ficaram surpresos com o interesse da Università del Salento e da Università de Pescara pelas obras, instituições para as quais os docentes doaram exemplares.

 

 

IV FESTCOR agita ENII com muita música

IV FESTCOR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nos dias 1 e 2 de outubro a quarta edição do Festival do Coral (FESTCOR) agitou com muita música toda a comunidade escolar do Campus Engenho Novo II. O auditório do Campus esteve lotado nos quatro blocos dos dois dias de evento, totalizando um público de 800 pessoas e com a apresentação de 63 bandas formadas por alunos e professores do Campus.

 

Encontro Musical

 

A abertura do evento contou com a presença do reitor Oscar Halac e do chefe de Departamento de Educação Musical, Roberto Stepheson, além da apresentação do coral do Campus. A cada banda a se apresentar, o público aplaudia de pé. A banda "Xs Esquerdopatas", formada por professores do Campus, foi uma das mais aplaudidas.

 

 

O FESTCOR se tornou um dos maiores festivais de bandas e grupos vocais do Colégio Pedro II. O evento é organizado pelo Coral do Campus Engenho Novo II por comissão formada por sete alunos: João Luiz Andrade, Maria Clara Casal, Rômulo Machado, Artur Machado, Anna Bheatriz Guedes, Gabriel Tavares e Eduardo Moraes. Neste ano, a equipe contou com a contribuição dos ex-alunos Bernardo Nadal, como operador de som do evento, Matheus Pestana, na iluminação e som e Marcos Marinho e Pedro Paixão, na produção executiva, logística e como apresentadores do evento, ao lado do professor Marcone Rocca. A professora de Educação Musical e regente do coral, Neila Ruiz, é quem coordena o projeto desde de o início.

IV FESTCOR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

IV FESTCOR IV FESTCOR IV FESTCOR IV FESTCOR IV FESTCOR IV FESTCOR IV FESTCOR IV FESTCOR IV FESTCOR IV FESTCOR IV FESTCOR IV FESTCOR IV FESTCOR IV FESTCOR IV FESTCOR IV FESTCOR IV FESTCOR IV FESTCOR

 

 

Festival da Canção Mário Lago

 

Festival da Canção Mário Lago

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parabéns para Raiana do Vale Serqueira Senra e Paola da Costa Gomes, alunas selecionadas do Campus Engenho Novo II, para participar da final do Festival da Canção, com as composições FUGA e HEGEMONIA DO CAOS, respectivamente.

 

Os selecionados se apresentam no dia 10 de outubro, no Teatro Mário Lago, em São Cristóvão.

 

Vale a pena conferir !

 

                                                                   Daisy Oliveira

                                                        Diretora-Geral do Colégio Pedro II

                                                            Campus Engenho Novo II

 

 

 

Professores do CENI e CENII apresentam trabalhos em seminário da PUC-SP

Webcurrículo PUC-SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professores dos Campus Engenho Novo I e II apresentaram trabalhos no IV Seminário Web Currículo realizado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC – SP, no período de 21 a 23 de setembro. Os pôsteres e relatos apresentados foram resultado das práticas pedagógicas realizadas em sala de aula pela Informática Educativa, Educação Musical, Inglês e 1º Segmento e de atividades e pesquisas realizadas pelo LACIIPED (Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica)e NUTH (Núcleo Transdisciplinar de Humanidades).

 

Trabalhos publicados no IV Seminário Web Currículo:

 

  • Trabalho: : Pesquisa sobre a prática docente: tensões, desafios e possibilidades em uma escola federal de Educação Básica do Rio de Janeiro
  • Autores: Kátia Regina Xavier da Silva; Ana Patrícia da Silva

 

  • Trabalho: Composição Musical
  • Autores: Márcia Valpassos Pedro e Cecília Vanessa Alexandre de Souza

 

  • Trabalho: Utilizando a tecnologia para trabalhar a leitura
  • Autor: Elaine Lopes Novais

 

  • Trabalho: A história da cidade do Rio de Janeiro contada através do mestre do tempo
  • Autor: Maria Elizabeth B. M. Diniz Campo

 

  • Trabalho: : Diga não ao preconceito
  • Autores: Maria da Glória M. D'Escoffier e Marcia Baptista Maretti (LACIIPED)

 

  • Trabalho: : Problematizando as diferenças no ensino fundamental: experiências com o vídeo Cordas a partir de uma perspectiva
  • Autores: Leandro Teófilo de Brito, Letícia Reolon Pereira e Marcia Baptista Maretti (LACIIPED)

 

  • Trabalho: : Construção do blog Engenho dá História
  • Autor: Wagner Torres de Araújo

 

  • Trabalho: : Está no ar o jornal da floresta: produção de telejornal nas aulas de Língua Portuguesa
  • Autores: Marcelle Rezende Moreira e Janaína S. Alves Carneiro

 

  • Trabalho: : Educação Física no Ensino Médio: experiências didáticas na plataforma Moodle
  • Autores: Marcio Nogueira de Sá, Bruno Rafael Soares e Kátia Regina Xavier da Silva (LACIIPED)

 

  • Trabalho: : Leituras para curtir e compartilhar: uma experiência de produção de videobook nas aulas de apoio em Língua Portuguesa
  • Autores: Marcelle Rezende Moreira e Janaína S. Alves Carneiro

 

  • Trabalho: : A plataforma Modular Object-oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) como espaço de suplementação dos conteúdos nas aulas de Educação Física no Ensino Médio
  • Autores: Kátia Regina Xavier da Silva , Marcio Nogueira de Sá e Bruno Rafael Soares (LACIIPED)

 

 

Concurso literário do Engenho Novo II premia 10 estudantes do Campus

 

O "II Concurso Literário do CPII - Lima Barreto" realizado pelo Departamento de Português do Campus Engenho Novo II, ocorrido em setembro de 2015, premiou dez alunos nas categorias poema, crônica e conto. A equipe organizadora do concurso, composta por Sabrina Alvernaz, Victor Figueiredo e Flávia Amparo, selecionou os melhores textos que atendessem à temática proposta e às peculiaridades dos gêneros literários.

 

ENeste ano, o homenageado foi o escritor que mostrou um Rio de Janeiro por suas margens: Lima Barreto. Ao escolher o autor, o concurso buscou privilegiar a temática do subúrbio, como parte das reflexões acerca dos espaços plurais de nossa cidade nesses seus 450 anos de existência.

 

O concurso, que contou com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec) e da Diretoria de Culturas do CPII, foi contemplado com as intervenções cênicas e poéticas de João Pedro Fagerlande e Eliza Morenno, por meio do projeto Poesia Viral, que visou promover a literatura para os jovens escritores.

 

A adesão do corpo discente ao evento e a qualidade dos textos enviados mostram como ações artísticas e literárias dessa natureza são importantes para fomentar a reflexão, a leitura e, principalmente, a escrita – pilares intrínsecos da disciplina de Português.

 

"A alegria de ter seu texto premiado foi exposta nos olhos e sorrisos de cada vencedor das categorias distribuídas no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Proeja. O Colégio Pedro II, que formou Lima Barreto, Álvares de Azevedo, Manuel Bandeira, Noel Rosa, Arlindo Cruz, Cássia Eller (para ficarmos com alguns), continua a semear artífices da palavra", ressaltou a professora de Português do Campus Engenho Novo II Sabrina Alvernaz.

 

 

Os vencedores do concurso foram: Natália Caldas (poema – 6º e 7º anos), Ana Paula Martins Lucas (poema – 8º e 9º anos), Ana Angélica Celso de Lima Barreto da Silva (poema – Ensino Médio), Ênio da Silva Costa Júnior (poema - Proeja), Lucas Alves Bittencourt (conto – 6º e 7º anos), Viviane Brandão Gomes de Sousa (conto – 8º e 9º anos), Isadora Medeiros Braga (conto – Ensino Médio), Gabriel Monteiro (conto - Proeja), Miguel Lourenço Tavares da Silva (crônica – 6º e 7º anos) e Adriano Fernandes Nunes (crônica – Ensino Médio).

 

 

Feira Nordestina do ENII inspira projeto de extensão do Nuth

Projeto de Extensão do Nuth

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A realização da Feira Nordestina no Campus Engenho Novo II, em agosto, motivou os integrantes do Núcleo Transdisciplinar de Humanidades (NUTH) do Campus Engenho Novo II a desenvolver o projeto de extensão "A cultura nordestina além dos muros da escola". O projeto consiste em oficinas de ciranda e coco voltadas para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Augusto Teixeira, localizada no bairro do Engenho Novo. A escola atende à comunidade do morro São João e tem em seu corpo discente alunos majoritariamente de origem familiar nordestina.

Projeto de Extensão do Nuth

 

Em 2015, a escola também desenvolveu um projeto sobre as tradições nordestinas, coordenado pela professora de Artes Cênicas Andreza Bitencourt, sob orientação da diretora Rosaura Maria Braga Faria d'Ávila Modesto. "Nossa oficina se tornou parceira deste projeto e contou ainda com alunos do Campus Engenho Novo II como oficineiros", explicou Andreza. Os alunos que participaram deste evento são integrantes do projeto de oficinas de danças populares das professoras Luiza Aguiar e Beatriz Arosa, também membros do Nuth.

 

O projeto de extensão conta ainda com o apoio dos professores Carolina Medeiros e Nilo Modesto, membros do Nuth, da coordenadora de extensão do Campus Engenho Novo II, Júlia Zanetti, e do professor de Geografia do Engenho Novo II e percussionista, Vancler de Assis.

 

Feira de Cultura Nordestina

NUTH - debate cultural

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 18 de julho, o Campus Engenho Novo II promoveu a Feira Nordestina. O evento foi uma iniciativa do Núcleo Transdisciplinar de Humanidades (NUTH) e contou com o apoio da Diretoria de Culturas/Propgpec e Direção-Geral do Campus.

 

Na programação, oficinas de danças nordestina, palestra sobre literatura de cordel, quadrilha, show de forró e muitas outras atividades que destacaram a riqueza da cultura do nordeste.

 

Veja mais detalhes no blog do evento.

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

Feira Nordestina Feira Nordestina Feira Nordestina Feira Nordestina Feira Nordestina Feira Nordestina

 

Feira Medieval

NUTH - debate cultural

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nos dias 14 e 15 de julho, o Engenho Novo tornou-se um grande feudo, repleto dos mais diversos tipos da Idade Média. Para isso, os alunos da 1ª série do Ensino Médio ambientaram o pátio do Campus, reproduzindo o cotidiano medieval. Além disso, incorporaram tipos daquela sociedade, fossem mendigos ou nobres; cavaleiros ou carrascos; bruxas ou damas.

 

A Feira Medieval foi um projeto que reuniu as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Biologia. Os professores observaram que os saberes abordados em sala convergiam para o mesmo interesse, o que os levou a elaborar o evento. Em Português, os estudantes já haviam estudado o período trovadoresco, as novelas de cavalaria e o teatro de Gil Vicente; em História, a Idade Média havia sido tópico detido de estudo; enquanto a disciplina de Biologia refletiu sobre as condições de higiene da época medieval, o que levou ao estudo das doenças da época.

 

Para reproduzir o cotidiano de uma cidadela medieval, os alunos do realizaram performances diversas: houve recital de poesia trovadoresca, espetáculo de dança medieval por parte de alunos que representavam a nobreza, execução de bruxas por carrascos, apresentação de dançarinas que reproduziam o papel de soldadeiras medievais, reprodução de mercado medieval, a encenação d' O Auto da Barca do Inferno, do dramaturgo português Gil Vicente, além de diversas outras performances. Houve ainda a confecção de brasões, que identificaram cada uma das turmas, sendo orgulhosamente exibidos pelos estudantes.

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

Feira Medieval Feira Medieval Feira Medieval Feira Medieval Feira Medieval Feira Medieval

 

LACIIPED apresenta trabalhos no IV CEDUCE

LACIIPED - CEDUCE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A equipe de professores do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED) apresentou cinco trabalhos no IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão (CEDUCE), realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no último dia 30 de junho. Os trabalhos foram fruto das discussões e reflexões provenientes das reuniões do grupo.

 

Durante os encontros, realizados quinzenalmente, a equipe de professores desenvolve, coletivamente, processos de formação continuada que mobilizam diferentes tipos de saberes na busca por superar a fragmentação teoria-prática. Essas reuniões são abertas à participação de professores de todos os campi do Colégio Pedro II e de docentes de outras instituições interessados em compartilhar experiências e produzir conhecimentos. Os encontros acontecem sempre às sextas-feiras, das 14h30 às 18h, no Laboratório de Informática do Campus Engenho Novo II.

 

Trabalhos apresentados no IV CEDUCE:

 

  • Trabalho: Programa de Incentivo à Criatividade e à Inclusão: Refletindo sobre Representações e Práticas Sociais.
  • Autores: Kátia Regina Xavier da Silva; Ana Patrícia da Silva

 

  • Trabalho: Que direito eu tenho ao meu corpo? Dimensões da saúde e o direito à diferença em uma escola federal de Educação Básica do Rio de Janeiro.
  • Autores: Marcio Nogueira de Sá; Antônio Rodrigo Medeiros Ramos; Bruno Rafael Soares; Kátia Regina Xavier da Silva; Márcia Maria Baptista Maretti.

 

  • Trabalho: Consciência da diversidade, respeito às diferenças e uso de estratégias de autorregulação da aprendizagem em narrativas de professores.
  • Autores: Marcelle Resende Moreira e Janaína Silva Alves.

 

  • Trabalho: A pesquisa na e sobre a prática docente: tensões, desafios e possibilidades em uma escola federal de educação básica do Rio de Janeiro.
  • Autores: Márcia Valpassos Pedro; Wagner Torres de Araújo; Maria da Glória M. D'Escoffier; Elaine Lopes Novais; Maria Elizabeth B. M. Diniz.

 

  • Trabalho: Invictus: Classe social e relações étnico-raciais em debate na Educação Física escolar
  • Autores: Leandro Teofilo de Brito e Emanoel Borges Candal.

 

Campus debate os 450 anos do Rio e suas transformações

Rio 450

No dia 16 de junho, o Núcleo Transdisciplinar de Humanidades (Nuth) e a equipe de Biologia do Campus Engenho Novo II realizaram o evento "Rio 450 anos: espaço urbano, conflitos e transformações" que aconteceu no auditório do Campus. Além de comemorar os 450 anos do Rio, o evento teve a proposta de refletir sobre o aniversário da cidade em diferentes dimensões.

 

A palestra de abertura abordou o tema da "História dos subúrbios cariocas". O palestrante foi o professor de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Luiz Edmundo Tavares.

 

A segunda atividade do dia foi uma mesa-redonda com o tema "Espaço urbano – reformas e conflitos". Um dos debatedores foi o professor da Faculdade de Formação de Professores da Uerj Marcos César Carvalho. O outro debatedor da mesa-redonda foi Leonardo Souza, do Movimento Ocupa Alemão.

Outra atividade que fez parte da programação do evento foi a mesa-redonda "Rio 450 anos depois: educação ambiental, condições de vida e saúde", que contou com a participação do pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Christovam Barcelos e do professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Celso Sanchez.

 

A última mesa-redonda do dia foi sobre o tema: "Subúrbio carioca: o papel das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas favelas", que contou com a colaboração dos seguintes professores de Geografia do colégio Pedro II: Prof. Victor Hugo Benak (CPII– Engenho Novo II), Prof. Ms. Leandro Almeida da Silveira (CPII– Caxias) e Prof. Ms. Eduardo de Oliveira Rodrigues (CPII - Realengo).

 

Para maiores detalhes, consulte o blog do evento: Rio 450 anos e a página do colégio.

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

Rio 450 Rio 450 Rio 450 Rio 450 Rio 450 Rio 450 Rio 450 Rio 450 Rio 450 Rio 450 Rio 450 Rio 450

 

CPII participa do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Forum Mundial

O Colégio Pedro II participou do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que aconteceu no Centro de Convenções de Recife, entre os dias 26 e 29 de maio.

 

Além dos alunos, a professora Anna Cristina Cardozo da Fonseca, coordenadora do Proeja do Campus Engenho Novo II, apresentou o pôster "Experiências musicais na educação de jovens e adultos", acerca do trabalho desenvolvido com alunos do Proeja na área musical. A apresentação do trabalho foi prestigiada pela Pró-Reitora de Ensino, e teve como colaboradoras a diretora-geral do Campus Engenho Novo II, professora Daisy Lúcia Gomes de Oliveira, e a professora Teresa de Jesus Manuel, diretora pedagógica, que também integravam a delegação.

 

 

 

 

 

Alunos do Projeto E-ducasport participam do "Atelier Escrime"

E-ducasport Esgrima

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 15 de maio, os alunos do projeto E-ducasport da 1ª série do Ensino Médio dos Campi Engenho Novo II e Tijuca II participaram do "Atelier Escrime" no Campus Engenho Novo II, sob a orientação dos professores Katharina Kelecom e Marcone Rocca (Francês), Fernanda Peixoto, Kátia Xavier e Julien Maaza (Educação Física) e Glória D'Escoffier (Informática Educativa).

 

Durante o evento, os alunos vivenciaram a prática da esgrima e contaram com a participação da professora da UFRJ e mestre de armas Ana Fontoura, que explicou o quanto esse esporte pode promover o bem-estar físico e mental.

 

Seminário sobre novas práticas pedagógicas

Durante o II Seminário Pedagógico Interno promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Colégio Pedro II, no dia 13 de maio, os professores do Campus Engenho Novo II apresentaram os projetos Compondo com MuseScore (Informática Educativa e Educação Musical) e Rádio CP2 Interativa (Informática Educativa e Língua Portuguesa).

 

Os seminários têm como proposta promover no Colégio Pedro II um espaço organizado para a troca de experiências das esquipe pedagógicas dos diversos campi. Segundo a chefe da Seção de Projetos Educacionais da Proen, Mônica Pinto, a troca de experiências amplia o conhecimento das equipes a respeito das práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas pelos docentes em parcerias com os alunos.

 

Veja mais detalhes na página do colégio.

 

Campus recebe visita do Museu Itinerante de Neurociências

Pena de Ouro

No dia 08 de maio de 2015, o Campus Engenho Novo II do Colégio Pedro II recebeu a visita do Museu Itinerante de Neurociências, durante o evento conhecido como "Dia do Cérebro nas escolas". Este projeto, que é coordenado pelo professor Dr. Alfred Sholl, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da UFRJ, conta com a participação de uma equipe de voluntários, formada por professores e alunos de cursos de graduação e pós-graduação. Seu objetivo é promover a divulgação das neurociências nas escolas, despertando a vocação para a pesquisa científica.

Neste mergulho na ciência, todo o corpo discente do Campus teve a oportunidade de participar de diversas oficinas sobre morfologia do sistema nervoso, motricidade, cognição, emoção e linguagem. Os professores e os alunos do Ensino Médio participaram também da palestra "Neurociências e Artes: Como as Artes podem contribuir para a cognição", proferida pelo professor Dr. Alfred Sholl.

 

Dia do Cérebro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

Oficina do Cérebro Oficina do Cérebro Oficina do Cérebro Oficina do Cérebro Oficina do Cérebro Oficina do Cérebro

 

NUTH promove debate sobre cultura popular

NUTH - debate cultural

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na segunda-feira, 13/04, ocorreu no Campus Engenho Novo II a primeira oficina pedagógica de 2015 do Núcleo Transdisciplinar de Humanidades (NUTH), organizada pelo profº Pedro Cazes, de Sociologia. Com o tema "Cultura popular nas interpretações do Brasil", o evento contou com a participação dos professores da UFRJ André Botelho e Aline Marinho Lopes, que palestraram para alunos da 2ª série do Ensino Médio.

 

Para discutir o tema, os pesquisadores chamaram atenção para a atualidade dos debates de que os grupos se engajaram na superação e diluição das fronteiras culturais e sociais que separam a cultura "erudita" da cultura dita "popular", envolvendo gerações distintas de intelectuais, passando pelo modernismo dos anos 1920 e a sociologia dos anos 1950-70. Relacionando a diversidade cultural com as desigualdades sociais do país, as apresentações passaram pelos trabalhos de Mario de Andrade e da socióloga Maria Isaura Pereira de Queiroz, encarnando o espírito transdisciplinar que anima a proposta pedagógica do NUTH.

 

Ao final das apresentações, os alunos fizeram perguntas e comentários sobre o que permanece atual das discussões do passado, como a necessidade de conhecer melhor a nossa própria cultura, o perigo da homogeneização pela "indústria cultural" e a demanda por reconhecimento por parte de grupos antes marginalizados.

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

1[ oficina do Nuth 1[ oficina do Nuth 1[ oficina do Nuth

 

Aluna do CENII conquista o 1º lugar em Olímpiada de Neurociências

Lorrayne

Representando o Colégio Pedro II – Campus Engenho Novo II, a aluna Lorrayne Isidoro Gonçalves da turma 2204, orientada pela professora Camila Marra, obteve a primeira colocação na III ONRJ – Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro ("RIO BRAIN BEE").

 

O evento foi realizado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), na UFRJ, no dia 28 de março de 2015. Este foi o primeiro passo rumo à International Brain Bee (Olimpíada Internacional de Neurociências), que ocorrerá na Austrália, em agosto de 2015, durante o Congresso Internacional de Neuroquímica.

 

A próxima etapa será a participação na III Olimpíada Brasileira de Neurociências, que reúne os vencedores de diversas regiões do país, e ocorrerá na Casa da Ciência da UFRJ, no Rio de Janeiro, no dia 09 de maio de 2015.

 

 

Formatura do PROEJA

Formatura PROEJA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Campus Engenho Novo II realizou, no dia 26 de março, a formatura da turma do Proeja de técnicos em suporte e manutenção de computadores.

 

A cerimônia contou com a presença de professores, servidores técnico-administrativos e familiares dos formandos, assim como do conjunto vocal do Proeja, sob a regência da professora Ana Cristina Fonseca.

 

A solenidade também contou com a presença da chefe da Seção de Ensino Técnico, Lygia Vuyk de Aquino, representando a Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

 

                                                                   Daisy Oliviera

                                                        Diretora-Geral do Colégio Pedro II

                                                            Campus Engenho Novo II

 

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

formatura_proeja formatura_proeja formatura_proeja formatura_proeja

I Jornada de Iniciação Científica do Colégio Pedro II

No dia 02 de março de 2015, foi realizada a I Jornada de Iniciação Científica do Colégio Pedro II, com a exposição dos banners relativos aos projetos desenvolvidos por alunos e professores, apoiados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC).

 

Esta exposição ocorreu na entrada do Auditório Mário Lago, antes da aula inaugural do ano de 2015. O Campus Engenho Novo II esteve presente com 7 projetos.

 

Veja os projetos desenvolvidos pelo Campus:

Iniciação Científica Iniciação Científica Iniciação Científica Iniciação Científica Iniciação Científica Iniciação Científica Iniciação Científica

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

Iniciação Científica Iniciação Científica Iniciação Científica Iniciação Científica Iniciação Científica Iniciação Científica

 

 

1º dia de aula do Campus

Primeiro Dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi com muita alegria que a Direção-Geral, Professores e Servidores Técnico-Administrativos do CENII receberam os alunos no 1º dia de aulas do período letivo de 2015.

 

O Hino Nacional e o Hino do Colégio foram executados com o brilhantismo da Banda Militar do 1º Batalhão de Guardas do Comando Militar do Leste.

 

Bem vindos a todos!

 

                                                                   Daisy Oliviera

                                                        Diretora-Geral do Colégio Pedro II

                                                            Campus Engenho Novo II

 

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro

 

PENA DE OURO 2014

Pena de Ouro

Nove alunos que completaram a 3ª série do Ensino Médio no ano letivo de 2014 serão homenageados durante a solenidade de entrega da Pena de Ouro. A cerimônia busca premiar os formandos de cada campus do Colégio Pedro II que se destacaram por seu desempenho acadêmico.

A solenidade acontece no dia 4 de fevereiro, às18h30min, no Salão Nobre, no Campus Centro – Rua Marechal Floriano, 80 – Centro. O convite é aberto a toda a comunidade acadêmica.

 

Parabenizamos Gabriel Weber de Almeida de Paula e Silva, nosso aluno Pena de Ouro do Campus Engenho Novo II. Veja detalhes desta notícia na página do colégio Pedro II.

 

                                                                   Daisy Oliviera

                                                        Diretora-Geral do Colégio Pedro II

                                                            Campus Engenho Novo II

 

 

O CEN II mais uma vez se destaca no cenário da Química

Nosso aluno André Luiz Lucas Amorim da turma 2304 foi pela segunda vez consecutiva premiado na Maratona de Química, que é um evento nacional promovido pela Associação Brasileira de Química.

 

A primeira fase constou de uma redação. A coordenação da Maratona selecionou as 20 melhores redações e os selecionados foram convidados a participar da segunda fase, que é uma prova prática, realizada durante o Congresso Brasileiro de Química.

 

Em 2013, o CBQ foi no Rio de Janeiro e o CPII foi um dos organizadores. Nosso aluno André obteve o segundo lugar. Este ano o CBQ foi em Natal e nosso aluno ficou em terceiro lugar.

 

Nos dois anos, André foi acompanhado pelo Prof. Luis Carlos . Além da Maratona, ambos puderam participar de palestras nacionais e internacionais, cursos, apreciar trabalhos de alunos de todo país e conhecer pessoas de várias partes do mundo.

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

QUIMICA QUIMICA QUIMICA QUIMICA QUIMICA QUIMICA

 

Campus Engenho Novo II conquista 14 medalhas na OBMEP

Prezados professores

 

É com muita alegria e satisfação que enviamos o resultado final da OBMEP 2014.

 

Na época das provas das Olimpíadas estávamos em greve e, mesmo assim,  realizamos as Olimpíadas. Nossos esforços não foram em vão pois muitos alunos ganharam medalhas e menção honrosa. Parabéns aos nossos alunos e a equipe de matemática pela colaboração e incentivo aos nossos alunos. Parabéns especial aos professores Isabel Cristina Guimarães Castro, coordenadora do Projeto Olimpíadas de 2014, Renato Alves e Diego Nicodemos que ministraram aulas  neste projeto.

 

Veja detalhes em OBMEP 2014

 

                                                                   Daisy Oliviera

                                                        Diretora-Geral do Colégio Pedro II

                                                            Campus Engenho Novo II

 

 

 

Campus realiza evento sobre saúde em parceria com a UERJ

LACIIPED

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 29 de Novembro de 2014, o Campus Engenho Novo II realizou o evento "Ligados na Escola: Educação em Saúde e aprendizagem significativa", fruto da parceria entre as Ligas Acadêmicas de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica do Campus Engenho Novo II (LACIIPED)).

 

O LACIIPED tem como missão colaborar para a construção de um espaço de diálogo sobre a formação humana no âmbito da Educação Básica, que contemple reflexões e ações voltadas para o desenvolvimento da criatividade, a problematização da dialética inclusão/exclusão e a criação coletiva de inovações pedagógicas por parte dos atores que habitam a comunidade escolar.

 

Dentre as linhas de ação propostas pelo Laboratório, destaca-se a realização de eventos que coloquem em foco temáticas atuais, além do desenvolvimento da aprendizagem significativa e suas relações dinâmicas com a diversidade, saúde e a educação sob o ponto de vista transdisciplinar.

 

Desse modo, o evento "Ligados na Escola: Educação em Saúde e aprendizagem significativa" marcou a culminância do Projeto transdisciplinar intitulado: Que Direito Tenho ao Meu Corpo? desenvolvido pelo LACIIPED, que teve como objetivo geral promover o debate sobre o conceito de saúde e suas dimensões mental, física e social, junto a estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, tomando como parâmetro a definição apresentada pela Organização Mundial de Saúde (OMS): "a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade" (OMS, 1946).

 

Veja mais detalhes aqui.

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro

 

Atividades de Música no PROEJA

No dia 26 de novembro, dando prosseguimento ao trabalho que teve início no mês de agosto, foram realizadas atividades de música com estudantes de todas as séries dos diversos cursos do PROEJA, que delas participaram com muito entusiasmo. As atividades incluíram canto em conjunto e apreciação e execução de paródia realizada pelos próprios estudantes, em parceria com docentes das disciplinas de Inglês e de Português, sob a orientação da Coordenação Pedagógica do PROEJA.

 

É intenção do grupo apresentar o resultado do trabalho ainda nesse final do ano, em data a ser divulgada.

 

                                                                   Daisy Oliviera

                                                        Diretora-Geral do Colégio Pedro II

                                                            Campus Engenho Novo II

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

PROEJA PROEJA

 

Grupo Criarte apresenta espetáculo no dia 29 de novembro

CRIARTE

O CRIARTE - grupo de teatro do nosso Campus - completa 10 anos em 2014. Para celebrar esses anos de muito trabalho, esforço e sucesso, convidamos alunos, ex-alunos, servidores e responsáveis para a apresentação comemorativa com o espetáculo "Enquanto você vê TV" no dia 29 de novembro, sábado, às 11:20h, no auditório do Campus. Entrada franca. O texto é uma criação coletiva do grupo sob direção da professora Tânia Panaro.

 

I Jornada da Diversidade"

Jornada da Diversidade

Nos dias 13 e 14 de outubro o Núcleo Transdisciplinar de Humanidades (Nuth) do Campus Engenho Novo II realizou a I Jornada da Diversidade. O evento contou com uma programação variada que incluiu oficinas, cine-debates, mesas-redondas e palestras acerca de temas como preconceito, gênero e diversidade, diversidade religiosa e sexual, movimento negro e questões étnico-raciais, funk, entre outros. Veja a programação aqui.

 

Professor do CENII é premiado pela CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado do Prêmio Capes de Tese, edição 2014, outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas em 2013. O professorJorge Luiz Marques de Moraes, de Língua Portuguesa, foi premiado com menção honrosa pela tese "Espacialidade e Condição Feminina: estudo de confinamentos e deslocamentos".

 

Veja detalhes em Prêmio CAPES 2014.

 

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

O Campus Engenho II conquistou seis medalhas - duas de ouro e quatro de bronze - na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2014. Foi uma grande alegria, principalmente porque o conteúdo da prova praticamente não constava do programa de nenhuma disciplina, ou seja, eles estudaram sozinhos, por conta do interesse pessoal pelo tema.

 

No ano passado só tivemos 10 alunos interessados em participar da OBA e obtivemos uma medalha de bronze. Este ano foram 26 participantes e cinco medalhas as mais.

 

Eis nossos medalhistas:

 

  • Beatriz Rodrigues Couto - 9º ano - ouro
  • Isabelle Fernandes dos Santos - 9º ano - bronze
  • Lucas Oliveira Lima Roldão - 9º ano - bronze
  • Matheus Bernini Peron - 3ª série - ouro
  • Paola da Costa Gomes - 8º ano - bronze
  • Vinícius Xavier Garcia - 3ª série - bronze

 

IDEB 2013

IDEB2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prezados professores:

 

É com muita alegria que repassamos os resultados do IDEB Prova Brasil 2013 de nosso Campus.

Constatamos que o Campus obteve um resultado (IDEB observado: 6,3) acima da meta projetada (6,0).

Parabéns aos nossos alunos e principalmente aos nossos professores que tanto se empenharam para que obtivéssemos estes resultados no CENII.

Atenciosamente,

                                                                   Daisy Oliviera

                                                        Diretora-Geral do Colégio Pedro II

                                                            Campus Engenho Novo II

 

 

Nota de pesar

Realizaremos uma homenagem do CENII à Profª Solange Garrido da Costa no próximo dia 30 de julho às 19h no auditório de nosso Campus para os ex-alunos, professores e servidores. Contamos com a presença de todos.

 

Comunicamos também a realização de missa por intenção de nossos colegas Cláudia Soutinho Ribeiro Silva (30 dias) e Solange Garrido da Costa (07 dias) a ser realizada no dia 28 de julho de 2014 (2ª feira) às 19 horas, na Igreja N.S. da Consolação e Correia, situada à Rua Barão de Bom Retiro, nº 909.

 

Concurso ICM Jovem

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) lança o Concurso ICM Jovem 2018 para Seleção da Mascote do Congresso Internacional de Matemáticos 2018, regido pelas normas apresentadas a seguir:

 

  • . Cada escola inscreverá um desenho, que será escolhido através de seleção interna. O desenho deverá ter ligação com algum conceito/ideia da matemática, e deve ser acompanhado de um texto descritivo de até 1500 caracteres;

  • . Professores de Matemática: orientarão os alunos em relação à escolha dos temas e à descrição correta dos mesmos;

  • . Professores de Desenho ou Artes: orientarão os alunos em relação à parte artística do desenho, que poderá ser confeccionado com qualquer técnica (inclusive no computador);

  • . O desenho poderá ser feito por equipes de até 3 pessoas;

  • . Quem pode se inscrever: alunos do 9º ano do EF à 3ª série do EM.

 

Premiação Nacional:

  • . 1º Lugar: 1 notebook para cada membro da equipe, e o desenho da equipe será o representante (mascote) do evento ICM 2018, que será realizado no Rio de Janeiro;

  • . 2º e 3º Lugares: 1 tablet com wi-fi e 3G para cada membro da equipe;

 

O melhor desenho de cada estado e do Distrito Federal (excluídos os já premiados anteriormente): 1 tablet com wi-fi para cada membro da equipe.

 

A inscrição para os que quiserem participar da seleção interna deverá ser feita até 31/7, no SESOP.

 

Aluno do CENII publica artigos em site na área de Computação

Nosso aluno Diogo Alves da Silva, do 2º ano do Ensino Médio Integrado, publicou dois artigos no site da Devmedia, uma das mais importantes editoras de revistas da área de Computação.

 

Veja os artigos abaixo:

 

Carta aberta aos responsáveis do CENII

No último dia 02 de junho, um coletivo significativo de professores e técnicos administrativos do campus Engenho Novo II, com a presença de membros do comando de greve, realizou, por iniciativa própria e a partir de aprovação do mesmo comando, uma reunião aberta à comunidade escolar para discutirmos a greve no Colégio Pedro II. Esta reunião contou com a presença de mais de 150 pessoas entre técnicos, professores e, em sua maioria, responsáveis.

 

A iniciativa de uma reunião com responsáveis durante o período de greve, se deu a partir da constatação da necessidade de expor à comunidade escolar algumas questões que levaram os mais de 80% de servidores públicos do colégio Pedro II a paralisaram suas atividades. Dentre elas a precariedade dos contratos de servidores, a falta de professores e técnicos em alguns campi, as perdas salariais reais ao longo destes anos, a despeito do aumento parcelado recebido, bem como a necessidade urgente de maiores investimentos em infraestrutura, sobretudo em alguns campi com obras sob averiguação da defesa civil, como o caso do campus Tijuca I.

 

Sabemos, no entanto, as preocupações que este instrumento de luta política legítima, que é a greve, causa a toda a comunidade escolar. Mas pudemos também avaliar, apesar das dificuldades, os ganhos claros que as últimas greves e paralisações nos proporcionaram, como a entrada de novos servidores por parte de concursos públicos, conquistados importantes. Ainda nesta reunião, com o apoio de algumas comissões de pais, como no caso dos campi São Cristóvão II e III, conseguimos coletivamente avaliar que o maior culpado da duração da greve tem sido um governo intransigente que demonstra, em todas as suas ações e omissões, o descaso absoluto com este setor fundamental da sociedade que é a educação pública. Continue lendo >

 

Rádio Cp2 Interativa relembra os 50 anos do golpe militar

Radio CP2 Interativa

A rádio Cp2 Interativa postou no dia 11 de junho um programa especial sobre os 50 anos do golpe militar de 64. O programa entrevistou as professoras Aline Brito, de Língua Portuguesa e Carolina Medeiros, de História. Ouça o programa no site da rádio e veja detalhes desta notícia na página do colégio Pedro II.

 

Visita ao IMPA

No dia 12 de maio, alunos do Ensino Médio do Campus Engenho Novo II participaram do evento "Palestras Especiais para Alunos de Escolas Públicas", realizado no IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada). Tal participação, intermediada pela professora Liliana Costa, permitiu ampliar a visão dos alunos sobre a Matemática enquanto ciência, assim como expandir alguns conhecimentos escolares (Números Primos e Poliedros), compreender algumas áreas de aplicação (Física e Otimização), a utilidade da mesma em tentar prever acontecimentos futuros (Sistemas Caóticos), e a beleza presente em alguns de seus objetos de estudo (Faixa de Moebius).

 

A participação em palestras dessa natureza é de fundamental importância, por permitir que os alunos conheçam melhor as diversas áreas do conhecimento, e possam expandir seus horizontes para além do conhecimento meramente escolar."

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014

 

Programa "CPII EN FORMAÇÃO"

O envolvimento de professores, alunos, direção e outros setores com projetos de extensão e pesquisa que buscam a melhoria da qualidade de ensino é uma prática cotidiana, arraigada há muitos anos no campus Engenho Novo II. Durante o primeiro semestre deste ano, esse projetos passaram por uma sistematização que deu origem a um programa com foco na formação continuada de docentes e técnicos administrativos e no oferecimento de atividades de pesquisa e extensão no campus. Assim, foi concebido o "CPII EN FORMAÇÃO". Continue lendo >

 

Globo Cidadania faz matéria com professor e alunos do 9º ano

Globo Cidadania

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Professor de Língua Portuguesa Jorge Marques e os alunos da turma 902 do campus Engenho Novo II foram os personagens de uma matéria para o programa Globo Cidadania.

 

Veja a matéria completa aqui.

 

Canal Futura entrevista professores e alunos do Campus Engenho Novo II

Canal Futura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 9 de maio, o Canal Futura entrevistou a profª Carolina Medeiros e alunos do Ensino Médio a respeito do Ensino de História sobre a Ditadura Militar do Brasil.

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro

Veja a matéria completa aqui.

 

Concurso Literário "Amanhã vai ser outro dia"

Concurso Literário

Paralelamente à Jornada Pedagógica "1º de abril – 50 anos do golpe", o Núcleo Transdisciplinar de Humanidades (NUTH) organizou, junto aos estudantes do campus Engenho Novo II, o concurso literário "Amanhã vai ser outro dia", em que os participantes, divididos nas categorias prosa e poesia, produziriam textos abordando a temática da ditadura militar no Brasil.

Concurso Literário

Ao final do processo, foram selecionados um conto - escrito pela aluna Letícia Priscila de Oliveira, do 9º ano do Ensino Fundamental - e quatro poesias, produzidas pelos alunos Maria Cecília Monteiro Santos, Mariana de Oliveira Omena, Johhans Eller Lopes Ferreira e Pedro Martins Cruz de Aguiar Pereira, do 3º ano do Ensino Médio. Cabe destacar, ainda, que muitos dos trabalhos foram inspirados pelos debates e reflexões promovidos pelas oficinas oferecidas pelo NUTH ao longo dos meses de abril e maio.

 

Com muita sensibilidade, talento e senso crítico, nossos alunos emocionaram a comissão avaliadora, que elegeu como vencedor o poema "A esperança equilibrista", de autoria de Maria Cecília Monteiro Santos. No entanto, diante da excelência dos textos, decidiu-se pela premiação de todos os concorrentes, em evento realizado no próprio campus, no dia 9 de maio.

 

Veja os trabalhos premiados:

 

 

I Festival de Artes Urbanas

ditadura

Com o objetivo de incentivar a produção artística crítica dos estudantes e compartilhá-la com toda a comunidade escolar (além de relaxar um pouco antes de entrar na semana de provas), o Grêmio Estudantil do Campus Engenho Novo II organizou, no dia 16 de abril, o I Festival de Artes Urbanas.

 

Veja maiores detalhes do evento em:

 

 

Lançamento da rádio Cp2 Interativa

Radio CP2 Interativa

No dia 7 de abril, aconteceu o lançamento da  rádio Cp2 Interativa, um projeto de webrádio desenvolvido por um grupo de oito alunos do Ensino Médio e três professores do campus.

Rádio CP2 Interativa

O primeiro programa, teve como tema justamente o rádio, veículo caracterizado pelo imediatismo e instantaneidade. Antes restrito ao áudio, esse meio agora conta com os recursos da internet e disponibiliza também imagens (vídeos e fotos), além de música e informação. Uma entrevista com a apresentadora  Monikinha da Nativa FM (103.7), rádio carioca do grupo Diários Associados, foi destaque nessa primeira edição. A trajetória da locutora, para quem não sabe, se confunde com o nascimento da FM no país.

 

O programa  seguinte foi postado em 19 de abril, sendo o tema dessa vez a realização do I Festival de Artes Urbanas do Engenho Novo II, que aconteceu no dia 16 de abril.  Continue lendo >

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro

 

Jornada Pedagógica 1º de abril - os 50 anos do Golpe

ditadura

Não há o que se comemorar mas, não se pode deixar esquecer. Em 1º de abril de 1964, o golpe político liderado por setores militares findava um curto período de experiência democrática no Brasil e, ao mesmo tempo, iniciava tempos difíceis de censura e repressão.

 

No dia 3 de abril de 2014, O Núcleo Transdisciplinar de Humanidades deu início à sua Jornada Pedagógica 1° de Abril – 50 anos do Golpe, no auditório do Campus Engenho Novo II, direcionada para os alunos do ensino médio regular e Proeja.

 

Veja maiores detalhes em:

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro

 

 

 

Aluna do CENII é selecionada para estágio na França

A aluna Rafaela Gomes Dettmar, do Campus Engenho Novo II, foi selecionada para participar do Programa Internacional Génération Bilíngue que acontece entre 12 e 23 de julho, na França. A vaga foi oferecida pela Embaixada da França no Brasil ao Colégio Pedro II para um aluno francófono, maior de 16 anos, com excelente desempenho escolar. Rafaela vai participar de um estágio com mais de 100 jovens francófonos do mundo inteiro para compartilhar experiências e aprimorar a fluência no idioma. O programa reunirá os estudantes em Paris e na região de Auvergne, com visitas a monumentos históricos e atividades culturais diversas.

 

A equipe de professores de francês realizou a seleção entre os dias 7 e 11 de abril nos Campi Centro, Engenho Novo II, Humaitá II, Realengo II, São Cristóvão III e Tijuca II. Na primeira fase foi realizada uma entrevista em francês, que contou com a participação de 46 alunos. Foi selecionado um aluno de cada Campus para a segunda etapa, que consistiu em escrever uma carta de motivação em francês, justificando o interesse em participar do Programa Génération Bilíngue.

 

"Parabéns, Rafaela, você representará o CPII como Jovem Embaixadora dos valores compartilhados pelas Instituições envolvidas! O Campus Engenho Novo II se orgulha de você e de todos os Professores da Equipe de Francês!".

 

                                                                   Daisy Oliviera

                                                        Diretora-Geral do Campus Engenho Novo II

 

 

 

Visita guiada à biblioteca

No dia 28/03/2014, a Biblioteca Profº Hélio Fontes (Campus Engenho Novo II) realizou mais uma edição da Visita Guiada, oferecida anualmente aos alunos ingressantes do 6°ano do Ensino Fundamental, sob a orientação das Bibliotecárias Ana Cláudia dos Santos de Lima e Marta Regina de Jesus.

 

Esta visita tem como objetivo principal, a apresentação dos recursos e serviços disponíveis na biblioteca aos novos usuários, buscando sensibilizá-los e orientá-los para a utilização e descoberta deste espaço pedagógico, além de contribuir para a promoção da leitura.

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014

 

 

Recreio de Máscaras

Baile de Máscaras

Na semana que antecedeu o carnaval, elaboramos um "Baile de Máscaras" com ampla participação e apoio de toda a comunidade escolar e em especial da equipe de música do campus Engenho Novo II que junto aos alunos nos propiciaram momentos de muita alegria relembrando antigas marchinhas carnavalescas.

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

 

Jornada Pedagógica sobre o Carnaval Carioca

Radio CP2 Interativa

O  Carnaval Carioca foi o tema inicial das oficinas pedagógicas elaboradas pelo Núcleo Transdisciplionar de Humanidades do Campus Engenho Novo II em fevereiro de 2014. Mais que entender o carnaval desde os entrudos até as atuais manifestações, nossas discussões giraram em torno desta grande festa popular como um ato político e um fato social. Continue lendo >

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro lancamento_livro

 

 

Visita guiada à Cidade do Samba

Vasto e prazeroso, o tema "Carnaval Carioca" produziu alguns desdobramentos em eventos organizados pela equipe do Núcleo Transdisciplinar de Humanidades com apoio da direção do campus Engenho Novo II. Uma das atividades foi a visita guiada aos barracões das Escolas de Samba cariocas União da Ilha do Governador e Imperatriz Leopoldinense na Cidade do Samba, no dia 20 de fevereiro, no centro do Rio de Janeiro. Um grupo de 21 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental teve a oportunidade de conhecer todo o processo de elaboração de fantasias, adereços e carros alegóricos. A visita nos deu a oportunidade de compreendermos melhor toda o sistema empresarial e econômico que movimentam os desfiles, bem como a grandiosidade artística deste grande espetáculo.

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014

 

Alunos do CENII aprovados para as universidades públicas em 2014:

Veja detalhes em UNIVERSIDADES PÚBLICAS 2014.

 

Alunos premiados - OBMEP 2013:

Veja detalhes em OBMEP 2013.

 

1º dia de aulas do CENII

Foi com muita alegria que a Direção-Geral, Professores e Servidores Técnico-Administrativos do CENII receberam os alunos no 1º dia de aulas do período letivo de 2014. O Hino Nacional e o Hino do Colégio foram entoados com o brilhantismo das Bandas da Marinha no 1º turno e do 1º Batalhão de Guardas do Comando Militar do Leste no 2º turno.

 

Assinalamos a presença dos representantes do Grêmio 2013 e 2014 que, com seu peculiar entusiasmo, comandaram a tabuada dos alunos do Colégio Pedro II.

 

Bem vindos a todos!

 

Clique para ver as fotos ampliadas:

Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014 Primeiro dia de aula de 2014

 

 

>>Notícias de 2013

 

>>Notícias anteriores a 2013