Comunicado da Direção-Geral - Reunião com a Comissão de Acompanhamento do Projeto de Climatização dos Espaços de Estudo das Unidades Escolares

 

Foi realizada ontem, dia 13 de abril, com antecedência de uma semana da data prevista, a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento do projeto de climatização dos ambientes de estudo em todas as Unidades Escolares do Colégio Pedro II, com a equipe técnica incumbida do desenvolvimento do projeto.

 

 

A coordenação da mesa ficou a cargo do Professor Sidney Paulo Alves Drago, Chefe de Gabinete da Direção-Geral, e dela participaram o Diretor-Adjunto de Administração e Infraestrutura e engenheiros da equipe técnica, além dos representantes da ADCPII, do SINDSCOPE, dos professores da Unidade Escolar São Cristóvão III e dos alunos.

Foram apresentados, em modelo impresso, os primeiros dados quantitativos sobre a situação e localização dos aparelhos de ar condicionado já instalados nas Unidades Escolares e sobre as necessidades para completar a climatização de todos os demais espaços de estudo hoje existentes no Colégio Pedro II.

 

 

Muitos pontos de dúvidas foram esclarecidos, tanto técnicos como administrativos. Dentre eles, devem ser ressaltados:

 

1 - O projeto está sendo elaborado a partir do modo convencional (energia elétrica fornecida pela LIGHT ou pela AMPLA e aparelhos de ar condicionado) por representarem os meios disponíveis hoje capazes de permitir a execução no menor tempo possível;

2 - Não estão afastadas outras possibilidades sugeridas e a equipe técnica está aberta ao recebimento de propostas alternativas para análise. As possíveis sugestões devem ser encaminhadas ao Engenheiro Luiz Fernando de Almeida Nascimento, que é o Diretor-Adjunto de Administração e Infraestrutura e cuja sala de trabalho se situa no segundo andar do prédio da Direção-Geral;

3 - O passo a passo dos procedimentos também foi esclarecido, ficando claro que terão que ser percorridos: o dimensionamento do que já existe instalado (etapa cumprida), o dimensionamento da necessidade energética para todo o processo (em fase de cálculos), o dimensionamento das necessidades para atender à demanda que será acrescida, conclusão do projeto de cada Unidade (exigência das distribuidoras de energia elétrica) para encaminhamento do pleito de ampliação de carga junto à LIGHT e à AMPLA;

4 - Há a possibilidade de instalação de alguns aparelhos no Campus São Cristóvão e no Campus Humaitá, o que vai ser feito de acordo com as prioridades que serão estabelecidas;

5 - As prioridades de instalação serão estabelecidas, em cada Unidade Escolar, pelos servidores em conjunto com os respectivos Diretores, que as encaminharão à Diretoria-Adjunta de Administração e Infraestrutura – DAAI;

6 - Não há, no momento, possibilidade de instalação de mais algum aparelho de ar condicionado na Unidade Escolar Centro e nos demais Campi, à exceção de Realengo, que possui um projeto de construção novo e já com planejamento para a climatização;

7 - Para as futuras instalações da Unidade Escolar Descentralizada de Duque de Caxias (projeto em elaboração) está sendo planejada climatização de todos os espaços de estudo com opções ecológicas de maior adequação à preservação ambiental.

8 - Preliminarmente, o custo total de aquisição e instalação de aparelhos, considerada a  modernização  das  subestações,  está  orçado  em cerca de R$ 8,5 milhões, excetuando-se a Unidade Escolar Centro, para a qual, devido à especificidade do imóvel, não haverá construção de subestação, e o Campus São Cristóvão, o qual, pela dimensão do consumo e tempo de existência do material atualmente em uso,  tem orçamento estimado em  R$ 3,5 milhões.

Também ficou definido que:
a) os membros da Comissão receberão por meio eletrônico, os arquivos relativos aos documentos disponibilizados nesta reunião;
b) a Comissão de Acompanhamento não será extinta no dia 20 de abril, conforme entendimento equivocado de alguns;
c) a próxima reunião será convocada pelo Diretor-Adjunto de Administração e Infraestrutura, Engenheiro Luiz Fernando de Almeida Nascimento, tão logo se tenham novas informações a acrescentar.

Rio de Janeiro, 14 de abril de 2011.

Direção-Geral do Colégio Pedro II

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