CPII na XXII Hacia Democracy

Publicado em

hacia

Um grupo de alunos que participam do Modelo Interno de Diplomacia do Colégio Pedro II (MID-CPII) integraram a “XXII Hacia Democracy”, uma cúpula de simulação diplomática organizada por estudantes da Universidade de Harvard. O evento aconteceu em San Jose, na Costa Rica, no período de 10 a 13 de março, com participação inédita do Brasil, representado por uma instituição pública de ensino junto a Escola Americana de São Paulo.

Mais de 500 alunos secundaristas das Américas se reuniram durante os quatro dias do evento e tiveram a oportunidade de discutir os problemas sociais da região. Cada grupo simulou algumas das organizações internacionais mais significativas, como a Corte Interamericana de Direitos Humanos e o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A comitiva de estudantes do CPII foi formada por Pedro Henrique Dobal da Silveira (Campus Niterói), que participou como Corpo de Imprensa do evento; Marlon Sérgio Santos da Silva (Campus SCIII), que participou do Conselho Permanente da OEA; Gabriel Atanasio dos Santos Chianca e Júlia Pitanga Carvalho (ambos do Campus Realengo II), que participaram da UNASUR; e João Pedro Pedroza Cabral dos Santos (Campus SCIII) e Pedro Oliveira Venanci  (Campus Niterói), que participaram da Corte Interamericana de Direitos. A professora de Protuguês Liliane Machado, que acompanhou o grupo, participou como orientadora (faculty advisor).

Liliane conta que o Colégio se destacou durante a conferência. Segundo a professora, a “Hacia Democracy” é um evento bastante organizado e de elevado nível acadêmico, o que contribuiu no desenvolvimento dos alunos, até mesmo dos que não participaram. “Acreditamos que os alunos atuarão como multiplicadores dessa experiência junto aos demais alunos do Colégio, trazendo ganhos imensuráveis para o nosso modelo diplomático interno”, disse.

A “Hacia Democracy” foi fundada em 1994 com o objetivo de abordar as preocupações dos países americanos e difundir a democracia. Organizada por uma equipe de cerca de 30 estudantes universitários de Harvard, trata-se de uma cúpula anual que realiza a simulação mais antiga da Organização dos Estados Americanos (OEA) da América Latina.

Veja o que os alunos Pedro e Gabriel têm a contar sobre essa experiência!

 

Pedro Dobal, Campus Niterói

O aluno participou do evento como integrante do Comitê de Imprensa e sonha em ser jornalista. Ele conta que a experiência foi excelente e que nunca havia imaginado participar de um evento como esse. “Tivemos a oportunidade de acompanhar e participar de debates de alto nível sobre temas que impactam diretamente nosso cotidiano. Com certeza será algo que levaremos para o resto da vida e nunca nos esqueceremos dos momentos que passamos por lá”, disse.

Pedro Dobal
Pedro Dobal

Pedro também destaca a importância da conferência e conta de que forma o evento contribui para seu crescimento pessoal e intelectual. “Eles nos tiram do senso comum, nos levam ao pensamento crítico e exercitam a nossa capacidade de argumentação, de expressão em público e do respeito a opiniões diferentes. Também tivemos a oportunidade de nos comunicar em diferentes línguas, com diferentes pessoas, de diferentes lugares e culturas. No meu caso, foi uma grande oportunidade de aprender, vivenciando o trabalho de um jornalista na prática”, falou.

O estudante ressalta ainda que um dos maiores aprendizados que teve foi “nunca desistir e nunca deixar de acreditar, pois tudo é possível para quem realmente quer”. Para Pedro, a experiência também irá contribuir para enriquecer o Modelo Interno de Diplomacia do Colégio Pedro II (MID-CPII). “Nós tivemos a oportunidade de participar de um modelo diplomático de abrangência bem maior, com participantes de diferentes lugares do mundo debatendo temas importantes. Tudo o que aprendemos poderá ser usado para aprimorar nossos modelos internos e trazer à tona a discussão sobre os assuntos tratados lá e outros de igual importância”, destacou.

 

Gabriel Chianca, Campus Realengo II

O estudante conta que em um momento de apresentações e descontração, muitos dos presentes ficaram surpresos quando ele disse representar uma escola pública brasileira com 178 anos de tradição em formar grandes líderes. Para Gabriel, a experiência também não poderia ter sido melhor.

 

hacia3
Gabriel, ao lado de Julia, durante uma das conferências

“Participar do ‘Hacia’ foi um momento singular em nossas vidas”, falou. O aluno também destacou como o evento contribuiu para sua educação e formação. “Esse evento me ajudou a vislumbrar outras possibilidades na minha educação. Além de ser um fator diferencial para o currículo, nos proporcionou contato com outros estudantes em posição de destaque nos países vizinhos, ajudando a fortalecer elos de futuras políticas Latino Americanas. Cada um de nós jamais esquecerá dessa experiência incrível, que nos mudou como pessoa, ajudou em nosso crescimento intelectual e ainda pode promover grandes benefícios profissionais”, contou.

Segundo o aluno, a maior lição dessa vivência foi o aprendizado humano. “Estivemos em contato com pessoas de diversos países, bem como estudantes de outros colégios de grande prestígio em suas regiões, como é o Colégio Pedro II, trocando experiências, conhecendo suas culturas e modos de vida”, disse.

Gabriel ressalta ainda que esse tipo de investimento por parte do Colégio em eventos que estreitam o relacionamento com universidades de grande porte no exterior é muito bacana e importante. “Isso permite que todos os estudantes possam contemplar novos horizontes, abrindo possibilidade para projetos que visem auxiliar o ingresso de alunos do Colégio Pedro II em faculdades internacionais”, comentou.

O aluno complementa que o encontro já está influenciando positivamente para o programa interno de diplomacia do CPII. “Sem dúvida alguma trazer conhecimento organizacional do modelo de simulação mais tradicional da América Latina está sendo uma grandiosa contribuição para o MIDCPII, ajudando a aprimorar esse modelo que tem tanto a oferecer a toda a comunidade acadêmica”, falou.

 

Por Stephany Leal (estagiária de Jornalismo)

Categorizado em Fique por Dentro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress