Um portal dedicado à educação musical

Portal "Educa Música CP2" está de cara nova

Portal “Educa Música CP2″ está de cara nova

O Educa Música CP2 é um portal desenvolvido por professores de Educação Musical do Colégio Pedro II. Lançado em 2009, o portal foi o primeiro projeto contemplado na categoria “Educação para as Artes” do edital “Petrobras Cultural”, lançado em 2007.  No ano passado, o site foi repaginado com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec), por meio do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais para Educação Musical (GTECEM). “O antigo portal ‘saiu do ar’ para dar lugar ao novo, mais ágil, informativo e bonito”, ressaltou a professora de Educação Musical do CPII e uma das coordenadoras do projeto, Mônica Leme, desenvolvido em parceria com a também professora de Educação Musical Monica Repsold.

Veja abaixo uma entrevista com a professora Mônica Leme sobre o novo portal.

2-    Qual o objetivo do portal?

O Portal “Educa Música CP2″ tem como objetivo organizar materiais diversos em Educação Musical, criados por professores da instituição e colaboradores, baseados no currículo do Colégio Pedro II. Ao acessá-lo, tanto alunos como professores poderão encontrar conteúdos sobre: História da Música, elementos de leitura e escrita musical, partituras e bases gravadas para utilização livre na prática vocal e instrumental, entre outros.

 3-    Fala um pouco da reformulação. O que objetivou a mudança do portal? O que mudou da versão antiga para a atual?

Precisávamos reformular o site há pelo menos uns dois anos. As plataformas vão se modernizando e o antigo site já dificultava sua ampliação. Eram questões técnicas mesmo. Com o apoio da taxa de bancada para o grupo de pesquisa (GTECEM) conseguimos reformular o portal, melhorando a sua estrutura e sua navegação. Ele ficou mais ágil, do ponto de vista de possibilidade de ampliação dos conteúdos. E ficou bem mais bonito também. Na nova versão já inserimos materiais voltados à educação Infantil e pretendemos ampliar material para canto coral e violão esse ano.

 4-    O portal atinge também um público externo. Vocês têm informações sobre os acessos?

O portal é usado por professores e alunos da instituição e pelo público em geral. Seus conteúdos são de livre uso. Recebemos muitas mensagens de escolas e principalmente de professores de Educação Musical de diversas regiões do Brasil. É gratificante receber uma mensagem de um professor do interior do Acre ou de uma cidadezinha do sertão do Ceará, agradecendo nossa iniciativa. Esse retorno contribuiu para que nosso portal fosse indicado pelo MEC no Portal do Professor. Aliás, quando inauguramos o portal em 2009, recebemos um telegrama do então Ministro da Educação, Juca Ferreira, nos parabenizando. Recentemente, a Professora Inês Rocha, do nosso departamento, viajou para um importante intercâmbio com escolas na Espanha. Antes de ir, Inês indicou o link do Portal ‘Educamusicacp2’, com as músicas para que os alunos espanhóis estudassem para tocar com os nossos alunos. Ao chegar, para sua surpresa, os jovens espanhóis já estavam com as músicas estudadas e puderam tocá-las com nossos alunos!

 5- E o público interno, vocês avaliam que existe uma visibilidade do portal dentro da comunidade escolar? Alunos e professores têm acessado o portal?

Sim, existe uma visibilidade significativa. O portal tem sido inclusive um suporte indicado pelo Departamento de Educação Musical, para os professores que participam dos concursos para docência na instituição. Lá eles podem conhecer o conteúdo que trabalhamos com nossos alunos e podem ter acesso às antigas provas de seleção. Mas gostaríamos que essa visibilidade crescesse mais e mais. Muitos professores da instituição utilizam o portal em suas aulas, ou indicam o portal para que seus alunos o acessem, estudem e pratiquem. Acreditamos que com a nova roupagem que demos e a sua ampliação, teremos cada vez mais acessos. Estamos trabalhando para criar conteúdos interdisciplinares também. Nosso grupo de pesquisa tem professores de outros departamentos (Francês, Inglês, Física, Artes, Informática). Esse é nosso objetivo. E acreditamos que essa matéria irá ajudar nisso!

Monica Leme,  terceira da direita para a esquerda, ao lado de Monica Repsold, durante o workshop "Tecnologias digitais para educação musical", realizado no ano passado no III Encontro de Ed. MUsical/Congresso da Abem (Associação Brasileira de Educação Musical). O primeiro à esquerda é o Professor Marcos Aristides

Mônica Leme, terceira da direita para a esquerda, ao lado de Monica Repsold, durante o workshop “Tecnologias digitais para educação musical”, realizado no ano passado no III Encontro de Ed. MUsical/Congresso da Abem (Associação Brasileira de Educação Musical). O primeiro à esquerda é o Professor Marcos Aristides

Grupo de professores do Departamento de Educação Musical do CPII no mesmo evento. Muitos são colaboradores do portal

Grupo de professores do Departamento de Educação Musical do CPII no mesmo evento. Muitos são colaboradores do portal

 

 

 

 

 

 

 

1 Comment

  1. Inês Rocha

    Olá Mônica! Hoje, ao acessar a página do CP2, cliquei na sua entrevista e a li. Fiquei muito feliz por você ter mencionado o trabalho que realizei na Espanha com as ferramentas do portal!!! Meu objetivo foi esse, utilizar e divulgar esse trabalho que você desenvolve, que é MARAVILHOSO!!!!! Somando esforços, fortalecendo parcerias, ampliamos o impacto de nosso trabalho. É muito gratificante trabalhar com uma colega que tem a ÉTICA, a COLABORAÇÃO e o COLETIVO como fundamentos para uma conduta profissional! PARABÉNS!!!! OBRIGADA!!!!

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>