Projeto leva 20 alunos para intercâmbio na Argentina

Publicado em

Os 20 alunos receberam certificado após concluírem as aulas do Instituto Mundo Español
Os 20 alunos receberam certificado após concluírem as aulas do Instituto Mundo Español

Em dezembro de 2016, um grupo de 20 alunos de língua espanhola puderam aprimorar seus conhecimentos durante intercâmbio a Buenos Aires. A viagem marcou a culminância da segunda edição do projeto “Intercambio Brasil/Argentina”, desenvolvido pelo Departamento de Espanhol. Durante seis dias, os estudantes tiveram a oportunidade conhecer novas culturas, além de exercitar a língua estrangeira.

Participaram do projeto estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio dos campi Engenho Novo II, Niterói, São Cristóvão III e Tijuca II. Ao longo do ano letivo, eles participaram de atividades didático-pedagógicas com foco na prática oral, e, paralelamente, aprimoraram as habilidades na escrita, leitura e compreensão oral. Tudo isso com o objetivo de intensificar o entendimento da língua espanhola para a excursão.

Em Buenos Aires, os estudantes tiveram aulas com professores do Instituto Mundo Español (IME). O grupo também visitou a Escola Mariano Acosta, uma instituição que muito lembra o CPII, seja por sua estrutura, pelo ensino gratuito de qualidade e por sua relevância na história argentina. O encontro possibilitou uma grande interação entre os alunos brasileiros e argentinos: discutiram políticas educacionais, falaram sobre as características que aproximam e diferenciam o Brasil da Argentina, entre outros assuntos. O grupo ainda foi convidados pela diretora da escola para participarem da cerimônia de formatura da primaria (turmas do 1º ano do Ensino Fundamental).

 

Relatório 2016 - 4_1
Os alunos também conheceram diversos pontos turísticos de Buenos Aires

 

As aulas de espanhol foram complementadas com diversas atividades culturais. Os estudantes visitaram o museu da Casa Rosada, a Plaza de Mayo – onde assistiram a uma aula sobre economia, política e história argentina -, a Calle Florida, o bairro de San Telmo, o centro comercial Puerto del Fruto, na cidade de Tigre, onde também fizeram um passeio de barco pelo Delta do rio Tigre, entre outros locais emblemáticos da capital argentina. A experiência cultural foi complementada por aulas de tango, dança típica do país, e também pela degustação de uma parrillada, espécie de churrasco argentino.

“Ao chegarmos ao Rio de Janeiro, percebia-se uma satisfação e consciência de que todo saber apreendido foi significativo e necessário para a construção das identidades enquanto brasileiros que estudam espanhol como língua estrangeira. No caso dos professores, a sensação era de dever cumprido”, comentou Alexandre Souza, professor de Espanhol do Campus Niterói.

 

Alunos e professores foram jantar e assistir um belíssimo espetáculo de tango e música na Casa de Show mundialmente conhecida, Café Tortoni.

Picture 1 of 5

 

Por Valdeir Militão

Categorizado em Tá rolando no campus

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress