Artista Marcelo Gomes doa escultura ao CPII

Publicado em

marcelo_gomes

Desde o mês de maio, quem passa pelo Jardim dos Flamboyants, localizado ao lado do prédio da Reitoria, é impactado pela obra do artista plástico Marcelo Gomes. A escultura “Portal para o Futuro”, com seus 3,5 metros de altura, convida aqueles que transitam pelo jardim à uma pausa para a interação e a reflexão.

 

A obra, seu primeiro trabalho em grande formato, foi desenvolvida exclusivamente a pedido da equipe do Espaço Cultural e doada ao Colégio Pedro II. Marcelo, que já expôs no colégio em 2014 (Uma maneira singular de olhar o mundo), conta que ficou surpreso com o convite. “Foi uma experiência muito bacana desenvolver esse trabalho para o colégio.  Nada mais justo do que fazer um portal que pode proporcionar novas visões ao público. Trabalho com arte desde criança. Fazer essa escultura e deixá-la em um local público onde as pessoas podem interagir, observar, tocar, sentar, é uma experiência bem rica”, afirma.

 

marcelo_gomes2Marcelo tem no cotidiano sua principal fonte de inspiração. E com esta escultura não foi diferente. “Estava viajando com minha esposa, que se recuperava de chikungunya, quando ela me pediu para abrir a porta do banheiro. Aquela porta me fez viajar, até que eu me deparei com a fechadura e ela me deu uma ideia muito bacana que possibilitaria a interatividade com os espectadores, sendo eles crianças ou adultos”, relembra.

 

A técnica para desenvolver a obra é similar a utilizada para a construção de barcos. “Gosto muito de fazer experiências com matérias. Fiz uma construção com papelão, utilizando caixas de televisores de 42 polegadas, e depois comecei a trabalhar com a vibra de vidro e a resina. Como já fiz muitas esculturas com o TNT, e por ele ser um material bem flexível, acabei aplicando esse material também. Ele caiu muito bem e deu uma textura interessante com o acúmulo da resina”, explica Marcelo.

 

Para quem quiser conferir a escultura de perto, basta dar um pulo no Jardim dos Flamboyants (Campo de São Cristóvão, 177 – São Cristóvão). Aproveite o passeio para conferir as exposições em cartaz no Espaço Cultural do Colégio Pedro II.

 

 

Por Bianca Souza

Categorizado em Tá rolando no campus

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress