MID-CPII: evento de simulação diplomática atrai alunos e ex-alunos

Publicado em

Delegados da Comissão de Inquérito Parlamentar - A crise carcerária brasileira
Delegados da Comissão de Inquérito Parlamentar - A crise carcerária brasileira

No último dia 27 chegou ao fim a quarta edição do Modelo Interno de Diplomacia do Colégio Pedro II (MID-CPII). Durante cinco dias de evento, mais de 150 estudantes de todos os campi do CPII desempenharam o papel de diplomatas, representando os interesses de seus países, em simulações de organismos internacionais, de deputados e de jornalistas.

A experiência proporcionou aos alunos o desenvolvimento da retórica e da capacidade de negociação, de se expressar em público e de respeitar opiniões divergentes. Neste ano, o MID foi composto por seis dos comitês. Foram eles: Conselho de Direitos Humanos da ONU, que debateu a guerra às drogas e os abusos humanitários nas Filipinas; Conselho de Segurança da ONU, que abordou a revisão das missões de paz; Organização Mundial da Saúde, debatendo a prevenção ao suicídio; Comitê Executivo do Conselho de Segurança Nacional dos EUA (Excomm), que debateu a crise dos mísseis em Cuba, de outubro de 1962; Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a crise carcerária brasileira e o comitê de imprensa, onde cada delegado representa um veículo jornalístico e realiza a cobertura de todos os dias do evento.

Todo o evento é feito por e para os estudantes do CPII. E se em sua primeira edição, em 2014, o MID contou apenas com dois comitês e quatro estudantes na organização do evento, em 2017, o modelo de simulação diplomática do CPII mostrou que amadureceu e se consolidou ao longo desses quatro anos. Além dos alunos inscritos como delegados, o evento contou com mais de 50 estudantes, entre alunos e ex-alunos do colégio e estudantes de outras instituições de ensino, que participaram de toda a organização e preparação do evento.

“As primeiras experiências do MID foram muito artesanais, mas os alunos começaram a se instruir a respeito do que era o MID, qual sua importância e como organizar os comitês e as assembleias finais. No ano passado, eles já demonstraram uma grande segurança na organização do evento. Esse ano, eles assumiram desde o começo todo o processo de montagem do evento. Tudo foi feito com antecedência e isso demonstrou um amadurecimento muito grande da parte dos estudantes envolvidos”, comentou o professor Wolney Malafaia, idealizador do projeto.

Debates no EXCOMM - A crise dos mísseis em Cuba em Outubro de 1962
Debates no EXCOMM – A crise dos mísseis em Cuba em Outubro de 1962

 

Por dentro da organização do MID-CPII

Secretariado do IV MID-CPII: Pedro Dobal, Gabriel Chianca, Pedro Venanci, Carolina Ferrari, Maria Luiza Moratelli, Stephane Santos e Gabriel Schuindt
Secretariado do IV MID-CPII: Pedro Dobal, Gabriel Chianca, Pedro Venanci, Carolina Ferrari, Maria Luiza Moratelli, Stephane Santos e Gabriel Schuindt

A organização do IV MID-CPII começou em março e após a formação do secretariado, composto pelos ex-alunos Carolina Ferrari (secretária geral), Maria Luiza Moratelli (secretária acadêmica), Gabriel Chianca (vice-secretário acadêmico), Pedro Venaci (vice-secretário acadêmico), Stephane Santos (vice-secretária administrativa), e os alunos Gabriel Schuindt (secretário administrativo) e Pedro Dobal (vice-secratário administrativo).

“Participo desde o primeiro MID, mas só no segundo entrei para o corpo da organização do evento. Nossa organização cresceu muito, começamos com quatro pessoas e nesse ano temos 57 pessoas no corpo da organização que ficam responsáveis pela organização dos coffee breaks, da parte administrativa, e por auxiliar os comitês com a produção dos guias de estudo, por exemplo”, destacou Carolina Ferrari, ex-aluna do Campus São Cristóvão III.

O processo envolveu a submissão de editais para que os estudantes sugerissem comitês e seus temas. As propostas são debatidas pelo secretariado que avalia a viabilidade das propostas tanto em relação a parte acadêmica quanto administrativa. “Todo sábado, ininterruptamente, nos reunimos no colégio e treinamos os diretores, estudantes responsáveis por moderar os comitês e organizar os debates entre os delegados para que eles ocorram da melhor forma”, contou Maria Luiza ex-aluna do Campus São Cristóvão III e estudante de Direito na UFRJ.

Para nortear os debates de cada comitê, a secretaria acadêmica apoia os diretores dos comitês e auxilia na confecção dos guias de estudo sobre os temas que serão abordados. Ao final dos debates, cada comitê produz um projeto de resolução, documento que fornece as diretrizes para a elucidação dos problemas discutidos. Já a secretária administrativa gerencia o trabalho dos staffs e cuida da produção de materiais gráficos, da comunicação através das mídias sociais, da identidade visual e da infraestrutura das salas.

 

Vontade de retribuir e fazer mais

Todo esse trabalho e experiência é mais do que recompensado, segundo os membros do secretariado. Tanto que ex-alunos do CPII fazem questão de retornar ao colégio e participar da organização do evento. “Voltar ao colégio para organizar o evento, tem um grande ganho pessoal de habilidade de gestão, mas é acima de tudo um imperativo moral. A gente acredita que aquilo que foi feito por nós, nós devemos fazer por outras pessoas”, destacou Gabriel Chianca, ex-aluno do Campus Realengo II, sobre sua terceira participação no MID, mas a primeira como organizador do evento.

Estudantes reunidos no encerramento do IV MID-CPII
Estudantes reunidos no encerramento do IV MID-CPII

Para Pedro Venanci, ex-aluno do Campus Niterói e estudante de Direito na UFRJ, o MID foi fundamental para que ele pudesse expandir seus horizontes. Após participar da segunda edição do evento, Pedro foi selecionado pelo programa Jovens Embaixadores, para um intercâmbio de um mês nos EUA e, ainda, juntamente com Gabriel Chianca e Pedro Dobal integraram uma delegação de estudantes do CPII convidada a participar do HACIA Democracy, um modelo de simulação diplomática desenvolvido por estudantes de Harvard, sediado na Costa Rica. “No ano seguinte, a gente quis voltar como diretores e agora, no quarto MID, como secretários para dar um retorno para o pessoal, tendo em vista que o MID proporcionou esse tipo de crescimento acadêmico, intelectual e de vida para nós”, afirmou Pedro.

 

 

 

Por Bianca Souza – jornalista

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress