Alunos produzem revistas em trabalho interdisciplinar

Revistas de Química produzidas pelas turmas da 2ª série do Campus Humaitá II

Revistas de Química produzidas pelas turmas da 2ª série do Campus Humaitá II

Para mostrar o impacto da descoberta e utilização de diversas moléculas orgânicas na história da humanidade, os estudantes da 2ª série do Campus Humaitá II foram incentivados a produzir uma revista científica que abordasse o tema com uma linguagem acessível. O trabalho proposto pelo professor de Química, Mauro Braga, foi coordenado em parceria com as professoras de Língua Portuguesa, Adriana Armony e Marta Rodrigues e o resultado superou as expectativas tanto dos professores quanto dos alunos.

 

“Minha ideia ao propor o trabalho era compor uma revista que contivesse cinco artigos referentes a cinco moléculas orgânicas que eles entendam ter mudado a história do Homem no mundo. Nesse sentido, deixamos os alunos absolutamente livres para se organizarem. Os artigos poderiam então ser apresentados em forma de texto discursivo, entrevista, charge, linguagem não verbal etc. Dessa forma possibilitamos que mesmo aqueles que não são tão chegados a Química pudessem contribuir efetivamente. A forma impressa da revista abriu mais um leque de possibilidades na área de computação, diagramação, design, ou seja, tinha para todos os gostos”, explicou o professor Mauro.

 

A professora de Português Adriana Armony foi responsável por coordenar a produção das revistas das turmas 1203 e 1205. Para isso, os estudantes se dividiram em grupos responsáveis pelos artigos, formaram uma comissão editorial com um representante de cada grupo e realizaram a escolha das moléculas que seriam abordadas, orientados pelo professor Mauro. Daí, os alunos partiram para a pesquisa e produção dos textos, diagramação e desenvolvimento de arte das revistas. “O envolvimento foi significativo. Muitos alunos se mostraram empolgados, embora também um tanto ansiosos, já que se exigiram bastante. Por outro lado, essa exigência resultou em trabalhos de altíssima qualidade”, analisou Adriana.

 

Assim, cada uma das cinco turmas da 2ª série desenvolveu uma revista científica: Soldados da Ciência (1201), Quimicão (1203), Sci-Tech (1205), Bohr Aprender (2202) e Anatoquímica (2204). Entre tantas moléculas, os artigos abordam, por exemplo, a revolução na medicina com o uso da morfina como anestésico; o náilon, polímero sintético utilizado como matéria-prima de inúmeros materiais do nosso cotidiano, e o etanol, utilizado tanto para a fabricação de combustíveis quanto para a produção de bebidas alcoólicas.

 

mariana messias

Mariana Pacheco, da turma 1201

Para a aluna Mariana Pacheco, da turma 1201, a experiência de realizar um trabalho em conjunto com toda a turma foi bastante desafiadora. “Já passei por várias experiências assim, de trabalhos unindo mais de uma disciplina. Mas esse teve o diferencial de ser em conjunto com a turma toda e de ser um trabalho para o último trimestre. Ou seja, os que estavam precisando de mais pontos em Português se prontificaram a se dedicar mais nessa parte e os outros se dedicaram mais à parte envolvendo a Química”, contou Mariana.

 

A aluna firmou ainda que seu interesse pela disciplina de Química só aumentou após a realização do trabalho. “É muito mais legal quando você mesmo pode de escolher o que você vai querer pesquisar e falar sobre. Cada grupo pode escolher um tema, e então você começa a escrever sobre ele com mais dedicação! E é fantástico perceber como Química não é só aqueles números todos meio confusos escritos no quadro, a Química é tudo”, comentou.

turma 1201

Estudantes da turma 1201, responsáveis pela revista Soldados da Ciência

 

Para a professora Adriana, a realização de trabalhos interdisciplinares traz resultados extremamente positivos para o processo de aprendizagem.  “O trabalho interdisciplinar é muito importante, não só por facilitar e promover o processo de aprendizagem e pesquisa, mas também por contextualizá-las e conferir significado aos conteúdos a serem aprendidos. Além disso, atividades desse tipo diminuem a quantidade de trabalhos a serem realizados, possibilitando uma maior dedicação e aprofundamento por parte dos alunos”, opinou.

 

 

Por Bianca Souza

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>