Conheça Claudia Santana, a primeira Aluna Pena de Ouro do Proeja

Publicado em

Claudia Santana recebendo a Pena de Ouro, ao lado do diretor-geral de Realengo II Marcus Vinícius e do ex-diretor Miguel Villardi
Claudia Santana recebendo a Pena de Ouro, ao lado do diretor-geral de Realengo II Marcus Vinícius e do ex-diretor Miguel Villardi

No dia 23 de março Claudia Santana deu um passo que há alguns anos atrás parecia muito distante. Depois de ficar afastada dos estudos por 22 anos, ela se forma no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) como a melhor aluna do curso. “É uma realização a qual eu realmente não esperava. A sensação é de ‘dever cumprido’ e devo isso também ao apoio da minha família, dos meus colegas de turma e professores. Não me sinto a única a receber a Pena de Ouro, todos eles merecem ser parabenizados”, conta a estudante homenageada durante a cerimônia de entrega do título de Aluno Pena de Ouro, concedido ao estudante, de cada campus, que concluiu o Ensino Médio com maior média geral.

Três anos atrás a vida de Claudia Santana mudou quando ela tomou uma importante decisão: voltar a estudar. O mercado de trabalho exige cada vez mais pessoas capacitadas e com ela não foi diferente. Esse foi um dos motivos que a levou a essa escolha. “Eu queria aprimorar meus conhecimentos e também obter um curso de nível técnico para ingressar no mercado de trabalho”, lembra a aluna.

Além de ingressar no Proeja, Claudia, também passou para o técnico em Enfermagem, na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). “Quando passei para o CPII, também passei para Enfermagem. Fiquei na dúvida de qual dos dois fazer e acabei decidindo por cursar ambos. Mas conforme fui para o estágio de Enfermagem vi que não era aquilo que queria seguir”, conta a estudante que concluiu os cursos nas duas áreas.

Os filhos de Claudia estiveram junto dela no Campus Centro para acompanhar a premiação da mãe como melhor aluna do Proeja
Os filhos de Claudia a apoiaram a voltar aos estudos

Mãe de três filhos, sendo o mais novo de oito anos, a estudante passou a ter uma rotina muito corrida com as graduações e tinha que conciliar o seu tempo entre as tarefas educativas e as do lar. “Foi bem difícil, pois meu filho mais novo dependia de mim para algumas tarefas, mas com o apoio e colaboração dos meus outros filhos, um de 14 anos e a outra de 18, pude me dedicar e dar sequência aos estudos. E também tive muito incentivo dos meus familiares, que sempre estiveram torcendo pelo meu sucesso”, afirmou.

Ao longo dos três anos Claudia teve que enfrentar e superar alguns obstáculos antes de se consagrar como a melhor aluna do curso. Ao ficar afastada dos estudos por um longo tempo, algumas mudanças lhe causaram dificuldade. Porém, com muito esforço e ajuda de professores e colegas, ela pôde vencer mais essa barreira. “Informática foi uma das matérias que tive dificuldade, mas meu amigo de turma, Pedro Gabriel, e os professores me ajudaram nos estudos e consegui superar essa adversidade”, conta a Pena de Ouro.

Tudo isso serviu apenas para engrandecer ainda mais a história da primeira estudante do Proeja a ser homenageada como Pena de Ouro. “No final foi tudo muito gratificante, ter no meu currículo um curso de nível técnico de uma instituição como o Pedro II é incrível e ainda ser nomeada a melhor aluna do Proeja mostra o quanto tudo isso valeu. Agradeço ao apoio da minha família e dos meus colegas e professores pelos momentos de alegrias e risadas. Muitas vezes eram essas coisas que me dava animo para seguir até o final. Recomendo para todos o Proeja, é um curso de nível médio/técnico que possibilita ao aluno a ter uma boa base para ingressar no mercado de trabalho e em instituições de nível superior”, aponta Claudia.

Agora como formada, Claudia Santana traça como meta cursar a graduação em Administração e ser aprovada em um concurso público para atuar na área.

Entenda – O título de Aluno Pena de Ouro é concedido ao estudante de cada campus que concluiu o Ensino Médio com maior média geral.

Por Valdeir Militão – estagiário de jornalismo

Categorizado em Bate-papo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress