Vamos falar de sustentabilidade?

Publicado em

Estudantes do Programa Genes com a coordenadora do curso de Meio Ambiente, Mônica Belchior, e o diretor pedagógico de SCIII, Alex von Sydow
Estudantes do Programa Genes com a coordenadora do curso de Meio Ambiente, Mônica Belchior, e o diretor pedagógico de SCIII, Alex von Sydow

Estudantes do Campus São Cristóvão III estão se mobilizando para promover um projeto de coleta seletiva. A proposta é conscientizar toda a comunidade escolar (professores, técnicos e terceirizados) sobre a importância de se desenvolver práticas sustentáveis no campus e, através da reciclagem, mostrar que o lixo pode ser transformado em recurso.

O projeto está sendo gerenciado pelos estudantes que integram o Programa Genes, iniciativa estudantil de alunos do curso integrado em Meio Ambiente e ensino médio regular, que busca promover práticas de sustentabilidade na escola.

A proposta se divide em três frentes de atuação. A primeira delas é a arrecadação e reciclagem de resíduos orgânicos. A ideia é, a partir dos resíduos orgânicos produzidos pelo refeitório do campus, gerar o adubo que poderá ser utilizado nos jardins e hortas do campus. O excedente poderá, inclusive, ser doado para a comunidade escolar e instituições parceiras.

IMG_4419
Dando frutos: projeto já conta com horta orgânica

Para produzir o adubo, os estudantes estão se mobilizando para desenvolver uma composteira. “A composteira é um meio para desenvolvermos vários projetos que temos em mente. Com ela, teremos o adubo que será usado nas hortas e jardins e ajudará a produzir alimentos saudáveis que serão consumidos no refeitório”, explicou Deyvison Sousa, ex-aluno do campus e um dos idealizadores do Programa Genes, que estuda Arquitetura e Urbanismo na UFRRJ.

A segunda frente visa reciclar e reutilizar resíduos sólidos como plásticos, papéis, metais e vidros. Serão instaladas lixeiras específicas para coletar cada tipo de material que será recolhido pelo serviço de coleta seletiva da Comlurb. Hoje, os estudantes do Genes já dão novos usos a materiais plásticos, como garrafas PET. Elas são a matéria prima para a produção de poltronas, sofás, lixeiras e vasos de plantas.

Móveis produzidos com garrafa PET já podem ser utilizados no campus
Móveis produzidos com garrafa PET já podem ser utilizados no campus

Por fim, a reciclagem de resíduos líquidos irá dar uma destinação correta aos óleos de cozinha, em parceria com cooperativas.

Com o início do ano letivo, os alunos que integram o Genes estão mobilizando outros estudantes para se engajarem a esse e aos demais projetos desenvolvidos pelo grupo. Trinta novos alunos das turmas de Meio Ambiente já toparam fazer parte do programa.

Além do projeto de coleta seletiva, o grupo desenvolve outras iniciativas como os jardins e hortas orgânicas verticais e o reaproveitamento da água dos aparelhos de ar-condicionado do campus. O Genes conta com o apoio da direção-geral do Campus São Cristóvão III e da coordenação do curso de Meio Ambiente.

Quer saber mais e participar? Acesse a página do Programa Genes no Facebook.

 

 

Por Bianca Souza

Categorizado em Tá rolando no campus

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress