Alunos do Tijuca II conferem reabertura da Biblioteca Parque

Publicado em

Alunos do Tijuca II participaram da LER
Alunos do Tijuca II participaram da LER

No último sábado, 19 de maio, um grupo de alunos do 6º e 7º anos do Campus Tijuca II foi conferir de perto o maior evento aberto de livros na cidade: LER – Salão Carioca do Livro, que marcou a reabertura da Biblioteca Parque, localizada no Centro do Rio de Janeiro. O passeio foi organizado pelo Setor de Assistência Estudantil, em parceria com a biblioteca, a Direção do Campus e as professoras Laura Lima e Silvia Barros.

O aluno Vinicius Marinho improvisou algumas rimas
O aluno Vinicius Marinho improvisou algumas rimas

Durante o evento, os estudantes participaram de diversas atividades. Eles puderam conhecer a biblioteca itinerante do Sesc e depois prestigiaram o professor e artista Wanderson Geremias, o WG de Rua, criador do projeto social “Cultura na cesta“, que une esporte e poesia (nesse encontro, o estudante Vinicius Marinho pôde improvisar algumas rimas no microfone!). Em seguida, participaram de uma oficina de RPG com Jorge Valpassos, professor de História e criador de jogos de RPG, em que ouviram explicações sobre o jogo e até  elaboraram seus próprios personagens. Por fim, assistiram a uma batalha de ilustração, da qual participaram ilustradores brasileiros de livros infanto-juvenis e os próprios alunos, os quais puderam fazer perguntas e também se uniram aos profissionais no momento de desenhar. Eles também tiveram a oportunidade de passar pelos estandes de livrarias e comprar obras de seu interesse.

O aluno Renan Ramos (703) afirmou ter gostado do RPG. Ele desconhecia ouras formas de jogar que não no computador. Além dele, algumas alunas, como Viviane Barros (603), destacaram a Batalha de Ilustrações como um dos momentos mais legais do dia. Houve também quem se encantasse com a oportunidade de adquirir livros de diferentes editoras, como a aluna Talita Cristina (704).

Para a professora Laura, levar os estudantes a um passeio educativo é um ato de extrema importância para a construção de aprendizados significativos. “Tenho certeza de que essa experiência foi inesquecível para nossos estudantes, não só pela diversão que foi proporcionada a eles, mas também porque puderam assimilar conhecimentos em um lugar não convencional, podendo participar ativamente das dinâmicas educacionais. Desejo que essas oportunidades se multipliquem e que o corpo discente do Pedro II possa se desenvolver e se aprimorar em muitos espaços além da sala de aula”, afirmou.

Atividade envolveu turmas do 6º e 7º anos
Atividade envolveu turmas do 6º e 7º anos

Para a equipe de Assistência Estudantil do campus, a experiência foi gratificante no sentido de proporcionar acesso a atividades culturais, como propõe o Programa Nacional de Assistência Estudantil, sempre pensando na qualidade da permanência do estudante na educação básica. Diante do entusiasmo de estudantes, servidores e responsáveis durante as atividades propostas, os próximos eventos prometem ser ainda mais bem aproveitados.

 

 

Por Michelle Iris, Letícia Custódio, Juliana Amorim e Laura Lima, do Campus Tijuca II

Categorizado em Tá rolando no campus

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress