Grupo de Música lança CD

Alunos do 5º ano do Campus Tijuca I com o professoresJuliana Chrispim e Paulo Coutinho

Alunos do 5º ano do Campus Tijuca I com os professores Juliana Chrispim e Paulo Coutinho

O Grupo de Música, formado por alunos do 5º ano e professores do Campus Tijuca I, lançou seu primeiro CD. O grupo é um projeto de atividade de apoio ao ensino, desenvolvido pelos professores Juliana Chrispim (coordenadora de Música) e Paulo Coutinho, do Campus Tijuca I. Fizeram parte do grupo dezoito estudantes que cursaram o 5º ano em 2017.

O CD registra a performance ao vivo das crianças, interpretando os arranjos musicais elaborados por elas e pelos professores, desenvolvidos ao longo dos ensaios do grupo. Nesse disco foram gravadas as músicas Alguém cantando e Leãozinho, de Caetano Veloso, Era uma vez, de Kell Smith, e Máscara e Admirável chip novo, de Pitty.

CLIQUE PARA OUVIR O CD

CapaA gravação foi realizada na sala de Música do campus, em uma parceria com o Prof. Leonardo Stefano (Coordenador de Música de RII), que colaborou com os equipamentos necessários e, principalmente, com sua experiência em gravação de áudio.  Com identidade visual criada pelo Prof. Leandro Souza (Artes Visuais, TI), o encarte do CD contou com fotos da Profª Cláudia Thees (TI), que também é fotógrafa, e da aluna Manoela Cunha, integrante do Grupo de Música, que é apaixonada por fotografia. Expressando o desejo de ser fotógrafa, a aluna teve a oportunidade de vivenciar essa experiência, fazendo registros marcantes do dia da gravação e tendo suas fotos utilizadas na composição do encarte.

A musicalidade era uma característica marcante nessas turmas de 5º ano, expressa no prazer e no envolvimento com as práticas musicais realizadas durante as aulas curriculares da disciplina. Os estudantes manifestavam interesse em poderem ter um tempo maior de contato com os instrumentos, de ensaio e criação de arranjos musicais, de fruição e engajamento na prática musical. Desta forma, o projeto teve início impulsionado pela demanda das próprias alunas e alunos que, questionando o pouco tempo semanal designado para a aula de Música, abriam mão de estarem no pátio do campus na hora do recreio para, cheias (os) de animação, ficarem tocando e cantando na sala de Música, com a supervisão da professora Juliana.

As atividades do Grupo de Música começaram em agosto de 2017, com a proposta de interpretar e criar arranjos de canções de repertório variado, oferecendo aos estudantes a oportunidade de ampliarem suas vivências com distintas modalidades de execução musical, desenvolvendo a musicalidade e expressividade da voz, no canto, e aumentando o contato com instrumentos como teclado, violão, xilofones, metalofones, liras, flautas, bateria e outros instrumentos de percussão. Mostrando o trabalho desenvolvido, o Grupo de Música realizou apresentações musicais em espaços variados, incluindo uma apresentação no evento de comemoração dos 180 anos do CPII, que ocorreu em São Cristóvão.

momento de gravação para o CD

momento de gravação para o CD

A participação no Grupo de Música e a experiência de gravação do CD propiciou às crianças habilidades musicais mais amplas do que as que dizem respeito à execução musical: o desenvolvimento do olhar crítico em relação às próprias produções musicais e às produções dos outros, a escuta e a observação mais cuidadosa dos arranjos musicais executados, o compartilhamento de experiências com o grupo, e a motivação na aprendizagem em socialização.

“Toda vez que eu ia pra aula ficava feliz de ouvir um som maravilhoso. Saber que você faz parte dele é inexplicável, além de dar boas risadas e saber o quanto eu era capaz. Pude aprender que às vezes é bom ceder, que uma mínima opinião muda tudo, que cada instrumento tem sua importância”, afirmou a aluna Mariana Beatriz, da turma 501 (2017).

IMG-20171114-WA0069

A participação no Grupo de Música foi, para muitos alunos, uma possibilidade de descobrir novos interesses.  “Eu acho que se o grupo não existisse, eu nunca teria encontrado a minha paixão, a bateria. Eu não gosto de cantar, nem de tocar flauta. Mas no grupo de música eu descobri esse instrumento maravilhoso que me faz todo dia querer saber mais sobre essa coisa maravilhosa que se chama música. Uma parte que eu achei muito legal no grupo, foi a liberdade que nós tivemos para escolher as músicas, o arranjo e os instrumentos de cada uma. Esse projeto foi muito legal e eu espero que outras turmas possam ter a oportunidade que a nossa teve”, contou Maria Clara Vasquez, da turma 503 (2017).

Em 2018, o Grupo de Música dará continuidade às suas atividades, e agora será formado por alunas e alunos do atual 5º ano do Campus Tijuca I. As inscrições já aconteceram e as atividades se iniciam em junho.

 

 

Por Lucianne Anacleto – comunicadora do Campus Tijuca I

 

1 Comment

  1. Monica.

    Esse colégio é um absurdo de maravilhas.
    Muito obrigada Juliana e Paulo por esse trabalho maravilhoso.
    Muita admiração por vcs.

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>