Alunos do CPII são os primeiros brasileiros a participar do HMUN India

Publicado em

Professor Diego Ramanho com os alunos Camila Alcantra, Danylo Magalhães, Marlon Oliveira e Marcelle Collares
Professor Diego Ramanho com os alunos Camila Alcantra, Danylo Magalhães, Marlon Oliveira e Marcelle Collares

Quatro estudantes brasileiros apaixonados por simulações diplomáticas tiveram a oportunidade de participar de um dos maiores eventos da área: a 7ª edição do Harvard Model United Nations India 2018 (HMUN India). Sim, eles foram os primeiros representantes da América Latina  a participarem do evento e sim, eles são estudantes do Colégio Pedro II.

Entre 12 e 15 de agosto, o HMUN India reuniu estudantes desse e de outros dez países ao redor do mundo. Camila Alcantra (18 anos, Campus Centro), Danylo Magalhães (17 anos, Campus São Cristóvão III), Marcelle Collares (18 anos, Campus São Cristóvão III) e Marlon Oliveira (19 anos, Campus Duque de Caxias) formaram a delegação brasileira que participou da conferência asiática.

O sonho de participar de um evento desse porte teve início quando Danylo, pesquisando sobre modelos diplomáticos no exterior, se deparou com a rede de modelos de Harvard (além do HMUN na Índia, a universidade americana também realiza a conferência nos Estados Unidos – claro! – e na China). Ele comentou sobre a vontade de participar do evento com Marlon,  Marcelle e Camila, e assim se formou o grupo. “Quando fomos perceber éramos quatro jovens, apaixonados pela modelândia e com o sonho de ir para a Índia, bem no estilo da loucura mesmo”, relembrou Danylo.

O processo até a aprovação não foi fácil, mas o foco e a dedicação dos quatro tornou tudo possível. “Éramos um grupo que tinha os planos alinhados desde o princípio. Estudamos juntos, fizemos resumos juntos e nos disponibilizamos o tempo inteiro uns para os outros; isso foi essencial”, comentou Marcelle. O custeio para participação no evento foi garantido pelo Colégio Pedro II. E lá foram eles para a Índia, acompanhados pelo professor de Filosofia do Campus São Cristóvão III, Diego Ramalho.

O HMUN India foi composto por vários comitês. Marcelle esteve no Comitê Social, Cultural e Humanitário. Camila participou do comitê de Política Especial e Descolonização. Danylo fez parte do Comitê Jurídico, que abordou questões como cibercrime, ciberguerra e cibersegurança. Já Marlon integrou a Assembleia Geral das Nações Unidas, no Comitê de Desarmamento e Segurança, e sua participação lhe rendeu uma Menção Honrosa na conferência.

“Foi gratificante ter sido reconhecido pelo meu trabalho. Me empenhei muito no evento” disse ele. Seu bom desempenho foi fruto de muitas experiências, acumuladas desde quando tinha 15 anos e passou a participar de modelos de simulação diplomática. “Dentre todos eu destaco o Modelo Interno de Diplomacia do CPII (MID). Este me proporcionou a oportunidade de aprender como delegado e diretor em seus 5 anos de evento”, destacou citando também o HACIA Democracy, mais um modelo diplomático desenvolvido por Harvard, do qual participou na edição e 2016, na costa Rica.

O MID também fez e faz parte da trajetória da Camila, Danylo e Marcelle. “Foi no III MID a minha primeira experiência com esse mundo de simulações diplomáticas. Participei outra vez em 2017, e também da organização do II Modelo Diplomático de Realengo (MDR) e ambos os modelos foram muito importantes para meu crescimento pessoal”, Danylo contou. “Participei do MID em 2016, debatendo na Organização Mundial da Saúde sobre a problemática do aborto clandestino na saúde das mulheres. Mesmo sendo a menos experiente do grupo em simulações, mergulhei totalmente nesse projeto e não tenho palavras para tudo o que vivi e aprendi”, comentou Marcelle. Nesse ano, o Modelo de Diplomacia do Colégio Pedro II chega a sua 5ª edição, em outubro, no Campus São Cristóvão III.

Para o professor Diego Ramalho, eventos como o HMUN India e o MID promovem o diálogo e incentivam conhecimentos ligados às mais diversas áreas do saber, sendo um outro espaço para aprendizados, para além da sala de aula. “Foi uma experiência incrível, tanto por poder contribuir minimamente para o fortalecimento da recente cultura de simulações diplomáticas quanto pelo enriquecimento cultural que o projeto nos proporcionou. A participação dos estudantes foi excelente! O grupo participou ativamente de seus comitês e aproveitou cada oportunidade para extrair deste projeto o máximo possível para sua formação. Aconselho que os estudantes se inscrevam cada vez mais em eventos de simulação diplomática – não apenas em externos, como foi o caso do Harvard Model United Nations, mas sobretudo nos já existentes em nosso Colégio”, sugeriu Diego.

Experiência cultural

Muitos aspectos relacionadas à cultura do país deixaram os estudantes impressionados. Marcelle disse que teve medo de como seria tratada por ser mulher, mas que poucas foram as vezes em que foi desrespeitada, e, que, pelo contrário, as pessoas que conheceu eram gentis e interessadas na cultura brasileira.

Danylo destacou suas impressões sobre o trânsito, as comidas apimentadas e a religião. “Só convivendo com uma sociedade politeísta dá para ter noção de quão as religiões são diferentes entre si, para mim foi surpreendente o jeito que as crenças se misturavam e como elas eram fortes para as pessoas”.

Para os quatro estudantes, ter participado do HMUN India mudou para sempre suas percepções sobre o mundo. “Nunca imaginei que seria capaz de integrar um evento de tamanho porte e reconhecimento, tampouco que representaria o colégio em tal, e ter conseguido fazer parte disso é o que mais me orgulha. Além de tudo, tive a oportunidade de ter contato com gente extremamente diferente em aspecto cultural, e voltei com muitos pensamentos diferentes e muito mais experiência”, finalizou Camila.

 

 

Por Bianca Souza  e Natasha Marques (estagiária de jornalismo)

Categorizado em Fique por Dentro

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress