Humaitá II recebe estudantes dinamarqueses em intercâmbio cultural

Publicado em

Chegada ao campus
Chegada ao campus
Chegada ao campus
Chegada ao campus

O dia 18 de outubro foi diferente no Humaitá II. Tudo por conta da visita de um grupo de alunos da escola dinamarquesa Viden Djurs ao campus. Visitantes e alunos do Colégio Pedro II aproveitaram o intercâmbio cultural para conhecerem mais da realidade escolar dos dois países e tiveram juntos momentos de muita diversão.

A proposta de realização do intercâmbio entre os estudantes das duas instituições partiu da escola visitante, localizada na cidade de Grenaa. Viden Djurs é uma escola pública, de nível médio, com uma linha de economia internacional voltada para o Brasil. Os alunos participam ainda de outra linha de estudo chamada “Brasil Football College”, que adota o futebol brasileiro como prática esportiva.

Aula com o professor de Biologia, Jorge Lúcio
Aula com o professor de Biologia, Jorge Lúcio

O grupo de dinamarqueses formado por 13 estudantes (sendo duas alunas) participou de uma aula com o professor de Biologia Jorge Lúcio Vasconcellos, que falou sobre as diferenças entre Brasil e Dinamarca no tocante a algumas áreas, como a vacinação. Durante a aula, alunos do campus fizeram a tradução para o inglês.

Em seguida, os alunos almoçaram no refeitório com os colegas brasileiros e assistiram à apresentação musical de bandas “Orkestra Demoprática”, de pop rock, e “Zezinho e outros cajóns”, de jazz, formadas por alunos do Humaitá II.

Partida de futsal
Partida de futsal

Na quadra de esportes foi a vez dos estudantes dinamarqueses mostrarem o que têm aprendido nas aulas de futebol. Eles jogaram futsal com alunos do Humaitá II. No masculino, o resultado, esperado, 9×5 para o CPII. Já no feminino, as dinamarquesas venceram por 4×2.

A última atividade do dia foi uma oficina de forró. Os facilitadores foram os próprios alunos do campus. A atividade agradou muito aos dinamarqueses, que queriam continuar no campus além do horário previsto para o termino da visita.

Colaboração

Segundo o professor de Educação Física Afonso Hildebrandt, a colaboração dos alunos do campus foi fundamental para o sucesso do intercâmbio. “Eles confeccionaram a faixa de boas-vindas que foi afixada na quadra de esportes, acompanharam os alunos durante as atividades, fazendo a tradução para o inglês, jogaram, fizeram apresentação musical e foram responsáveis pela oficina de forró. ”

Afonso destaca a colaboração dos professores Affonso de Miranda, de Educação Musical, e Jorge Lúcio Vasconcellos, de Biologia. “Eles contribuíram muito para esse importante momento do campus”, ressaltou, parabenizando ainda a professora Bianca Alves Siqueira pela apresentação que fez sobre o ensino na Dinamarca.

Dinamarqueses também participaram de oficina de forró
Dinamarqueses também participaram de oficina de forró

Professora adjunta da escola dinamarquesa, a brasileira Bianca Alves Siqueira é a responsável pela elaboração de um roteiro que atenda toda a parte pedagógica estudada e que proporcione uma interação com o Brasil. Há 10 anos na Dinamarca e desde 2011 lecionando na instituição, Bianca conta que o “Brasil Football College” nasceu como um projeto, mas hoje é uma linha de estudo na escola.

“Além de treinar futebol uma equipe de professores brasileiros, nossos alunos aprendem, no decorrer de três anos, sobre a história, sociedade, política e economia dos países da América latina”, explicou a professora. Ainda segundo Bianca, ao longo da formação escolar, os alunos visitam a Espanha, no segundo ano, e o Brasil, no último ano. “As duas viagens proporcionam aos estudantes uma vivência da realidade dos países que eles estudaram. ”

Esta não é a primeira vez que alunos dinamarqueses visitam o Colégio Pedro II. Em 2014, um grupo de estudantes esteve no Campus Centro. Nos anos seguintes, conheceram o sistema de ensino privado.

Fábio-Guedes-e-Ana-Luiza-Lobo-da-2ª-serie-com-as-estudantes-Julie-Rasmussen-e-LykkeThemsen
Fábio Guedes e Ana Luiza Lobo, da 2ª série com as estudantes Julie Rasmussen e Lykke Themsen

O que eles acharam…

“Achei a experiência muito legal, uma troca de conhecimentos e uma oportunidade para treinar o inglês.” Ana Luiza Lobo, 2ª série

“Achei muito interessante saber como a escola funciona. Também gostei muito da forma como fomos recebidos pelos alunos e professores daqui e pelos brasileiros em geral.” Julie Degn Rasmussen

“Gostei de saber como funciona o ensino no país deles. Fiquei interessado na história da professora Bianca. Também pretendo estudar e morar fora do país.” Fábio Guedes, 2ª série

Clique para ver mais fotos e vídeos

 

 

 

Por Denise Moreira – jornalista do Campus Humaitá II

 

Categorizado em Tá rolando no campus

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress