Mais música, por favor!

Publicado em

IMG_4160

No próximo ano, o Espaço Musical do Colégio Pedro II vai completar 20 anos de um trabalho dedicado à formação musical de estudantes e membros da comunidade escolar. O resultado desse projeto, que beneficia crianças e adultos, pôde ser conferido na última semana, quando as turmas dos cursos de instrumentos e grupos vocais se apresentaram para a comunidade escolar, em São Cristóvão.

O encerramento das atividades de 2018 foi coroado com a apresentação da Orquestra CPII, na sexta-feira, 30/11, reunindo estudantes de todos os curso oferecidos pelo Espaço Musical. No teatro Mario Lago, o público conferiu uma apresentação eclética indo da música erudita à popular brasileira, sem deixar de fora pop, samba e funk. A seleção incluiu até a música de abertura da famosa série Game of Thrones. Não teve quem não gostasse!

Apresentação da orquestra CPII

Em quase duas décadas de existência, o Espaço Musical funciona como uma atividade extraclasse para alunos que querem aprofundar seus conhecimentos musicais e também para membros da comunidade escolar (servidores, responsáveis de alunos e ex-alunos) que querem estudar música (mesmo sem nenhum conhecimento prévio). Em 2018, o espaço atendeu cerca de 200 alunos que participaram de aulas de canto coral, flauta transversa, clarinete, saxofone, trompete, trombone, violão, violino, violoncelo, cavaquinho, teclado, piano e percussão.

Paulo Teles, coordenador do Espaço Musical
Paulo Teles, coordenador do Espaço Musical

“Durante as aulas regulares de Educação Musical, os alunos do CPII aprendem a teoria musical e a tocar instrumentos, como flauta doce e percussão, e aqui no Espaço Musical, como atividade extraclasse, eles aprendem instrumentos específicos como violino, clarinete, violoncelo, flauta transversa, trompete, entre outros. O aprendizado de música é tão marcante para determinados alunos que mesmo os que são ex-alunos continuam vindo para ter as aulas e participar das atividades. Temos também servidores do CPII e pessoas da comunidade como pais de alunos”, explica o coordenador do Espaço Musical, Paulo Teles.

É o caso de Claudia Souza, mãe de Antônia Vitória, estudante da 2ª série do Campus São Cristóvão III. Claudia decidiu estudar violoncelo no Espaço Musical esse ano e sua filha toca clarinete desde que começou a frequentar o espaço, quando estava no 3º ano do ensino fundamental. “Era um sonho, consegui a vaga e estou adorando! Essa volta para as artes é tudo de bom e o colégio incentiva muito isso”, declarou Claudia, elogiando o trabalho desenvolvido pela equipe de professores do Espaço Musical, em especial pelo professor Paulo.

Vitória e Claudia: filha e mãe fazem aulas no Espaço Musical
Antônia Vitória e Claudia: filha e mãe fazem aulas no Espaço Musical

Rafael também é aluno do curso de violoncelo. Ele começou a fazer aulas no Espaço Musical em 2016, quando ainda era aluno do Campus São Cristóvão III. Agora, ele busca seguir carreira na área de Ciência da Computação, mas tem na música uma paixão. A possibilidade de continuar se aprimorando, de aprender novos instrumentos e de continuar se apresentando na orquestra, fizeram com que ele continuasse a frequentar o Espaço Musical. Para o ex-aluno, a música também permite o desenvolvimento de outras habilidades. “O ensino da música vai além da parte artística, que não deixa de ser importante. Ele traz uma noção diferente de lógica, porque você tem que estar prestando atenção no ritmo, nas notas, no manejo do instrumento. São várias habilidades que você tem que desenvolver ao mesmo tempo para manter a melodia e a harmonia da música. Isso é bom para o aluno, para se desenvolver mentalmente e até mesmo culturalmente. Aqui aprendemos muitas músicas antigas, do Brasil, da Europa e da África, e isso é muito legal”, afirma.

Rafael é ex-aluno e faz aulas de violoncelo

A apresentação de final de ano na orquestra foi a primeiro para a aluna Sara Lavínia Pires, do Campus São Cristóvão II. Ela começou as aulas de violino no Espaço Musical há alguns meses, com o incentivo de sua mãe. “Sempre admirei muito o violino. Um dia escutei uma música com a minha mãe, de uma banda que a gente gosta, e que tinha um fundo lindo com violino. Falei que tinha que aprender a tocar. Ela me colocou na aula de violino do Espaço Musical e comprou um violino pra mim. Muitas pessoas não têm essa oportunidade no colégio. É sem igual, você estar no colégio e poder treinar uma coisa que você gosta, sem precisar pagar nada por isso”, afirma.

Sara Lavínia
Sara Lavínia

No próximo dia 5 de dezembro, a Orquestra CPII volta a se apresentar durante a festa pelos 181 anos do CPII, que acontece no Campus Tijuca I.

Veja mais fotos da apresentação!

 

Fique ligado!

Ficou com vontade de aprender um instrumento ou participar de um coral? O Espaço Musical abre inscrições para novas turmas em fevereiro de 2019. Todos os cursos são gratuitos e o aluno não precisa possuir instrumento.

 

Por Bianca Souza

Categorizado em Fique por Dentro

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress