Intercâmbio: Novos alunos estrangeiros no CPII

Publicado em

Intercambistas_turma_SCIII

O retorno às aulas depois das férias de julho trouxe novos estudantes ao Colégio Pedro II. Quatro intercambistas europeus passaram a frequentar as aulas na instituição, por meio da parceria entre o CPII e a organização não governamental AFS Intercultura Brasil, que oferece oportunidades de intercâmbio em todo o mundo.

A belga Lotte Van Campenhout (Campus Centro), o dinamarquês Asger Soerensen (Campus São Cristóvão III) e os italianos Emanuele Baldi (Campus Niterói) e Greta Bacilieri (Campus Engenho Novo II) chegaram no começo de agosto e durante toda sua estadia no Brasil ficarão hospedados em casas de famílias anfitriãs de estudantes do CPII. Além deles, a tailandesa Luksamon (Nammon) Sirisansopon frequenta, desde o início do ano letivo, as aulas no Campus Humaitá II.

A escolha pelo Brasil foi a primeira opção de Greta, que tem uma irmã gêmea que está fazendo intercâmbio na Argentina. “Acho o Brasil muito inspirador. Também pensei que se tenho que passar seis meses longe de casa gostaria de ir para um lugar bem distante”, afirmou.

Já Nammon levou em consideração a experiência de sua tia para escolher nosso país. “Minha tia veio ao Brasil e disse que era ótimo, por isso escolhi o país”, disse.

Greta, Lotte, Nammon e Asger com o reitor Oscar Halac
Greta Bacilieri, Lotte Van Campenhout, Nammon Sirisansopon e Asger Soerensen com o reitor Oscar Halac

A acolhida desses estudantes em seus campi tem sido bastante calorosa. “Está sendo incrível. Todas as pessoas que conheci até agora são muito abertas e prestativas. Elas querem te ajudar com tudo que podem. Tenho muita sorte”, afirmou Lotte. “Estou tendo a mesma experiência. Todos estão sendo muito prestativos, querem falar comigo e me ajudar a aprender português”, complementou Asger.

Nesse período, os estudantes estrangeiros destacaram a proximidade entre professores e estudantes como uma das maiores diferenças entre uma escola brasileira e as escolas de seus países. “Percebi que os professores tem uma relação muito próxima com os estudantes. Na Bélgica eles são mais distantes, mais formais”, pontuou Lotte. “O mesmo acontece na Itália, lá somos chamados sempre pelo nosso sobrenome”, acrescentou Greta.

“Na Tailândia alguns professores são mais próximos dos estudantes. Mas nas escolas temos mais regras como não poder pintar o cabelo e usar brincos”, contou Nammon que já exibe orgulhosa seus brincos e discretas mechas descoloridas no cabelo.

Já Asger pontuou sobre o uso de tecnologias em sala de aula. “Para mim a principal diferença é que aqui raramente usamos computadores e temos que ir para um laboratório quando precisamos utilizá-los. Na Dinamarca usamos computadores em todas as aulas”, comparou.

Intercambistas_Balod_Daise
Lotte, Greta, Asger e Nammon com Flavio Balod e Daise Dias (diretora-geral de SCIII)

 

Intercâmbio

A parceria entre o CPII e a AFS Intercultura Brasil teve início em 2015. Desde então, 16 estudantes estrangeiros já passaram pelas salas de aula de todos os campi do CPII.

“Nosso alunos também podem concorrer a um intercâmbio no exterior através da AFS. O Acordo de Cooperação prevê isso, mas, para que possam candidatar-se, os estudantes do CPII têm que entrar no site da AFS e informar-se sobre os procedimentos necessários. Todo o processo (recebimento de candidaturas, seleção, etc.) é efetuado pela ONG”, explica o assessor de Relações Internacionais do CPII, Flavio Balod.

Saiba como foi a experiência de Thomaz Noronha na Califórnia

“Julgo extremamente enriquecedora para nossos alunos a convivência com esses colegas de outros países, experiência a partir da qual eles podem praticar o inglês, conhecer outras culturas e visões de mundo e fazer amizades que, quem sabe, serão pra muitos anos, se não para a vida inteira. O Colégio Pedro II tem a vocação de uma escola de caráter internacional. É preciso pensar para além de nossa aldeia! A assim chamada globalização exige isso”, pontuou Balod.

 

INSTAGRAM: Intercambistas conheceram a Tabuada do CPII!

 

 

 

 

Por Bianca Souza – jornalista

Categorizado em Fique por Dentro

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress