V Edição dos Jogos da Alegria

Publicado em

Jogos da Alegria - 09_11_2019 (2)

No dia 9 de novembro a equipe de Educação Física realizou com as turmas de 1º a 3º ano de São Cristóvão I a quinta edição dos Jogos da Alegria, com o tema “Celebrando os jogos e as brincadeiras indígenas”.

A programação do evento criada pela equipe destacou a importância da cultura corporal de movimento para o currículo da Educação Física, estando entre seus objetivos “vivenciar, conhecer, valorizar e atribuir novos sentidos e significados à essas práticas corporais, bem como às representações a elas associadas”.

No que diz respeito aos anos iniciais do ensino fundamental a equipe destaca especialmente os jogos e brincadeiras, notando sua importância para o processo de “construção de identidades sensíveis à diversidade cultural”, de tal modo a trabalhar acerca das relações étnico-raciais, conhecendo e valorizando as diferentes origens de nossa população. Assim, esta edição dos Jogos da Alegria foi pensada de tal modo destacar a riqueza cultural de nossos povos originários.

Os responsáveis presentes puderam compartilhar com suas crianças a vivência de brincadeiras indígenas como a corrida do bastão sagrado, o “Curupira”, do povo Tikuna, o “Kopü-Kopü” e o “Emusi”, do povo Kalapalo, o “Peikrã”, do povo Kayapó e as danças “Karai Poty” e “Tangará Mirim” de origem Guarani.

Jogos da Alegria - 09_11_2019 (1)

Picture 1 of 12

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress