Projeto #BibliotecaIndica: os melhores amigos da biblioteca!

Publicado em

Design sem nome (31)

Oi, galerinha! Vocês se lembram de mim? Eu sou o Papa Livros e estava morrendo de saudade de todo mundo! Voltei com o meu, o seu, o nosso #BibliotecaIndica para continuar trazendo muitas dicas e histórias incríveis para todos vocês! Vamos começar?

Elisa (1)

E a primeira edição de 2021 é sobre uma data muito especial: no dia 12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário. No Campus São Cristóvão I eu tenho três amigos que cuidam de mim e também da nossa biblioteca: a tia Elaine, que é bibliotecária, a tia Elisa e o tio David, que são auxiliares de biblioteca.

Tem gente que acha que quem trabalha em biblioteca passa o dia inteirinho só lendo um monte de livros, mas isso não é verdade! O que vocês acham que um bibliotecário pode fazer?

Uma das coisas que as crianças mais fazem aqui na Biblioteca Casa das Histórias é pedir ajuda para encontrar os livros que querem levar emprestado, afinal não é nada fácil achar aquela história tão desejada entre os mais de 7 mil itens que nós temos! Sabem quem ajuda todo mundo nessa missão? Isso mesmo, a nossa equipe.

Além de deixar os livros identificados e organizados em cada cantinho da nossa biblioteca para que a gente possa encontrá-los com mais facilidade, eles nos ajudam nas nossas pesquisas, nos trazem muitas novidades e registram o livro que a gente quer levar para casa. Também tem aquela hora muito engraçada em que eles ficam na porta da biblioteca gritando “Livros para devolver! Livros para devolver!” ou chamando o pessoal pra avisar que o livro tão esperado está disponível para empréstimo.

O pessoal do programa Quintal da Cultura também precisou da ajuda do Bibliotecário Borges para encontrar um livro de brincadeiras. Será que esse bibliotecário se parece com alguém da nossa biblioteca?

Vocês sabiam que bibliotecários também podem ser autores? Aqui na nossa biblioteca temos livros de uma autora chamada Ana Lúcia Merege. Além de escrever histórias de fantasia para o público infantojuvenil, a Ana também é bibliotecária na Biblioteca Nacional, tendo participado inclusive como curadora da exposição sobre Monteiro Lobato que a gente acompanhou lá no #BibliotecaIndica sobre o autor. Ela começou a escrever sobre fantasia para que mais pessoas conhecessem esse universo e se interessassem por ele.

Ana Lúcia Merege

Na matéria que vocês acompanham a seguir, a Ana falou um pouco sobre a importância da leitura e deu dicas para quem também quer escrever suas próprias histórias:

E se a gente convidasse a Ana para bater um papo conosco sobre seus livros? Será que ela aceitaria? Ela já esteve lá no Campus São Cristóvão II conversando com a galerinha, e ouvi dizer que foi um sucesso!

A Helena, do canal Leitora na Holanda, falou um pouco sobre o primeiro livro de uma trilogia que a Ana escreveu e que vocês podem encontrar lá na Casa das Histórias:

Querem saber mais sobre a autora? Deem uma passadinha lá no blog A estante mágica de Ana!

Outra bibliotecária que é autora – ou seria autora que é bibliotecária? – que a gente encontra na Casa das Histórias é a Lucia Fidalgo. Ela também é professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ. A Lucia gosta tanto, mas tanto, mas taaaanto de contar histórias, que tem um grupo de contadores chamado Morandubetá com outros três amigos: Benita Prieto, Celso Sisto e Eliana Yunes.

A gente pode dar uma espiadinha no trabalho da Lucia lá na página www.luciafidalgo.com

Morandubetá

A Fabiana colocou uma flor bem bonita no cabelo para contar uma história escrita pela Lucia que está no livro Cabelo com jeito diferente. Os colegas de Bia sempre falavam do cabelo dela. Vocês sabem o porquê?

Vamos conhecer outra Lucia, também bibliotecária e com ideias incríveis? A Lucia Lino é uma bibliotecária do Museu de Astronomia e Ciências Afins, que fica aqui pertinho da nossa escola. Vocês já a conhecem do canal Bibliotecárias Antenadas, que apareceu por aqui no #BibliotecaIndica sobre a Sylvia Orthof.

 

Design sem nome (44)

Junto com sua família, a Lucia tem um projeto chamado Compartilhando Histórias na Praça Granito, no bairro de Anchieta, aqui na cidade do Rio de Janeiro. Eles levam livros para a praça e a comunidade inteira pode aproveitar! Não é mesmo incrível?

E eu acho que o talento para contar histórias é de família: ela é mãe da escritora Mariene Lino, cuja história A amizade entre os animais vocês podem conferir na contação da própria Lucia! Aproveitem!

Os profissionais que trabalham nas bibliotecas também podem nos auxiliar com várias informações importantes sobre os mais diversos temas, dentro e fora do ambiente escolar.

Durante a pandemia, mesmo com as equipes trabalhando de casa, as bibliotecas do Colégio Pedro II continuaram a compartilhar diversas dicas de leitura, entretenimento e informação através do projeto #BibliotecaIndica. Saibam que esse projeto foi pensado com muito carinho por todos os bibliotecários, auxiliares de biblioteca e demais profissionais que formam as equipes desses cantinhos tão especiais que fazem parte da rotina dos estudantes nos campi.

E para matar a saudade e homenagear os melhores amigos das bibliotecas do Colégio Pedro II no Dia do Bibliotecário, que tal relembrarmos o nosso #BibliotecaIndica especial sobre as maravilhosas bibliotecas do CPII? Vamos de #tbt!

Projeto #BibliotecaIndica: um #tbt mais que especial!

Projeto #BibliotecaIndica: mais memórias do #BibliotecaIndica!

Contem pra mim: o que mais vocês gostariam de saber sobre as bibliotecas e os seus profissionais? Escrevam nos comentários ou mandem um e-mail para casadashistorias@cp2.g12.br! Ah, mandem também muitas sugestões para o próximo #BibliotecaIndica.

Um grande beijo de seu amigo,

Papa Livros Flicts de Sousa

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress