Projeto #BibliotecaIndica: Dia Mundial da Água

Publicado em

Design sem nome (63)

Olá, pessoal! Bem-vindos ao #BibliotecaIndica desta semana onde eu, Papa Livros, vou esclarecer uma história que sempre contam sobre mim.

Vocês já ouviram uma música que as crianças adoram cantar que diz que eu não gosto de lavar o pé? Não acreditem, é fake news! Quem me conhece sabe que sou bem limpinho e cheirosinho. Eu adoro tomar banho, mas sem desperdício, pois sei que a gente precisa cuidar para sempre termos água aqui no nosso planeta.

Design sem nome (13)

Sabiam que água é um bem tão precioso para a vida no planeta que existe um dia para a conscientização sobre a sua importância? Isso mesmo! Dia 22 de março é comemorado o Dia da Água no mundo inteiro. Minha família, por exemplo, mora todinha numa lagoa e sabe bem como é importante cuidarmos da água, já que sem ela não teríamos como viver.

Meus amigos lá da floresta me deram uma ajudinha para explicar um pouco mais sobre a importância da água em nossas vidas!

Existe aqui no Brasil um projeto de preservação dos golfinhos rotadores nos oceanos, que fica em uma ilha chamada Fernando de Noronha, lá em Pernambuco. Quem trabalha nesta iniciativa sabe muito sobre preservação e por isso eles criaram um vídeo contando sobre a criação do Dia da Água. Vocês sabiam que esse dia foi escolhido aqui no Rio de Janeiro e com pessoas do mundo todo convidados para um evento da Organização das Nações Unidas? E que a água também tem direitos? No canal do Projeto Golfinho Rotador nós podemos descobrir quais são esses direitos.

Todo mundo aqui já percebeu que a água é essencial para nossa vida e por isso precisamos conservá-la para que nunca falte, não é mesmo? No canal Ticolicos surgiu a dúvida sobre o porquê de precisarmos tanto economizar e preservar esse recurso natural. Várias crianças e uma ambientalista conversaram com o Ludi e me ensinaram muito sobre o assunto.

Sabe quem precisava assistir o vídeo dos Ticolicos? Um amigo meu chamado Juca Machuca! Ele foi lá no canal Varal de Histórias pedir um chuveiro emprestado para tomar banho. Parece que ele e sua família não economizavam a água de casa e ela acabou. Acho que vocês vão gostar de conhecê-lo!

Confesso que queria saber se o Juca conseguiu tomar banho… Ou será que teremos que mudar a música para O Juca não lava o pé, não lava porque não quer?

A Fafá, do canal Fafá Conta Histórias, que vez ou outra aparece aqui no #BibliotecaIndica, também contou uma história onde a chuva, uma das formas como encontramos a água na natureza, é o personagem principal nas memórias compartilhadas por mãe e filha.

Depois de falar tanto sobre a água, encontrei duas músicas que não saem da minha cabeça. O Marcelo Serralva fez uma música no seu canal Clubinho Serralva para entendermos um pouco da importância da água para nossa vida. E o Palavra Cantada falou um pouco sobre as gotinhas que podem virar rios e oceanos.

O que vocês e suas famílias fazem para preservar a água do planeta? Qual história ou música de hoje mais gostaram? Conhecem outras músicas e histórias falando sobre a importância da água nas nossas vidas?

Me contem o que vocês fazem para ajudar o planeta nos comentários ou mandem um e-mail para casadashistorias@cp2.g12.br. Prometo responder assim que terminar meu banho!

Um beijo de seu amigo que sempre lava o pé,

Papa Livros Flicts de Sousa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress