Turma 303 discute “Lute como uma gordinha”

Publicado em

TURMA 303 LUTA COMO UMA GORDINHA

Nesta sexta-feira, dia 21/10/2022, a turma 303 realizou uma atividade importante e muito divertida.

O trabalho partiu da leitura do livro “Lute como uma gordinha”, de Malu Jimenez, Cláudia Reis, Rosane Gomes e com ilustrações de Analu Steffen. Este livro tem origem em um projeto de mesmo nome e foi idealizado pela pesquisadora Malu Jimenez quando se dedicava a seus estudos para o doutoramento.

O objetivo destes estudos e pesquisas é ampliar a discussão sobre o problema da gordofobia, fazendo com que esta reflexão alcance o maior número de pessoas possíveis. O livro “Lute como uma gordinha” vem justamente trazer a conversa da gordofobia para as escolas, enfocando como este problema pode afetar nossas crianças.

A história de Aninha, uma menina de 9 anos que troca de escola e sofre preconceito dos colegas, permitiu que as crianças se expressassem sobre o que entendiam sobre o assunto e como se sentiam a respeito.

Nesta conversa, as crianças puderam ganhar instrumentos para que possam refletir como o tratamento gordofóbico acontece, como o outro se sente e o que fazer e responder nessas situações.  

Ao gerar empatia, a personagem Aninha consegue, por meio da sensibilização, gerar a conscientização sobre o sofrimento que a gordofobia causa, bem como o entendimento de que cada pessoa é diferente e única e que ninguém deve se limitar pelo que as outras pessoas dizem.

Além da leitura e conversa, as crianças conheceram os quadros que inspiraram as ilustrações do livro, obras de pintores como Di Cavalcanti, Fernando Botero, Johannes Vermeer e Romero Britto.

E puderam reproduzir as obras, posando para uma fotografia. Diversão garantida!

O livro “Lute como uma gordinha” está disponível para empréstimo em nossa Biblioteca Casa das Histórias, ou pelo link: https://aic.org.br/saberes-compartilhados/lute-como-uma-gordinha/  

 

CONFIRA AS IMAGENS DA ATIVIDADE

 

– Comunicação Social CSCI

Categorizado em 3º ano, Biblioteca

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress