Turma 303 discute “Lute como uma gordinha”

Nesta sexta-feira, dia 21/10/2022, a turma 303 realizou uma atividade importante e muito divertida.
O trabalho partiu da leitura do livro “Lute como uma gordinha”, de Malu Jimenez, Cláudia Reis, Rosane Gomes e com ilustrações de Analu Steffen. Este livro tem origem em um projeto de mesmo nome e foi idealizado pela pesquisadora Malu Jimenez quando se dedicava a seus estudos para o doutoramento.
O objetivo destes estudos e pesquisas é ampliar a discussão sobre o problema da gordofobia, fazendo com que esta reflexão alcance o maior número de pessoas possíveis. O livro “Lute como uma gordinha” vem justamente trazer a conversa da gordofobia para as escolas, enfocando como este problema pode afetar nossas crianças.
A história de Aninha, uma menina de 9 anos que troca de escola e sofre preconceito dos colegas, permitiu que as crianças se expressassem sobre o que entendiam sobre o assunto e como se sentiam a respeito.
Nesta conversa, as crianças puderam ganhar instrumentos para que possam refletir como o tratamento gordofóbico acontece, como o outro se sente e o que fazer e responder nessas situações.
Ao gerar empatia, a personagem Aninha consegue, por meio da sensibilização, gerar a conscientização sobre o sofrimento que a gordofobia causa, bem como o entendimento de que cada pessoa é diferente e única e que ninguém deve se limitar pelo que as outras pessoas dizem.
Além da leitura e conversa, as crianças conheceram os quadros que inspiraram as ilustrações do livro, obras de pintores como Di Cavalcanti, Fernando Botero, Johannes Vermeer e Romero Britto.
E puderam reproduzir as obras, posando para uma fotografia. Diversão garantida!
O livro “Lute como uma gordinha” está disponível para empréstimo em nossa Biblioteca Casa das Histórias, ou pelo link: https://aic.org.br/saberes-compartilhados/lute-como-uma-gordinha/
CONFIRA AS IMAGENS DA ATIVIDADE
– Comunicação Social CSCI