Comunicado do Comitê de Urgência do Campus São Cristóvão I

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COLÉGIO PEDRO II
Comunicado do Comitê de Urgência do Campus São Cristóvão I

Caras famílias dos estudantes do campus São Cristóvão I,

Esperamos que esta carta encontre todos bem de saúde, assim como seus familiares e amigos. Queremos compartilhar com vocês o percurso do trabalho que temos desempenhado junto ao Comitê de Urgência do nosso campus e, desde já, agradecer pela participação e envolvimento dos responsáveis, compreendendo as possibilidades de cada família neste contexto tão atípico e delicado em que estamos vivendo.

Em contatos anteriores, informamos sobre a composição do Comitê de Urgência formado a partir da adesão voluntária de professores e técnicos, além de duas responsáveis representantes por cada turno do campus São Cristóvão I e uma responsável representante do Complexo de São Cristóvão. O comitê foi criado tendo, como objetivo geral, voltar-se para as demandas emergenciais da comunidade escolar, desdobrando-se em ações como: o compartilhamento de informações oficiais no âmbito da instituição e o estreitamento do contato com as famílias dos estudantes, assim como entre os servidores.

No mês de maio, a primeira ação do comitê foi a elaboração e envio, por e-mail, de um formulário que consistiu em importante instrumento de coleta de dados para, em linhas gerais, uma sondagem acerca das condições de saúde das famílias do campus, situação de emprego/trabalho dos adultos e possibilidades de acesso à internet. Paralelamente ao início dessa pesquisa, o comitê iniciou sua campanha de solidariedade às famílias necessitadas do campus e se engajou na campanha de arrecadação de doações em dinheiro, promovida pelo Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II – SINDSCOPE – para prover auxílio a um grupo de trabalhadores terceirizados da limpeza que teve, em início de junho, seus contratos finalizados.

No dia 27 de junho, em parceria com o SINDSCOPE, o Comitê de Urgência distribuiu 20 cestas básicas, máscaras e álcool em gel para as famílias de funcionários terceirizados do campus São Cristóvão I.

Ainda em fins de junho, fizemos um novo envio do mesmo formulário, buscando alcançar o maior número possível de famílias respondentes, mesmo que cientes da impossibilidade de muitas pessoas acessarem os e-mails, dados os limites de qualquer comunicação via internet.

No início do mês de julho, encerramos o recebimento dos formulários, chegando ao total de 724 respostas, do universo de 940 alunos. Analisando os dados recebidos, concluímos que, do total de famílias que responderam ao formulário, há 266 em situação de desemprego, um dado preocupante que nos levou a intensificar a campanha de solidariedade até o dia 06 de julho.

A partir das análises dos formulários recebidos e do montante arrecadado em dinheiro, constatamos que, infelizmente, não seria possível beneficiar, com a nossa campanha, todas as famílias que podem estar passando por dificuldades financeiras. Coube, então, aos membros do comitê, a tarefa de eleger outros filtros que pudessem indicar graus de vulnerabilidade para contemplarmos o maior número possível de pessoas com o total de doações recebidas. Assim, esclareceremos que receberão o auxílio do Comitê de Urgência:

  • Grupo 1: famílias que responderam ao formulário até dia 02 de julho, relataram desemprego, o(a) respondente faz parte do grupo de risco da Covid-19/está em tratamento de saúde e não receberam auxílio proveniente do Colégio Pedro II;
  • Grupo 2: famílias que responderam ao formulário até dia 02 de julho, relataram desemprego, solicitaram o auxílio proveniente do Colégio Pedro II, mas não foram contemplados.

TABELA DO COMUNICADO

A fim de evitar o deslocamento de muitas pessoas até o campus e consequente aglomeração, o comitê considerou mais viável oferecer o auxílio em forma de depósito bancário. Além de pouparmos todos dos riscos de exposição, também favorecemos que as famílias direcionem essa ajuda para suprirem a necessidade que julgarem mais emergencial. Portanto, cada família contemplada receberá, por e-mail, um comunicado específico para fornecer seus dados bancários.

Como ações futuras, o comitê segue buscando alcançar os responsáveis que não conseguiram acessar e/ou responder ao formulário, pois, além do desejo de saber como estão os nossos estudantes e familiares, temos o compromisso de entrar em contato com todas as 940 famílias do campus. Para alcançarmos esta meta, temos a valiosa atuação dos responsáveis representantes que são membros do comitê. Criamos uma lista de transmissão via Whatsapp para que o contato seja facilitado com as famílias que ainda não nos deram notícias e, em casos específicos, faremos ligações telefônicas.

Estamos certos de que o momento é de união e solidariedade. Agradecemos a todos que puderam contribuir com doações, divulgando a campanha, respondendo ao formulário, confiando no nosso trabalho, fortalecendo e ampliando nossa rede de apoio, enfim. Em breve, anunciaremos outras iniciativas para seguirmos ajudando mais famílias necessitadas, estreitando ainda mais nossos vínculos e consolidando nossa parceria.

Quem tiver dúvidas ou sugestões, envie um e-mail para o Comitê de Urgência:

comitedeurgencia.sc1@gmail.com

Queremos acolher todas as famílias que nossos braços puderem abraçar!

Atenciosamente,

Comitê de Urgência do Campus São Cristóvão I

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