Projeto #BibliotecaIndica: o rei, o gato, o rato e uns pingos!

Publicado em

Design sem nome (10)

A Biblioteca Casa das Histórias convida você para uma viagem mais que especial pela França. Mas não estamos falando do país, e sim da família que já apareceu por aqui e agora ganha um #BibliotecaIndica inteirinho dedicado a ela: Mary e Eliardo França.

Fonte da imagem: @MaryeEliardoFranca
Fonte da imagem: @MaryeEliardoFranca

Ela escreve, ele desenha. Já são mais de 40 anos trabalhando em parceria e cerca de 300 livros voltados para crianças, principalmente aquelas que estão dando seus primeiros passos no mundo da leitura. Mas você sabe como começou essa parceria?

Eliardo nasceu em Minas Gerais, na cidade de Santos Dummont, e sempre gostou de pintar e desenhar. Depois de ilustrar vários livros infantis, ele decidiu escrever seu próprio livro em 1972, O rei de quase-tudo, e com ele foi bastante premiado no mundo inteiro! Vamos ouvir essa história do rei que quanto mais tinha, mais queria ter?

A Mary também é mineira (ou seja, nasceu em Minas Gerais), da mesma cidade que o Eliardo, mas eles só se conheceram na adolescência. Foi em Juiz de Fora que eles se casaram e formaram sua família. O interesse de Mary pela escrita vem desde muito cedo, mas ela só publicou seu primeiro livro infantil quando terminou os estudos para ser professora, O menino que voa, de 1973.

Um dos filhos do casal, o Lucas França, também é ilustrador e já publicou alguns livros em parceria com a Mary. Parece que apresentar famílias talentosas está virando uma tradição aqui nas nossas dicas, não é mesmo?

Nestes depoimentos para o projeto Memórias da Literatura Infantil e Juvenil, desenvolvido pelo Museu da Pessoa, a Mary e o Eliardo nos contam um pouco sobre sua relação com a escrita e o desenho desde que eram crianças.

Na Casa das Histórias você encontra os livros da Coleção Gato e Rato, que em 1979 recebeu o prêmio de Melhor livro para criança da Fundação Nacional para o Livro Infantil e Juvenil, a FNLIJ, o mesmo recebido pelo Eliardo em 1975 com O rei de quase-tudo. No nosso especial de festas juninas você assistiu a contação de Fogo no céu, que faz parte dessa coleção, assim como as duas histórias de hoje. Vamos assistir a Meiroca contando O susto e também a Fafá, com O pote de melado.

Dentre tantas histórias e personagens criados pela família França, uma turminha se destaca na preferência dos Pequenos Leitores da Casa das Histórias: Os Pingos! Eles são sete gotas, assim como as cores do arco-íris: Pingo-de-Fogo, Pingo-de-Ouro, Pingo-de-Sol, Pingo-de-Mar, Pingo-de-Céu, Pingo-de-Flor e Pingo-de-Lua. Mas seriam os Pingos sete gotas iguaizinhas? Como esses personagens surgiram?

Além dessas duas coleções, a Mary e Eliardo publicaram vários outros livros que tem acompanhado os pequenos leitores há vários anos. Será que na sua família alguém já leu os livros dessa dupla quando criança? Conta pra gente nos comentários!

Você também pode mandar suas ideias e comentários para o e-mail da nossa Biblioteca

casadashistorias@cp2.g12.br 

– Equipe da Biblioteca do CSCI

– Comunicação Social CSCI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress