Projeto #BibliotecaIndica: os desenhos que contam histórias!

Publicado em

Design sem nome (7)

Muitos dos livros que amamos na Biblioteca Casa das Histórias trazem esse elemento especial que ajuda a contar as histórias: as ilustrações!

Na semana passada vimos a parceria entre a Mary e o Eliardo França, com textos e ilustrações que parecem ter sido feitos por uma só pessoa! Pensando nisso, hoje nós falaremos de três autores que também são ilustradores. Ou será que eles são ilustradores que também são autores? Vamos descobrir juntos!

A primeira ilustradora e autora da nossa lista é a Mariana Massarani. Ela é carioca e já contribuiu em mais de 200 livros infantis de diversos autores com suas ilustrações muito coloridas, como na coleção Coisinhas à toa que deixam a gente feliz – que já apareceu por aqui no #BibliotecaIndica sobre poesia. Ela também já escreveu e ilustrou sozinha outros livros que você encontra na nossa biblioteca, como Mergulhadores e Aula de surfe.

Mariana Massarani

 

A Mariana tem uma irmã mais nova que estudava em um colégio com uma biblioteca muito legal e ela acabava aproveitando para ler esses livros. Lá na Biblioteca Casa das Histórias muitas crianças também levam histórias para ler com suas famílias. Mais duas curiosidades sobre a Mariana: ela estudou em um curso chamado Desenho Industrial na faculdade e seu primeiro trabalho como ilustradora foi em um jornal do qual ela gostava muito.

Um programa que aparece com frequência aqui no #BibliotecaIndica é o ABZ do Ziraldo. Hoje vamos ouvir a Mariana conversando com o também autor e ilustrador Ziraldo, que a considera a maior ilustradora de livros infantis do mundo!

A Mariana também fez ilustrações para uma revista que temos lá na Casa das Histórias, chamada Ciência Hoje das Crianças. Clicando aqui podemos ver a ilustração da Mariana para o conto de origem africana A menina que não falava.

Muitas ilustrações da Mariana são encontradas no seu blog, o © muitos desenhos. Se você quiser, pode ir lá conferir mais sobre a ilustradora e descobrir se já leu algum de seus livros!

Nosso próximo ilustrador nasceu em Brasília em 1965 e, assim como a Mariana, cursou Desenho Industrial. O Roger Mello já viajou vários lugares do mundo, como Coreia do Sul e China, tendo criado histórias com ilustrações especiais para as crianças desses países. Suas ilustrações são cheias de detalhes e narrativas.

Roger Mello na Biblioteca do campus SCI
Roger Mello na Biblioteca do campus SCI

Em reconhecimento ao seu trabalho tão incrível, o Roger é muito premiado ao redor do mundo. Em 2014 ele foi reconhecido com o Prêmio Hans Cristian Andersen, que é considerado o maior prêmio do mundo para a literatura infantil e juvenil! Uau!

O ilustrador também foi entrevistado pelo Ziraldo, contando um pouco mais sobre suas viagens e histórias das suas ilustrações nessa conversa. Você sabia que o Roger já trabalhou junto com o Ziraldo? Vamos descobrir essa e outras histórias de sua vida?

Em 2018 o Roger Mello ganhou uma exposição no Espaço Cultural do Colégio Pedro II e muitas de nossas turmas foram conhecer um pouco mais da vida e obra do autor e ilustrador. A equipe do Espaço Cultural, além de nos receber, mediar os encontros e propor atividades legais, também registrou alguns desses momentos no vídeo a seguir.

O Roger Mello também foi nos conhecer e conversar com as crianças do campus São Cristóvão I. Ele esteve na Casa das Histórias para conversar com algumas turmas e no pátio para falar com todas as crianças de nosso campus. Vamos relembrar essa visita?

SCI recebeu ilustrador Roger Mello para encerramento de exposição

Na última Festa Literária de São Cristóvão I (FLiSC), realizada em 2018, a obra do Roger Mello serviu de inspiração para uma exposição realizada na Casa das Histórias. As professoras Aline e Márcia (Equipe de Literatura) fizeram a contação do livro Jardins, escrito por Roseana Murray e ilustrado pelo Roger. Inspiradas na história do livro, as professoras transformaram uma parte do nosso pátio em um grande jardim de livros. Vamos relembrar um pouco desse dia nas fotos a seguir?

Collage (3)

Nossa terceira ilustradora e autora é a Graça Lima, que também participou da quinta edição da FLiSC. Ela visitou a Casa das Histórias, autografou alguns livros e aproveitou para conversar com as crianças e famílias que estavam por lá!

A autora nasceu aqui no Rio de Janeiro e estudou Comunicação Visual na faculdade. Ela já ilustrou mais de 100 livros infantis e recebeu muitos prêmios, incluindo até menções honrosas da Biblioteca de Munique, na Alemanha. Além de ilustradora, ela também é professora na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A Graça não ficou de fora do programa ABZ do Ziraldo e conversou com ele sobre como começou a ilustrar e sobre a forma como gosta de desenhar. Sabia que ela já foi professora de crianças? Vamos assistir!

Lembra que falamos sobre amizades literárias aqui no #BibliotecaIndica? As amizades também acontecem entre autores e ilustradores! A Mariana Massarani, a Graça Lima e o Roger Mello, por exemplo, são tão amigos que decidiram criar juntos. Um dos livros mais queridos na nossa biblioteca se chama Vizinho, vizinha e foi produzido pelo trio. Ele conta a história de dois vizinhos bem diferentes e cheios de coisas legais dentro de seus apartamentos. Saiba um pouco mais sobre este livro que ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Ilustração e Infantil e Juvenil em 2003.

No post sobre amizades literárias também conhecemos os personagens Harry Potter, Hermione Granger e Rony Weasley. Lembram que a nossa biblioteca entrou no clima dessa história? A aluna Maria Clara usou seu talento para fazer um desenho dos três amigos, que foi usado como parte da decoração do nosso cantinho.

Fonte: Arquivo Biblioteca Casa das Histórias
Fonte: Arquivo Biblioteca Casa das Histórias

 

Você gosta de desenhar? Qual personagem ilustraria uma história que você ama? Nos conte aqui nos comentários! Se inspire nos ilustradores que conhecemos e solte sua imaginação!

Você também pode mandar suas ideias e comentários para o e-mail da nossa Biblioteca

casadashistorias@cp2.g12.br 

– Equipe da Biblioteca do CSCI

– Comunicação Social CSCI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress