Projeto #BibliotecaIndica: uma turma que não está só no gibi!

E o sapinho mais amado do campus São Cristóvão I do Colégio Pedro II está de volta com a segunda parte do especial sobre essa turma que apronta todas no imaginário de várias gerações de leitores.
Vamos conhecer outras curiosidades sobre a Turma da Mônica?
A turminha cresceu em idade e outros gibis queridinhos da biblioteca são os da série Turma da Mônica Jovem. O Mauricio e suas filhas, Marina e Mônica, contam nesse vídeo um pouco da mudança desses personagens.
Outro projeto da equipe do Mauricio é a adaptação dos personagens para histórias animadas, como a Turma da Mônica Toy, que é uma versão da turminha com vídeos bem curtinhos e divertidos. Mas se engana quem acha que isso é uma novidade no universo da turminha! Essas adaptações animadas existem desde a década de 1980. Vamos conferir nos próximos vídeos? São dois episódios de Turma da Mônica Toy e uma animação chamada Na roça é diferente, protagonizada pelo Chico Bento, de 1990.
Além de tudo que a gente já viu por aqui, o pessoal da MSP teve outra ideia maneiríssima: convidar vários artistas para contar novas histórias dos personagens em um selo chamado Graphic MSP. Além de Chico Bento: Pavor espaciar e Horácio: Mãe, encontramos lá na Casa das Histórias uma das aventuras mais queridas por nossos pequenos (e grandes) leitores: Turma da Mônica: Laços. Escrita pelos irmãos Lu e Vitor Cafaggi, essa história foi adaptada para o cinema em 2018 e fez parte de várias rodinhas de conversa lá na biblioteca. Que tal conhecermos os bastidores da filmagem e um pouquinho dessa história?
Essa galera que trabalha com o Mauricio não para de ter ideias que nós adoramos! Eles convidaram algumas autoras para escreverem contos sobre quatro personagens da Turma da Mônica. A Babi Dewet escreveu sobre a Mônica, a Carol Christo sobre a Magali, a Melina Souza escreveu criou a história da Marina e a Pam Gonçalves a da Denise. E onde vocês encontram esses livros? Na minha, na sua, na nossa Casa das Histórias!
Uma preocupação do Mauricio é trazer questões sociais para suas histórias. Para realizar projetos, campanhas e ações sociais que estimulem o desenvolvimento humano, a inclusão social, o respeito entre as diferenças e a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus deveres e direitos foi criado o Instituto Mauricio de Sousa. É possível conhecer um pouco mais sobre essas iniciativas clicando aqui.
Que tal assistirmos essa entrevista que nosso amigo Zé Literário fez com o Mauricio, onde ele fala da criação de um personagem muito especial?
Dica boa é dica compartilhada, já dizia o povo lá na minha lagoa! Então, se vocês curtiram a entrevista do Zé com o Mauricio, vão adorar saber que as revistinhas com as aventuras do Edu estão disponíveis lá na Casa das Histórias e que também podem ser lidas nesse endereço aqui: www.cadapassoimporta.com.br.
Qual seu personagem preferido da Turma da Mônica? Conta pra gente o porquê aqui nos comentários ou pelo e-mail casadashistorias@cp2.g12.br.
Vou aproveitar para ler meus gibis da Turma da Mônica em espanhol enquanto penso no tema da próxima semana!
Um beijão pra vocês!
Papa Livros Flicts de Sousa
– Equipe da Biblioteca do CSCI
– Comunicação Social CSCI