Projeto #BibliotecaIndica: o fantástico mundo de Eva Furnari

Publicado em

Design sem nome (31)

Olá, crianças! Seu amigo Papa Livros de novo na área!

Na semana passada comemoramos o Dia das Crianças aqui no Brasil e no mês de outubro também é comemorado o Halloween em muitos países. Lá na Biblioteca Casa das Histórias temos uma autora e ilustradora que escreve sobre mundos e personagens fantásticos.

Hoje vamos mergulhar na fantasia de Eva Furnari!

Eva Furnari nasceu num país chamado Itália, na cidade de Roma, em 1948. Mas ela veio morar no Brasil bem pequenininha, quando tinha só 2 anos de idade. A Eva adorava desenhar quando era pequena e conta que precisava usar óculos, mas não sabia disso na época. Como não enxergava bem as letras, ela amava as imagens. Até hoje muitos de seus livros não tem texto escrito, mas sempre são recheados de imagens.

Eva conta que vários de seus personagens queriam muito aparecer em novas histórias. Eles pediram tanto, mas taaaaanto, que ela decidiu colocá-los em novas aventuras. Melhor pra gente, não é mesmo? Alguns desses livros e histórias já se tornaram peças de teatro, animações e ganharam até uma exposição interativa. Além, é claro, de ganharem muitos prêmios no Brasil, como o Prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil por Felpo Filva.

Podemos conhecer um pouco mais sobre a Eva neste material organizado pela equipe do Sesc Ribeirão Preto para divulgar um evento que eles realizaram sobre a autora em 2014. Mas atenção! Parece que uma certa bruxinha fez a maior confusão na hora de ajudar a organizar a exposição…

CLIQUE PARA VER
CLIQUE PARA VER

Sabiam que a Eva foi estudante de Física antes de se formar em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo? Depois ela deu aulas de Artes no Museu Lasar Segall, um espaço muito importante para a cultura nacional. Suas primeiras ilustrações foram encomendadas por uma editora que pediu para que Eva ilustrasse quatro livros. Por causa desse trabalho, ela começou a fazer livros próprios, ilustrar mais livros de outros autores e até ganhou uma tira semanal da Bruxinha em um jornal chamado Folha de S. Paulo.

Neste vídeo da Revista Crescer a Eva fala um pouco sobre como foi criar a Bruxinha e como é escrever para as crianças.

Eu adoro listas! Em comemoração ao Dia das Crianças, encontrei essa lista que a Eva Furnari compartilhou lá no Canal Arte1. Ela listou os livros que ela leu quando era criança, outros que leu com sua filha e ainda livros que a inspiraram a escrever! Algumas dessas histórias temos lá na nossa Casa das Histórias e nós amamos. Inclusive, tem indicação de histórias com bruxos que conhecemos e já apareceram aqui no #BibliotecaIndica.

O canal Sesc Santo André mostra um pouco dos bastidores das histórias criadas pela Eva Furnari e como os desenhos são antes de aparecerem nos livros. A autora e ilustradora conta ainda como escolheu fazer histórias com bruxas.

Falando em desenhos antes de se tornarem livros, vocês não vão acreditar no que eu descobri! Lá no site oficial da Eva Furnari tem uma página na qual ela nos mostra como são criadas algumas de suas histórias e ilustrações. A sessão do site se chama Meiquinhofe, que é o jeito como se lê a frase em inglês Making of, que significa bastidores. Hora de vermos os bastidores da criação da Eva!

CLIQUE PARA ACESSAR
CLIQUE PARA ACESSAR

O Paulo Tatit, do grupo Palavra Cantada, teve uma ideia incrível: transformar o livro Assim assado em música! Além de ouvirmos como essa ideia surgiu, podemos descobrir também como ele e a Eva se conheceram. Não deixem de ouvir a música, aprender as rimas e ver as ilustrações criadas pela Eva!

Lembram de quando falamos da Ruth Rocha aqui no #BibliotecaIndica e tivemos acesso a alguns livros disponibilizados pela editora na página Maratona.edu: para família? Lá também tem os livros Zig Zag e Anjinho, da Eva Furnari, para que vocês possam ler aí da casa de vocês!

É só clicar no título do livro  para acessar, mas é preciso ter um programa leitor de ePub no computador, celular ou tablet.

   ANJINHO                                                                                                                                    ZIG ZAG

Uma história muito divertida da Eva Furnari se chama Você troca? e é uma das favoritas da galerinha do 1º Ano! Será que vocês fariam essas trocas? A Fafá, do canal Fafá Conta, fez essa brincadeira com a participação de várias crianças!

Gostei tanto dessa baguncinha da Fafá com seus fafãs! Que tal se fizermos essa brincadeira com nossos amigos e familiares? Eu começo: vocês trocam um sapinho leitor por um spray de fedor? NÃÃÃÃÃÃO!

Gostaram do nosso #BibliotecaIndica de hoje? Então visitem a página oficial da autora e descubram mais histórias e curiosidades sobre a Eva Furnari e sua obra!

Qual foi a história da Eva Furnari que vocês mais gostaram de conhecer? Contem aqui nos comentários ou mandem um e-mail para casadashistorias@cp2.g12.br. Eu vou amar ler os recadinhos de vocês!

Um grande beijo de seu amigo,

Papa Livros Flicts de Sousa!

– Biblioteca do CSCI

– Comunicação Social CSCI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress