Bonecos das turmas – 2018

Publicado em

A confecção de bonecos pelos alunos é um projeto antigo em São Cristóvão I, que começou há mais de 10 anos com a antiga coordenadora de Ciências, Sueli, como uma forma de reaproveitamento de materiais (meias e jornais, que eram utilizados para a composição do corpo dos bonecos) e para o trabalho com o corpo humano. Ao longo desses anos, tornou-se um projeto verdadeiramente interdisciplinar e integrador.

Ao longo desse 1º trimestre, as turmas de 1º. Ano foram “concebendo” a ideia de produzirem um boneco ou uma boneca. A partir de histórias como Menina Bonita do Laço de Fita (Ana Maria Machado), Eu sou muito pequena para a escola (Lauren Child), e O Homem Bolo (Livro de Histórias, da Companhia das Letrinhas), as turmas foram se inspirando e conversando sobre como gostariam que fosse seu/sua bebê: a identidade sexual (menino/menina) e características étnicas. No laboratório de Ciências e em sala, foram trabalhando o corpo humano e suas partes e funções.

O projeto permitiu que as turmas discutissem também conteúdos relacionados a Estudos Sociais: foram comentadas características sociais, culturais e raciais das turmas, o que nos torna únicos e o que nos une em nossa humanidade. As crianças conversaram também sobre suas emoções, quando as sentimos…

Os bonecos e bonecas foram então definidos em relação a seus tons de pele, cores de cabelo, olhos, e também sentimentos, que foram carinhosamente colocados dentro de cada boneco, junto com um “sopro” de vida. Com muita emoção, foram enchidas as meias, formando bracinhos, pernas, tronco, cabeças, que foram sendo unidos.

Ao nascer, cada bebê foi pesado e medido, repetindo o processo feito com as crianças, o que permitirá também comparações “matemáticas”.

Cada bebê terá sua “certidão de nascimento”, o que dará a ele uma “identidade social”, bem como sua carteirinha na Sala de Leitura, assim também poderá pegar livrinho emprestado para ler com a família da criança que visitará.

Agora, as turmas estão começando a fazer registros sobre todo esse processo, para que, em agosto, as famílias possam receber a visita destes bebês tão esperados e queridos!

Equipe de Núcleo Comum do 1º ano e de Laboratório de Ciências de São Cristóvão I

CONHEÇA OS BEBÊS DE CADA TURMA

Sejam bem-vindos e bem- vindas, esperamos viver muitas alegrias e aventuras juntos!

Categorizado em

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress