Aconteceu no CREIR: I Encontro NAPNE/SOEP no CREIR

Publicado em

NAPNE

No dia 19 de outubro aconteceu no CREIR o “I Encontro NAPNE / SOEP” que tratou do tema “Estratégias para a comunicação com as crianças”.

Iniciamos o dia com a palestra “Conversando a gente se entende” com Juliana Gabriel e Cristina Miller do Centro de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

NAPNE 1NAPNE 2

Juliana Gabriel e Cristina Miller dialogaram com o público, composto por famílias e servidores do CREIR, sobre as formas de comunicação com as crianças e os modos de gerenciar algumas situações que acontecem no dia-a-dia refletindo sobre as diferenças entre punir e educar, e entre obediência e cooperação.

NAPNE 3

As mediadoras apresentaram o vídeo “As crianças veem, as crianças fazem” propondo uma reflexão sobre os comportamentos dos adultos, que por vezes, são reproduzidos pelas crianças e a importância de comportamentos positivos. Juliana Gabriel e Cristina Miller também dialogaram sob a perspectiva da comunicação não-violenta de Marshall Rosenberg, apresentando alguns exemplos dessa abordagem. Ao final da palestra, algumas famílias tiraram dúvidas sobre o tema.

NAPNE 4
No segundo momento do evento, o público presente foi convidado a participar de uma vivência com Sônia Pontes sobre a comunicação não-violenta. Ela teve o objetivo de contribuir para a divulgação de uma cultura de paz, através da pedagogia da cooperação. As famílias e os servidores puderam vivenciar na prática alguns conceitos conversados na palestra anterior. Sônia abordou os quatro passos da comunicação não-violenta a fim de melhorar a qualidade de nossas ações e proporcionar relações mais empáticas.
NAPNE 6

Ao final do evento, o público preencheu uma avaliação do encontro com sugestões de novas temáticas. Dentre elas, destacamos:

“Evento maravilhoso e de suma importância para todos e no trato com as crianças para seu desenvolvimento integral. E com afeto, crescerem felizes, desenvolvendo uma comunicação não-violenta, cultivando a empatia e o cuidado com o outro durante o convívio familiar.”

“Achei maravilhoso o encontro, muito útil aos pais, acho que poderíamos ter mais encontros como esses. Tudo perfeito.”

*Material produzido pela equipe NAPNE

Categorizado em Eventos

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress