#BibliotecaIndica10

Publicado em

biblioteca_indica

Olá, queridas crianças e familiares! Como passaram a semana? Esperamos que esteja tudo bem com vocês.

Vejam a seguir as indicações do #BibliotecaIndica desta semana.

Para Ler no celular, no computador ou no tablet

Certo dia, Lobinho encontra muitas dificuldades para entrar no prédio aonde mora. O que será que ele tá fazendo de errado??? Para fazer com que a porta se abra, Lobinho terá de aprender algumas palavrinhas mágicas…

Acompanhe a história de Lobinho e a Porta em:

http://www.educardpaschoal.org.br/web/files/files/Livro_%20Lobinho%20e%20a%20Porta.pdf?fbclid=IwAR0tuv8L0JMf5wcM6cWc_CcBU4GZc_z9h5xhAh1j8yMHEo8QgEK44BaA67U

 

Território do Brincar

Nesta semana, estreamos uma nova seção por aqui, trazendo algumas dicas de brincadeiras bem legais. Vocês já ouviram falar em Jogo com Pedras? Não?! O jogo com pedras é tradição em diversas partes do Brasil. Em Acupe, Bahia, a brincadeira se chama ‘Capitão’ e em cada região leva um nome diferente. Com olhar atento, meninos e meninas buscam precisão nos movimentos das mãos para não deixar que as pedras escapem entre os dedos, como nos mostra o vídeo: https://territoriodobrincar.com.br/videos/territorio-do-brincar-serie-minidocs-jogos-com-pedras-nas-diversas-regioes-do-brasil/

Agora que assistiu ao vídeo, que tal se inspirar e buscar algumas pedrinhas pelo quintal para colocar em prática essa brincadeira? Ah, e aproveita para convidar todo mundo da sua casa para participar!!

Para aprofundamento dos responsáveis:

O Projeto Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.

Entre abril de 2012 e dezembro de 2013, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil. Eles visitaram comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças. Renata e David registraram as sutilezas da espontaneidade do brincar, que nos apresenta a criança a partir dela mesma.

Em cada encontro, surgiam intensas trocas e diálogos, por meio de gestos, expressões e saberes que foram cuidadosamente registrados em filmes, fotos, textos e áudios. Um intercâmbio onde pesquisadores e crianças se encontraram no fazer e no brincar, sempre aprendendo um com o outro.

Este intenso trabalho de pesquisa foi sistematizado, dando origem a diversas produções culturais: um filme de longa-metragem, dois livros e duas séries infantis para TV, filmes de curta metragem, artigos, além de uma exposição itinerante que, entre 2014 e 2015, percorreu o Brasil para levar um pouquinho do Território do Brincar para escolas, festivais, praças, etc.

Dando continuidade a essa pesquisa, a equipe do Projeto seguirá rumo a terras distantes, além das fronteiras nacionais, e continuará produzindo materiais que tragam a infância de todos nós para dentro de escolas, instituições e famílias.

#BibliotecaIndica #BibliotecaFlorestadeLivrosIndica #LiteraturaInfantil #TerritóriodoBrincar #BrincadeirasInfantis

Categorizado em #BibliotecaIndica

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress