Gotículas de Afeto XVII

Publicado em

AFETO 3

Interessados em contos clássicos da literatura infantil, as crianças da Turma dos Exploradores, do G4 de 2019, constantemente inseriam desmaios e feitiços em suas brincadeiras de faz de conta.

IMG-20190808-WA0049

IMG-20190808-WA0050

Buscamos ampliar este repertório literário e instigá-los a criar releituras de histórias conhecidas. Livros como “Bruxa, bruxa, venha à minha festa” (ArdenDruce) e “Até as princesas soltam pum” (Ilan Brenman) encantaram o grupo que foi convidado a criar sua própria história.

Inspirados em elementos destas e de outras narrativas, as crianças criaram o enredo, título e personagens com muita criatividade e imaginação. Cada um contribuiu com ideias singulares que mostravam suas capacidades de coerência e contextualização. Se escreve uma história da mesma forma que se fala? Para quem contamos uma história? As sugestões se complementavam e iam dando forma a uma história que contou com a participação de todos, inclusive para deliberar sobre seu título, fruto de uma votação realizada com sugestões do grupo.

02

Certos do desejo de apresentar uma peça teatral, as crianças transformaram gravetos em varinhas e utilizaram folhas para fazer vassouras de bruxa. Também confeccionaram cenários e adereços como capacetes de astronautas, um castelo, um bolo cheio de confeitos (mas envenenado, cuidado!), uma casa de bruxas e voaram alto em foguetes construídos por eles mesmos que os levaram até a lua e as estrelas pintadas a muitas mãos, seja com pincel, rolo ou spray.

Capturar003

Capturar004

Capturar005

Neste processo, procuramos conhecer a linguagem teatral e estudar o que seria necessário para fazer uma peça de teatro. O livro “Teatro” (Núria Roca e Rosa M. Curto) foi provocador de diversas questões: O que é um figurino? Como uma rainha se veste? Que movimentos o dinossauro faz? E a risada de uma bruxa? Como expressamos surpresa, tristeza ou alegria?. Qual o som do pum? Seria parecido com o som de uma bexiga esvaziando? As crianças experimentaram e se expressaram de diversas formas e se engajaram em ações como pedir doações e empréstimos de fantasias e materiais.

IMG_0393

Das primeiras dramatizações realizadas como livres experimentações, foram surgindo ideias que ajudaram a organizar a encenação. Ensaios na sala da turma que revelaram a necessidade de ampliar nosso espaço, o convite aos colegas e a experiência de interação com uma plateia, o contato e exploração de um local próprio para apresentações, filmagens, apreciação de vídeos dos ensaios, confecção de convites e ingressos… estas foram algumas das vivências deste grupo que apresentou a peça teatral aos colegas de outras turmas e às famílias em uma grande estreia! O sucesso da peça foi tanto que virou filme e até livro! O roteiro orientou as filmagens que aconteceram no CREIR e contaram com todos os elementos de cenário e adereços produzidos anteriormente, assim como com novas ideias das crianças que surgiam a todo momento. Esperamos que esta recordação traga lembranças de como nossa escola é potente e entretenha toda a família neste momento que estamos vivendo. Preparem a pipoca e divirtam-se!

IMG_0245

383b21d2-8c4f-4963-9d23-d37432a064e9

5622f993-9850-4a7c-9678-b286e3f79bbe - Copia

 

Assista ao filme:

https://www.youtube.com/watch?v=hfDZ3DYkO2M

ELENCO:

[Atores e criadores da história] Turma dos Exploradores (T46) Grupamento 4/ 2019- Aléxia, Alice, Ana Clara, Beatriz, Davi, Gabriela, Joaquim Bernardo, Laura, Maria Eduarda, Mickaelle, Théo e Valentina.

[Sonoplastia] Idealização coletiva / Direção e execução: Professor Ronaldo Cotrim

[Figurinos] Empréstimos e doações/ customizações das crianças

[Convite e ingressos] Produção das crianças / Edição: Professora Aline Musse

[Cenário e adereços] Produção coletiva / Direção: Professoras Amanda Santos, Andrezza Freitas, MyrnaTrottae Rafaela Rosa

[Corpo e movimento] Professores Cinthia Ramos e André

[Participação especial] Tiago e Fábio – PIBID UNIRIO – como ETs “Pibidianos”

[Direção Geral] Professoras Amanda Santos, Andrezza Freitas, Camila Barros e Rafaela Rosa

 

 

Categorizado em Gotículas de Afeto

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress