#tbt CREIR – nº1: Inauguração do Novo Parquinho

A postagem de hoje traz registros de um momento muito desejado por todos e memorável, especialmente para as crianças!!!
Entre diversas ações de busca de manutenção e melhorias da estrutura e espaço físico da escola ao longo dos 10 anos de Educação Infantil, estava a revitalização da área externa e reinstalação de um novo parquinho.
Desde a inauguração da Educação Infantil, não foi a primeira vez que tivemos um parquinho e um momento especial de inauguração junto com as crianças. A atenção para os espaços de brincar junto sempre estiveram presentes nas buscas de melhores soluções.
Mas nesse caminho, após longo tempo de interdição do espaço para as obras, a inauguração realizada em 3 de agosto teve um gostinho especial, de tantos desafios atravessados: com o projeto pronto há alguns anos, atravessamos muitos desafios financeiros e de trabalho para a construção de novos espaços. Atravessamos dias de trabalho, atravessamos o céu de avião para Brasília com projeto e busca de verba, atravessamos uma pandemia que tornou tudo muito diferente do planejado, o parquinho atravessou desmontado a estrada de São Paulo ao Rio de Janeiro de caminhão pra chegar até o CREIR, as crianças atravessaram dias de paciência, escuta e espera reivindicando o novo espaço, os servidores atravessaram dias de trabalho e finais de semana preparando o espaço e a surpresa para ser inaugurada.
Desta vez, entre as possibilidades de aquisição para a composição do novo playground, foi incluído um conjunto de brinquedos em madeira, com opções diversificadas (casinha, escorrega, balanço, gangorra, ponte, rede de escalada) de forma mais harmônica e integrada com a natureza. Cuidado e atenção são sempre necessários! Mas se cair, tem um piso que diminui o impacto.
Assim, do jeito que elas gostam, com o espaço entregue às crianças com a história contada, elas ocupam o espaço com alegria, em movimentos para cima e para baixo, subindo e descendo, em dupla, sozinha, em grupo, escorregando, escalando, entrando e saindo, correndo, balançando, atravessando ponte, habitando a casinha… Aos sons de “vem”, “vamos”, “é minha vez”, boas gargalhadas e conversas de negociações constantes com elas e entre elas, caminhamos cuidando da infância, com a infância, nesse processo tão importante e necessário de permanente atenção no cuidado consigo, com o que é coletivo, e com o outro. Alegria! Alegria!