História do CREIR

Fachada do CREIR

As atividades da Educação Infantil em Realengo foram iniciadas em 26 de março de 2012. No final de 2013, o reitor Oscar Halac criou a Unidade de Educação Infantil Realengo (UEIR), através da portaria nº 2.331, de 20 de dezembro de 2013, e designou uma Coordenação Setorial para a Educação Infantil, com o intuito de garantir autonomia na gestão e o cuidado e a atenção necessários às especificidades das crianças na faixa etária entre quatro e cinco anos, atendendo aos preceitos do MEC pertinentes à qualidade na oferta desta etapa da Educação Básica.

Nesta mesma época, professores oriundos do primeiro concurso para a Educação Infantil no Colégio Pedro II passaram a compor o quadro de servidores da UEIR. Até então, uma maioria de professores contratados atuava na Educação Infantil, junto a docentes concursados do Ensino Fundamental. Quanto aos professores de Linguagens Especializadas (Artes Visuais, Educação Física, Educação Musical e Informática Educativa), também foi em dezembro de 2013 que a UEIR recebeu uma nova equipe de professores efetivos, podendo completar o quadro de professores e coordenadores de cada linguagem, dentro dos moldes já existentes no Colégio Pedro II.

Em 2016, a UEIR foi extinta e, na mesma data, instituído o Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR), através da portaria nº 3.031, de 03 de outubro de 2016, mantendo a estrutura administrativa vinculada à Reitoria do Colégio Pedro II e absorvendo de forma automática toda a estrutura organizacional da UEIR, desde o espaço físico até o quadro de pessoal.

O ingresso de todas as crianças, desde sua fundação, ocorre através de sorteio. Em acordo com orientações presentes na resolução do Conselho Nacional de Educação nº 5 de 2009, que dita as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, para a inscrição nas turmas de crianças de três, quatro e cinco anos na Educação Infantil, as crianças precisam completar as idades mencionadas até 31 de março do ano letivo do ingresso.

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress