Projetos Pedagógicos 2017

Projetos Pedagógicos Institucionais

Ciranda Literária

Favorecer para o envolvimento com a literatura de forma prazerosa e possibilitar que, semanalmente, as crianças escolham e levem livros literários infantis para o contexto familiar.

AlimentaAÇÃO

Contribuir para a conscientização de escolhas alimentares pelas crianças e possibilitar a experimentação de diferentes alimentos e receitas. Para tal, realizaram-se ações como palestras, oficinas culinárias, almoços com as famílias e plantio da horta escolar.

Jornada EAN 2017

 

Projetos Pedagógicos Desenvolvidos nas turmas

 

Turma 31

O Lobo e outros monstros

Superar os medos de monstros, integrar as crianças recém-chegadas ao CREIR, possibilitar o desenvolvimento da criatividade e a experimentação de linguagens variadas deu o tom deste projeto, que também mobilizou o contato com a turma da tarde.

 

Turma 32

As cartas do Lobo Bom

Agregar o interesse das crianças pelo famoso personagem das histórias infantis, desenvolver a criatividade e a imaginação e experimentar o faz-de-conta, a construção de histórias e cartas para o “Lobo Bom” envolveu as crianças desta turma.

 

Turma 41

Foguete

Construir um foguete para viajar para o espaço mobilizou a turma e possibilitou investigações científicas, experiências artísticas, integração das crianças e invenção de seus próprios planetas.

 

Turma 42

Múmias e Egito

Conhecer a história do Egito, suas múmias e detalhes de sua cultura foi o mote do trabalho pedagógico com a turma. As crianças pesquisaram sobre o tema, descobriram hidrógrafos, construíram histórias e produziram pirâmides, sarcófagos e viraram múmias por um dia.

 

Turma 43

12 crianças, um leão e uma bruxa

Possibilitar a criação das crianças por meio de uma histórica construída pelos professores e envolvê-las na ação de desvendar o mistério da bruxa que transformou o leão de verdade em brinquedo

 

Na praia, eu vou brincar

Construir um ambiente de praia no espaço do CREIR, a partir do levantamento de itens considerados pelas crianças como relevantes. Nesse projeto, as crianças realizaram produções artísticas, pesquisaram e descobriram seres do mar e produziram o reggae “Na Praia”.

 

Turma 44

Lá vem o trem da 44

Mobilizar e integrar a turma a partir do tema de interesse do grupo: o trem. Nesse contexto, as crianças realizaram brincadeiras, pesquisaram sobre ele, conheceram músicas sobre o tema, construíram seu próprio trem e passearam de trem de Realengo a São Cristóvão com as famílias.

 

Turma 45

Pomar das crianças

Experimentar, pesquisar e conhecer diferentes frutas foram experiências mobilizadas a partir do interesse das crianças pelo tema. O grupo realizou receitas, investigou o processo de crescimento das plantas, visitou hortifrúti e produziu um vídeo da música “Pomar das Crianças”.

 

Turma 46

Fruteiro

Acolher o interesse das crianças pelas frutas e alimentos da natureza possibilitou ampliar o universo cultural do grupo, experimentar diferentes frutas, aromas e texturas, assim como vivenciar brincadeiras, passeios e receitas culinárias.

PROJETO FRUTAS

 

Turma 51

Acolhimento: “Misturar sem parar”

Construir laços de segurança e vínculos entre as crianças e familiares no novo grupo, por meio de diferentes experiências que pudessem ser mobilizadoras de encontros como brincadeiras, piqueniques, por exemplo.

T 51 Relato do projeto de acolhimento Misturar sem parar

 

Crianças e o encontro com indígenas de verdade

Explorar e aproximar de sentidos e histórias a respeito dos povos indígenas, a partir do interesse das crianças pelo tema. O grupo visitou a exposição Djá Guatá Porã, no Museu de Arte do Rio (MAR), leu livros e histórias, experimentos pinturas, danças e sons e convidou e recebeu a visita de Aline Rochedo, indígena da tribo Puri.

Projeto Precisamos fazer um mapa para salvar os indígenas

 Como vamos fazer para encontrar indígenas de verdade

 

Turma 52

Detetives da 52

Exercitar a solução de problemas cotidianos, como o desaparecimento da boneca Luíza. As crianças realizaram iniciativas como produção de cartas, desenhos de retratos-falados da boneca, mapas de busca e, principalmente, envolveram-se como grupo para desvendar o mistério.

T 52 Projeto o carteiro chegou

 

Turma 53

Desenhos:

Possibilitar a expressão artística com o uso de materiais diversos, exercitando a autonomia e ampliando o repertório cultural das crianças. As crianças pesquisaram formas de desenho e receberam a visita de um desenhista.

 

Super-heróis:

Desenvolver a criatividade e possibilitar a socialização do grupo por meio do interesse em super-heróis. Concomitante à identificação e listagem dos heróis conhecidos, as crianças criaram seus personagens, como o Gigante Robô do Amor e Chuvas de Corações, e exploraram jogos temáticos.

 

Turma 54

A Liga da Justiça da 54

Integrar a turma a partir do interesse comum das crianças por super-heróis. As crianças uniram-se para pesquisar, conhecer e desvendar o universo lúdico e repleto de aventuras de seres com poderes especiais. Nesse percurso, conheceram o “Homem Vespa”, um super-herói que protege a natureza.

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress