Olimpíada de Química – inscrições abertas

Publicado em

OIQ 2019

Estão abertas as inscrições para a XI Olimpíada Interna de Química (OIQ) do Colégio Pedro II.

Podem participar da OIQ os estudantes do Ensino Médio Regular e Técnico regularmente matriculados nos campi do CP2. As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de Agosto através do formulário online.

A OIQ é uma iniciativa do Departamento de Química e tem como principais objetivos despertar vocações nos alunos, estimulando a curiosidade científica e incentivando a formação de futuros cientistas, além de permitir que os estudantes apliquem seus conhecimentos e habilidades em um espírito olímpico, propiciando uma vivência de autoconhecimento.

A OIQ contará com uma fase, com duas etapas, e uma fase especial.

Lembrando que os estudantes que participarem podem ganhar pontos na 3ª certificação na disciplina de Química, seguindo a ordem:

– entre 04 e 07 acertos na 1ª etapa –  0,2 ponto de bônus na média da 3ª certificação;

– entre 08 e 16 acertos 1ª etapa – 0,5 ponto de bônus na média da 3ª certificação;

– mínimo de  30,0 na prova discursiva – 0,5 ponto de bônus na média.


1ª fase:

Na primeira etapa será realizada uma prova objetiva de múltipla escolha com 16 questões.  Já na segunda etapa os alunos realizarão uma prova discursiva teórica com 3 questões.

Nessas etapas haverá uma prova para cada uma das três séries do Ensino Médio que serão aplicadas no próprio Campus do estudante, no dia 04 de Outubro, com 1h20min de duração cada etapa.

Lembrando que somente serão corrigidas as provas da segunda etapa dos estudantes que obtiverem o mínimo de 8 (oito) acertos na primeira etapa.

A nota final do aluno será a soma das notas das duas etapas da 1ª fase e esta nota indicará o resultado final e o quadro de medalhas.


Fase Especial:

Esta fase será realizada exclusivamente com os estudantes medalhistas de ouro e determinará o vencedor geral da OIQ. O vencedor ganhará um prêmio da Associação Brasileira de Química – Regional Rio de Janeiro.

Os participantes farão uma prova prática demonstrativa no laboratório do Campus seguida de questões discursivas. As provas serão entre os dias 18 e 22 de novembro.


Bibliografia:

A bibliografia está disponível no SOEP.

A 1ª fase irá abordar os conteúdos da primeira e da segunda certificação. A prova objetiva da segunda série irá conter 3 questões abordando conteúdos da primeira série e a prova objetiva da terceira série irá conter 2 questões abordando conteúdos da primeira série e 2 questões abordando conteúdos da segunda série.


Inscrição: 

Data – 17 de junho a 23 de Agosto

Local – formulário online

Regulamento – regulamento OIQ


Cronograma:

cronograma OIQ

 

Categorizado em Comunicados, Inscrições

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress