“Literatura em cena” – a literatura e o teatro no Campus Caxias

Publicado em

jkhkj

O projeto “Literatura em cena” de autoria do professor Raiff Magno nasce de um desejo de unir duas artes: a literatura e o teatro. Ambos ligados pelo poder da palavra, pelo poder de contestar o que está (im)posto em uma sociedade reificada. O projeto segue seu fluxo em sua terceira edição, promovendo debates, improvisações, jogos cênicos em prol de mobilizar alunos e alunas para usar voz, corpo e alma em função das artes cênicas, tendo a literatura como o grande suporte.

Foto: Prof: Raiff Magno
Foto: Prof: Raiff Magno

 

 

Em 2017, iniciamos com a apresentação do espetáculo “Tropicália desgovernada”, obra que homenageou os 50 anos do movimento relevante no cenário cultural brasileiro (Tropicalismo).

 

 

Foto: Prof. Raiff Magno
Foto: Prof. Raiff Magno

 

 

2018, foi a vez de nos depararmos com o humor inteligente na apresentação do espetáculo “O homem é o único animal que ri dos outros”, uma compilação de crônicas de Luís Fernando Veríssimo.

 

 

 

 

IMG-20190401-WA0008
Foto: Raiff Magno

Em 2019, a seleção dos alunos e alunas aconteceu em abril com mais de 30 alunos inscritos. Foram, infelizmente, oferecidas 20 vagas no intuito de aproveitar e aprofundar com cada discente as etapas do processo de confecção de um espetáculo cênico (desde a escolha do tema e dos textos até o levantamento de cenas e das coreografias da apresentação).  Sempre com encontros às sextas-feiras à tarde (das 12:45 às 15: 30), o projeto promove uma metodologia pautada na palavra e no palco, buscando trazer dos alunos e alunas seu ímpeto expressivo e artístico.

As apresentações acontecem sempre depois de um longo processo de encontros entre alunos e professor, debates alimentados a fim de crescermos não só como docente e educando, mas também como humanos. Isso se dá no início de dezembro (geralmente na primeira semana desse mês), maturados que estamos após longas e riquíssimas discussões.

 

 

Texto: Prof. Raiff Magno

Categorizado em Notícias

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress