CPII promove intercâmbio na Argentina para 20 alunos

Publicado em

intercambio_esp_01

Conhecer outro país é sempre uma experiência enriquecedora. E, no total, 20 alunos dos campi Duque de Caxias, Engenho Novo II e Tijuca II tiveram essa oportunidade: os estudantes viajaram para Buenos Aires, no período de 05 a 10 de outubro, como parte das atividades do curso de proficiência “Español + Allá 2019”.

Comunicação Social Campus Tijuca 2
Comunicação Social do Campus Tijuca 2

O curso integra o Projeto Intercâmbio Brasil-Argentina, implantado pelo Departamento de Espanhol do Colégio Pedro II há 4 anos. Os campi que oferecem as aulas do curso de proficiência estão automaticamente vinculados à iniciativa.

Esta é a 5ª edição da viagem de intercâmbio, que é voltada para estudantes do Ensino Médio, especialmente das 2ª e 3ª séries.

Além de visitar os pontos turísticos da capital argentina, os estudantes puderam aprofundar conhecimentos linguístico-culturais com aulas oferecidas pelo curso Mundo Espanhol. Os jovens também conheceram a tradicional Escuela Normal Superior “Lenguas Vivas 2″ Mariano Acosta, onde interagiram com professores e estudantes locais.

intercambio_esp_03
Comunicação Social do Campus Tijuca 2

Os discentes viajaram acompanhados por três professoras, de cada um dos campi participantes, além da docente Cida Lima, chefe do Napne (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas).

Aprimoramento do idioma e ampliação da bagagem cultural

A aluna Ana Letícia Espíndola, do Campus Duque de Caxias, destacou a importância da experiência internacional para o aprimoramento do aprendizado da língua espanhola:

– Conhecer a cultura latina de perto e estar em outro país, no dia a dia, é uma experiência que eleva a um outro nível o aprendizado de qualquer língua. Além disso, ter mulheres negras, como eu, conquistando seus espaços e se destacando em projetos como esse é, pelo menos para mim, um elemento simbólico do verdadeiro progresso estampado em nossa bandeira.

Já o estudante Pedro Ximenes Gomes, do Campus Engenho Novo II, ressaltou que a vivência internacional despertou o interesse por continuar estudando e por conhecer outras culturas:

– Voltei com um sentimento de “quero mais”, com aquela vontade de desbravar o mundo e conhecer tudo o que ele tem a me oferecer. É uma prova que o estudo te faz conseguir coisas incríveis e que, se você quer, você consegue.

intercambio_esp_04
Comunicação Social do Campus Tijuca 2

A aluna Cleuffe Oliveira da Silva, de 17 anos, do Campus Tijuca II, também relatou suas impressões sobre o intercâmbio:

– Uma experiência incrível, que jamais será esquecida, mostrando o valor de cada um e o que pode ser conquistado através do conhecimento, aumentando ainda mais a vontade de conhecer e aprender.

Alunos selecionados por meio de avaliações

Os alunos contemplados com a viagem fazem parte dos campi que disponibilizam o curso “Español + Allá 2019″. Os estudantes foram selecionados a partir de avaliações em vídeo, prova escrita e entrevista individual realizadas por banca de professores do Departamento de Espanhol.

A viagem foi custeada pelo Colégio Pedro II, por meio da chamada interna do Programa de Apoio a Estudantes para Participação em Eventos, da Pró-Reitoria de Ensino.

Setor de Comunicação do Campus Tijuca II
Assessoria de Comunicação Social

Categorizado em Notícias

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress