Carta aos alunos: equipe de Biologia

Publicado em

CARTA aos alunos (1)

À comunidade escolar do Campus Duque de Caxias.

 

Devido à crise causada pela pandemia do coronavírus, o colégio resolveu pela suspensão temporária das aulas. Gostaríamos de reforçar a importância desta medida e de outras propostas pelas autoridades do país, como o isolamento social.

O coronavírus é um vírus respiratório, isto é, ele é transmitido de forma semelhante ao vírus da gripe: através do contato direto ou próximo com pessoas infectadas ou do contato com objetos que estejam contaminados.

Por isso, o isolamento social é muito importante. Ao sair de casa para locais com muitas pessoas, como praias, shoppings, restaurantes e festas, a chance de contaminação é alta. Portanto, ficar em casa sempre que possível é essencial para diminuir a possibilidade de contrair ou transmitir o vírus.

Outra questão importante: como qualquer infecção, ela demora a se manifestar. Ou seja, se contrairmos o vírus, só apresentaremos sintomas depois de alguns dias (se eles aparecerem); no entanto, já podemos transmitir o vírus para outras pessoas mesmo sem sentir nenhum sintoma.

Lembramos que pessoas mais velhas, crianças e pessoas com outras doenças (como diabetes, pressão alta, entre outras) são as que mais sofrem com o coronavírus, portanto, ficar em casa pode salvar a vida dos seus familiares.

Estamos na fase inicial da pandemia no Brasil, o que significa que os casos são poucos agora, mas nas próximas semanas eles vão aumentar. Se seguirmos as recomendações das autoridades, teremos muito menos casos, ou seja, a crise será muito menor do que se as pessoas continuarem saindo, e poderemos atender melhor os doentes.

Por fim, lembrem-se de se informarem por fontes confiáveis, como jornais, telejornais, universidades, Fiocruz e autoridades sanitárias. Tem muita gente espalhando informações falsas neste momento. Seguem os links para o site da FIOCRUZ e do Ministério da Saúde, na parte relacionada especificamente ao coronavírus:

https://portal.fiocruz.br/coronavirus

https://coronavirus.saude.gov.br/

Lembrando as principais recomendações:

  • Ficar em casa sempre que possível, ou seja, evite sair sem necessidade;
  • Se tiver que sair, não vá para locais com muita gente, como praia, restaurantes, shopping, entre outros;
  • Mantenha crianças, idosos, gestantes e pessoas doentes em casa, sem receber visitas desnecessárias;
  • Evite ao máximo pegar transporte público, se possível;
  • Lave bastante as mãos com água e sabão, pelo menos a cada 3 horas, mas o ideal é lavar sempre que tocar em algum objeto, especialmente corrimãos, barras, maçanetas e afins que estejam em ambientes fora de casa. Álcool em gel também é bom, mas o ideal é deixar para usá-lo apenas quando não tiver acesso fácil a água e sabão;
  • Se tiver sinais de doença (como tosse, espirros, febre) e puder ficar em casa, fique. Se precisar sair e estiver tossindo ou espirrando, use máscara ou utilize o braço para cobrir a boca – jamais use as mãos para isso;
  • Procure manter contato à distância / virtual com amigos e parentes que não morem com você – para isso servem o telefone, o computador e as redes sociais;
  • Acompanhe as recomendações e notícias pelos telejornais e tire suas dúvidas.

 

Atenciosamente,

Equipe de Biologia do Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress