Histórias de sucesso: Kethelen Costa

Publicado em

WhatsApp Image 2020-06-06 at 16.52.02

Hoje contamos a história da nossa ex-aluna Kethelen Elisabeth da Silva Costa, 18 anos. Ela se formou no CPII Caxias em 2019, no Ensino Médio Integrado em Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente, Kethelen cursa Nutrição na UFRJ.

Ela foi diagnosticada com tumor no tronco cerebral e tem uma série de necessidades específicas. “Após ter trombose, fiquei com todo o meu lado esquerdo limitado, (membros superiores e inferiores). Com muita fisioterapia, consegui voltar a andar. Limitações, com graça de Deus, não tenho muitas”, conta Kethelen. Já em 2017, no seu primeiro ano conosco, precisou se afastar para tratamento por alguns meses, situação que se repetiu posteriormente, no terceiro ano. Recebeu atividades e atendimento pedagógico por e-mail, whatsapp, fez provas em calendários alternativos… mas nenhum desafio foi demais para ela.

A ex-aluna Kethelen Costa, no CPII Caxias (foto: arquivo pessoal)
A ex-aluna Kethelen Costa, no CPII Caxias (foto: arquivo pessoal da Kethelen)

A professora Natasha Carvalho, coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus Caxias, afirma que nunca viu a Kethelen realmente triste, mesmo no auge da doença. “Eu ficava muito mal e tentava ao máximo disfarçar; mas ela era sempre positiva”, conta Natasha. “Ela aprendeu a contornar todas as situações que a doença impôs a ela – a limitação visual, limitação motora. Ela falava da doença como alguém que tinha que conviver e fazia isso sempre da melhor forma possível”.

De acordo com a Kethelen, o NAPNE foi muito importante no desempenho dela durante os três anos do Ensino Médio. “Me deram apoio com lupa, audiolivro. O Núcleo de Atendimento para Pessoas com Necessidades Especiais, foi o meu melhor amigo, nos melhores e piores momentos, e a professora Natasha, foi minha ‘fada madrinha’, sempre torcendo para minha evolução!”.

A ex-aluna Kethelen Costa e a professora Natasha Carvalho, na formatura da turma de 2019. (Foto: arquivo pessoal da prof. Natasha)
A ex-aluna Kethelen Costa e a professora Natasha Carvalho, na formatura da turma de 2019. (Foto: arquivo pessoal da prof. Natasha)

Nos planos futuros da Kethelen estão a graduação em Nutrição e o ingresso num concurso da Marinha. O campus Duque de Caxias a homenageia pelo sucesso no CPII e deseja que ela alcance grandes vôos, a cada dia mais uma superação em sua longa lista de vitórias.

Categorizado em Histórias de sucesso

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress