5ª reunião do GT de Protocolos e Cenários Pós-Pandemia

O GT Protocolos e Cenários Pós-Pandemia do campus Duque de Caxias se reuniu hoje com o Conselho Pedagógico. Veja um resumo das principais discussões:
- O Diretor-Geral Artur Gomes deu informes a respeito do auxílio de inclusão digital e da compra de 14 notebooks para o campus no retorno presencial, além do corte orçamentário para 2021, do sorteio de vagas ociosas e da entrega de livros didáticos para o 2º e o 1º ano;
- O prof. Thiago deu informes advindas do GT Central, especialmente sobre a excepcionalidade para os concluintes da contagem de carga horária, que deveria começar a partir da cessão do auxílio de inclusão digital aos alunos;
- A prof. Martha trouxe informes da 3ª reunião de professores do campus, que solicitou a definição de um calendário pedagógico organizado para as atividades remotas, a participação dos estudantes e responsáveis na construção do Projeto Político das atividades remotas e a maior participação da comunidade nas reuniões de quinta-feira;
- As equipes pedagógicas discutiram os seguintes pontos:
- Sincronicidade: se as atividades remotas seriam síncronas (com contato ao vivo entre docentes e alunos em horário determinado) ou assíncronas (com acesso dos alunos no horário que for possível). A maioria se colocou favorável às atividades assíncronas, devido à dificuldade que os alunos terão de acesso digital, mas também realizando atividades síncronas.
- Interdisciplinaridade: se as atividades seriam prioritariamente divididas por disciplina ou interdisciplinares. A maioria se coloca favorável à possibilidade de atividades interdisciplinares.
- Plataforma: se utilizaríamos uma plataforma única ou múltiplas plataformas. A maioria discutiu a necessidade de se ter um ambiente virtual único para os trabalhos remotos.
- Calendário: se haverá um calendário organizado de disciplinas e atividades. Todos se colocam favoráveis ao calendário, com algumas propostas para rotação das disciplinas quinzenalmente.
- Avaliações: se haveriam avaliações neste período ou não. Todos colocaram a importância de não se haver medição de notas dos trabalhos feitos, e muitos docentes ressaltaram a necessidade de avaliação no sentido de dar feedback para os alunos sobre a produção que será feita, sem que isso conte para notas.