Português

Equipe pedagógica:

Viviane Mara (coordenadora)

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Cursa Mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.


Aline Fernandes (professora)

Professora de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II. Mestre em Teoria Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciou-se em Letras Português-Literaturas na mesma instituição.


Caroline Paquieli (professora)

carolineMestranda do curso de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estudo voltado para o discurso. Pela mesma instituição, possui graduação em Português-Literaturas e é especialista pelo programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Infantil e Juvenil, com a monografia "Temas e figuras em atividades de leituras em livros didáticos: contribuições da teoria semiótica para o ensino". Cursou Aperfeiçoamento sobre o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio pela Fundação Cecierj. Desde a graduação, desenvolve pesquisas sobre Análise do Discurso em Teoria Semiótica Greimasiana (ou de linha francesa), possuindo trabalhos e pesquisas na área. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Semiótica (NUPES)-UFRJ, sob a coordenação da Professora Doutora Regina Souza Gomes. Desde 2010, leciona na rede pública de ensino atuante nos níveis fundamental e médio. Atualmente, é professora efetiva do Colégio Pedro II. Debruça-se sobre estudos que envolvam o discurso, o ensino de leitura e de produção textual e sobre estudos dos materiais didáticos disponíveis como suporte para o ensino de língua portuguesa.


Glaucia Secco (professora)

glauciaTem experiência na área de Letras (Português-Espanhol), com ênfase em Língua Portuguesa, com atuação principal nos seguintes temas: Literatura e Redação. Desde 2016, atua como professora de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. De 2011 a 2013, exerceu a função de professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação em uma grande rede particular de ensino na cidade do Rio de Janeiro (Colégio Ponto de Ensino). De 2011 a 2016, atuou como professora de Língua Portuguesa, Redação, Literatura e Espanhol em um colégio e curso preparatório em São João de Meriti (Sistema Fator). No ano de 2012, integrou o quadro de professores de Língua Portuguesa do Curso Miguel Couto/Genius, na cidade de Duque de Caxias. Trabalhou, também, entre 2011 e 2013, como tutora de Português Instrumental, na modalidade Ensino à distância, do curso de Pedagogia, vinculado à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em conjunto ao CEDERJ e à Universidade Aberta do Brasil (UAB). De 2008 a 2010, foi professora de Espanhol no Curso de Línguas Abertos à Comunidade (CLAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e atuou, também, como tutora de Redação no Pré-vestibular Social, pertencente ao consórcio CEDERJ – Fundação CECIERJ, no Estado do Rio de Janeiro, nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2013. De 2007 a 2011, ministrou monitoria e aulas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação em uma grande rede particular de ensino na cidade do Rio de Janeiro (Colégio e Curso PH).


Raiff Magno (professor)

raiffPossui graduação em Letras pela Universidade Veiga de Almeida (2002), Mestrado em Letras – Ciência da Literatura (2006) e Doutorado em Letras – Ciência da Literatura (2012) pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor (efetivo) de língua portuguesa e de literatura brasileira do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. Possui experiência na área de Linguística textual, Semântica argumentativa e Gêneros textuais (produção textual). Na área da literatura brasileira, atua no campo da lírica e da ficção brasileiras e da literatura infantil.

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress