A Educação Infantil no CPII

Desde 2012, a Educação Infantil no Colégio Pedro II atende a cerca de 170 crianças de 3 a 5 anos de idade, cujo ingresso é realizado através de sorteio público. A oferta deste segmento, primeira etapa da Educação Básica, pelo Colégio Pedro II representa não somente um ganho para o desenvolvimento das políticas públicas de Educação, como também reafirma o ímpeto vanguardista desta tradicional instituição de ensino.

A proposta da Educação Infantil no Colégio Pedro II constitui-se na perspectiva da multidocência em cada turma, a partir da atuação conjunta, integrada, de professores de diferentes departamentos pedagógicos: Educação Infantil, Música, Informática Educativa, Educação Física e Artes Visuais. Esses docentes atuam em bidocência, uma estratégia de ação pedagógica caracterizada pela presença de dois professores junto à turma em todos os momentos. Essa ação conjunta possibilita um olhar mais atento e diversificado sobre uma mesma criança, constituindo uma forma, dentre outras, de garantir o cuidado e atenção à primeira infância. O exercício da bidocência requer uma constante troca de informações, e reflexão sobre as concepções que orientam as práticas cotidianas, entre as duplas, bem como destas com outras duplas, ampliando o campo de trocas e diálogos sobre a prática docente.

O Departamento de Educação Infantil, criado em 2015 e instituído, de fato, em 2016, com a eleição da primeira chefia de departamento, conta hoje com 32 docentes concursados e 5 contratados com qualificação específica para a atuação neste segmento. Estes docentes atuam no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, o único a oferecer esta etapa da Educação Básica no CPII por enquanto.