Docentes


DEI

Departamento de Educação Infantil


Equipe Docente:

 

Adriane Soares dos Santos

Adriele Oliveira

Alessandra de Barros Piedras Lopes

Aline Buy Santos

Amanda Santos de Lima

 

Ana Carolina Silva Martins

Professora do ensino básico técnico e tecnológico, atualmente exerce a função de Coordenadora Geral do Departamento de Educação Infantil do Colégio Pedro II. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e pesquisas em Linguagem, Infância e Filosofia (NEPLIF-CPII). Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense e mestrado em Filosofia pela mesma instituição. Atualmente cursa o doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolvendo a pesquisa intitulada “As crianças na orla do tempo: história, infância e política”.

Andrezza Cardoso de Freitas

 

Ângela Cristina dos Santos Lopes

Performer, com formação em dança pela escola Angel Vianna no eixo de produção cultural e Design, com ênfase em bailarino contemporâneo (2015). Arte-Educadora pela FORMAE (2018). Estudante de Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio de janeiro (UERJ). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2011). Tem experiência na área de Artes, corpo e movimento na infância. Trabalha com interesse nos seguintes temas: A contribuição da Dança e Artes Visuais no processo criativo do desenvolvimento, corpo, mistérios do feminino, corpo cidade. Atualmente, é professora de Educação Infantil do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II.

Bárbara de Mello

Graduada em Pedagogia (UNESA), cursou especialização em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Departamento de Educação Infantil do Colégio Pedro II. Antes de ser professora no Colégio Pedro II, atuou por onze anos na educação infantil da rede municipal do Rio de Janeiro. Participa do Núcleo de Estudos e pesquisas em Linguagem, Infância e Filosofia (NEPLIF – CPII). Tem experiência na área de Educação, com maior ênfase em temas relacionados a primeira infância.

Camila da Silva Perrotta 

Professora-artista-brincante na escuta e no ser com todos os sentidos na relação com as crianças e os adultos. Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO (2014) e em Psicomotricidade pelo Colégio Pedro II (2019). Extensão em Arte-Educação no curso FORMAE (2016) e Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ (2011). Possui experiência nos temas de Artes, Espaços e Natureza. No colégio Pedro II é integrante da revista Práticas em Educação Infantil e do grupo de trabalho “Escolarante” que pensa o diálogo das crianças com a alimentação no espaço do CREIR.
  

Camila dos Anjos  Barros

 

Camila Machado de Lima

Sou prFoto - Camila Machadoofessora da Educação Infantil do Colégio Pedro II desde 2013, formada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) onde também curso doutorado em educação desenvolvendo a pesquisa intitulada “O que eu mais gostei na escola foi do seu cabelo: Por uma formação docente infantil e enegrecida”. Antes de ingressar no CREIR fui professora na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em rede privada (2007 a 2008), na rede municipal de ensino de Nova Iguaçu (2009 a 2013) e professora contratada no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) atuando no Centro de Atendimento Alternativo Florescer (CAAF), no ano de 2013. Meus temas de interesse em pesquisa e estudos têm ênfase na infância, relações etnicorraciais, formação docente e educação de surdos.

Carolina Silva Gomes de Sousa

Cintia Daiane Lima

 

Cintia Tavares Ferreira

P_20190714_135314[1]Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR). Atuou como Professora de Educação Infantil na Rede Municipal do Rio de Janeiro. É mestranda em Educação – PPGE/UFRJ e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Surdez (GEPeSS)/UFRJ/DGP/CNPq. Licenciada em Pedagogia – UERJ (2013), especialista em Psicopedagogia na AVM – Faculdade Integrada (2014) e especialista em Educação Infantil – Colégio Pedro II (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Educação Especial.

 

Cristina Souza de Macedo

Mestre em Educação, graduada em Pedagogia e em Letras: Português-Literatura. Especialista em Informática Educativa (Lato-Sensu). Atualmente cursa o Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Arte-Educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Residência Docente e Práticas de Educação Básica, vinculado ao Programa de Residência Docente (PRD) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC) do colégio Pedro II. Desde 2013 atua como professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico – Educação Infantil do Colégio Pedro II. Surpervisora desde 2018 na Área de Educação Infantil do Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu de Residência Docente desta instituição. De 2001 à 2013 atuou como docente II (da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental na SME/RJ, atuando também como Coordenadora Pedagógica por dois anos. Professora docente I de 2008 à 2013 em Colégio Estadual de formação de professores nível médio lecionando Disciplinas Pedagógicas e Mídias e Novas Tecnologias. Tutora presencial e à distância de professores de Língua Portuguesa da Nova Educação de Jovens e Adultos na Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ em 2013 e 2014. Experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada, Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Médio, Tecnologia Educacional, Alfabetização e Letramento.

 

Débora de Lima do Carmo

 

Débora Sabina da Silva Geraldo

FullSizeRender

Doutoranda no Programa de Pós – Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ) na linha Estado, Trabalho, Educação e Movimentos Sociais. Mestre pelo Programa de Pós – Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ) na linha de Políticas e Instituições Educacionais. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professora de Educação Infantil do Colégio Pedro II em Regime de Dedicação Exclusiva desde 2015. Foi professora de Educação Infantil na Prefeitura do Rio de Janeiro de 2011 a 2015. Atualmente é editora da Revista Práticas em Educação Infantil do Colégio Pedro II.

 

Elaine da Conceição  Alberto

Pedagoga pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2017). Tem experiência na área da Educação com ênfase em Gênero e Sexualidade e Atendimento Educacional Especializado (AEE).  Na graduação, foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Cursa Pós-graduação em Neuropsicopedagogia na Faculdade de Educação São Luís e atualmente é professora no Centro de Referência em Educação Infantil de Realengo (CREIR).

 

Fabiana Fernandes Ribeiro Martins

Fernanda Alves Vendas

Janaína Cacia Cavalcante Gonçalves Da Silva

 

Katia de Souza e Almeida Bizzo Schaefer

Professora de Educação Infantil do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) e do curso de Pós-Graduação em Educação Psicomotora, ambos no Colégio Pedro II. Membro dos grupos de pesquisa GiTaKa – Grupo de pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura ambiental, da UNIRIO; e vice líder do grupo de pesquisa GEPEP – CPII – Grupo de estudos e pesquisas em Educação Psicomotora, do Colégio Pedro II. Doutora em Educação pela UERJ (2015), transpsicomotricista educacional, especialista em Educação Infantil e pedagoga. Trabalha há mais de 15 anos como professora de Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, trabalhou 2 anos como professora contratada no curso de Pedagogia Bilíngue do INES e trabalha há mais de 8 anos como professora convidada na formação de professores em cursos de pós-graduação lato sensu de diferentes instituições públicas.

Kelsiane Aparecida de Oliveira de M. Pereira

 

Liana Pereira Borba dos Santos

lattes

Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PROPED (UERJ), especialista em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desde 2014, é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II, no segmento de Educação Infantil. De 2015 a 2018, exerceu a função de Coordenadora de Projetos do Centro de Educação Infantil Realengo – CREIR. De 2008 a 2014, ocupou os cargos de Professor Regente de Ensino Fundamental e de Professor de Educação Infantil, ligados à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Atuou, ainda, como Tutora do Departamento de Prática Docente – Cognição, da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Áreas de interesses: Estudos da Infância e Formação de Professores; História da Educação; Imprensa Periódica. No Colégio Pedro II, atua no Grupo de Trabalho DOCPED – Documentação Pedagógica, e no GT de Alimentação Escolarante. Em âmbito externo, é membro do GRUPEEL – Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação, ligado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

Luciana Helena Monsores

 

Lucidalva Porcina da Silva

Graduada em Pedagogia pela PUC-Rio (2008), Especialista em Educação Infantil também pela PUC-Rio (2013) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu – da UNIRIO. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Colégio Pedro II desde 2013, atuando no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR). Professora Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia com ênfase na Educação Infantil da UFRJ (2014-2016). Professora de Educação Infantil da Prefeitura do Rio de Janeiro (2011-2013). Integrante do Grupo de Estudos institucional sobre a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Luísa Andries Nogueira De Freitas

Maria Clara de Lima Santiago Camões

Mariane Del Carmen da Costa Diaz

Melissa Ruas da Fonseca

Nayara Alves Macedo

Pablo Luiz de Faria Vieira da Silva

 

Rafaela Rosa da Costa Gomes 

Pedagoga, especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016). Tem experiência na área da educação com ênfase em Educação Infantil. Foi professora da Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015-2017) e atualmente é professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II no Centro de Referencia em Educação Infantil de Realengo (CREIR). No Colégio Pedro II é integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Linguagem, Infância e Filosofia/NEPLIF-CP2 e do Grupo de Estudos em Educação Infantil e Literatura.

 

Raquel Marina da Silva do Nascimento

1017531_10204050262956220_7478530647224945411_n

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2011), especialização em Docência na Educação Infantil pela UNIRIO (2014) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). Professora de Educação Infantil no Colégio Pedro II, dedica-se ao estudo dos temas: infâncias; avaliação e documentação pedagógica na educação infantil; trabalho docente com crianças de 0 a 3 ; e literatura para crianças e adultos. Antes de ser professora no Colégio Pedro II foi professora da rede municipal do Rio de Janeiro atuando na creche. Nos anos de 2016-2018 foi integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Avaliação na Escola Pública/ GEPAEP da UFF. Desde 2018 é Professora Surpevisora no PIBID-UNIRIO, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Linguagem, Infância e Filosofia/NEPLIF-CP2 e coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil e Literatura também no Colégio Pedro II.

 

Renata Machado de Souza Santos

Sirlene Souza

Tatiana de Freitas Ordonhes de Mello

Thaianne Barbosa Moreira

Thaysa Galeno do Vale

 

Vera Lucia Santos Moura

Professora da Educação Infantil no Centro de Referência em Educação Infantil no  Colégio Pedro II e   atualmente exerce a função de Orientação Pedagógica.  Pedagogia pela UERJ (2003), especialista  em Métodos e técnicas de Ensino pela UNIVERSO,  especialista em Educação Infantil, PUC-Rio (2013) e Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu – da UNIRIO (2019). Em 2009, renasceu  professora de Educação Infantil na Prefeitura de Nilópolis. Também atuou com PEI  na  Prefeitura do Rio de Janeiro (2012-2014). Esteve professora Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia com ênfase na Educação Infantil da UFRJ (2016-2018). Seus  temas de interesse em pesquisa  estudos têm ênfase na Infância, Linguagem,  Projetos  Pedagógicos na Educação Infantil e Formação Docente.