Grupos de Trabalho e Estudo

Grupo de Estudo Educação Infantil e Literatura: crítica e mediação de leitura

O grupo visa discutir acervos de literatura infantil e sua dimensão estética, ética e discursiva, bem como seus desdobramentos na relação com a educação da infância. Nos encontros discutimos textos teóricos e fazemos a leitura de obras da literatura infantil afim de pensar a experiência estética da literatura com as crianças. 

Integrantes: Raquel Marina da Silva do Nascimento, Janaína Cacia Cavalcante Araujo, Mariane Del Carmen de Costa Diaz, Débora de Lima do Carmo, Rafaela Rosa da Costa Gomes, Carolina Silva Gomes de Sousa e Natalia Batista de Moraes.

Grupo de Trabalho DOCOM – Documentação & Comunicação

A proposta tem como ponto de partida a questão: “Como documentamos nosso trabalho no CREIR”? Faz-se necessário, nesse contexto, compreender e sistematizar as formas de documentação e publicização do trabalho pedagógico desenvolvido no CREIR. Para tanto, cabe diferenciar as práticas de registro do processo de documentação, tarefa que requer a definição de conceitos e de procedimentos, assim como a socialização desses aspectos e dos documentos produzidos nesse ínterim.

Integrantes: Liana Pereira Borba dos Santos, Aline Buy dos Santos, Fernanda Alves Vendas e Débora de Lima do Carmo.

Grupo de Trabalho Escolarante

O GT tem por objetivo pensar nos espaços que envolvem a alimentação no Centro de Referência Educação Infantil Realengo, criando estratégias de participação das crianças na ocupação e cuidado desses lugares, incluindo os adultos envolvidos como as professoras e professores, cozinheiras e famílias em um diálogo sobre o que se come, da onde vem a comida e como podemos viver a alimentação saudável também como um momento de relações, conversas e boas partilhas.

Integrantes: Camila da Silva Perrota, Liana dos Santos Borba, Maria Clara Santiago Camões

Grupo de Estudos Transição Educação Infantil – Ensino Fundamental

O Grupo de Estudo tem como proposta a organização formal e sistemática de encontros para estudos e reflexões sobre o fenômeno da transição entre as etapas educativas, sobretudo, entre a Educação Infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental. Em 2012, o Colégio Pedro II passou a atuar na primeira etapa da educação básica, oferecendo a Educação Infantil no âmbito da esfera federal, ampliando, assim, a atuação para todas as etapas da educação básica. Desde então, temos observado as implicações e os impactos da inserção de um segmento tão singular da educação institucionalizada, em um Colégio com um longo histórico de atendimento às etapas iniciais e finais. No entanto, ao lançar luz sobre as condições e circunstâncias transicionais existentes na instituição entre a Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, sentimo-nos provocadas e instigadas a pensar em propostas e ações voltadas para a estruturação de políticas institucionais que favoreçam os processos de transição. O Grupo é formado por docentes do Departamento de Educação Infantil e do Departamento de Anos inciais do Ensino Fundamental.

Integrantes: Amanda Santos de Lima, Amanda Ferreira Marcicano, Lucidalva Porcina da Silva, Rita de Cássia Cruz Rodrigues, Vera Lúcia Santos Moura, Janaína Cacia Cavalcanti Araújo, Adriana Batista Afonso, Grazielle Ribeiro Lisboa Arnaud de Queiroz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>