CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CPII

Publicado em

conexão cientifica 4

Desde que o Colégio Pedro II se tornou IFE (Instituto Federal de Educação), a educação básica técnica e tecnológica passou a pautar-se em 3 pilares: ensino, pesquisa e extensão.  Dessa forma,  o conhecimento científico passou a circular de forma mais fluida e grupos de pesquisa e ensino foram se formando, contando, inclusive, com verbas de editais públicos. Hoje, contamos com muitos grupos e a divulgação científica vem sendo perseguida dentro da instituição.

Um exemplo desse foco na divulgação científica é o Podcast CONEXÃO CIENTÍFICA, realizado pelo  grupo de extensão liderado pela chefe do setor de Comunicação Social Bianca Souza, formado por servidores técnicos, professores e alunos do colégio – Ana Beatriz Carvas, Bianca Braun, Clara Kasprzykowski, Gabriel Santos, Héber Silva, Luciana Malta, Martha Valente, Paulo Aprígio e Regina Silva – que tem como objetivo aproximar a comunidade escolar das pesquisas desenvolvidas no CPII e da ciência, de modo geral. Se você quer saber mais sobre o universo das ciências e sobre as pesquisas realizadas no CPII esse podcast é pra você! Periodicamente, um novo episódio é disponibilizado nas principais plataformas de podcast AnchorSpotifyApple Podcast e Google Podcasts. Você pode encaminhar sua pergunta ou comentário sobre o episódio por mensagem de voz pelo e-mail podcastconexaocientifica@gmail.com.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO DE PODCAST

No episódio de estreia, você pode descobrir o papel da pesquisa científica em uma escola pública, confere uma entrevista com o aluno pesquisador Francisco Azar no quadro “Conta pra gente” e, para fechar, no quadro “Responde essa!”, uma dúvida bem poética sobre a cor do céu, enviada pela nossa aluna Deborah Leão (turma 403), que ganha uma explicação bem científica.

EPISÓDIO 1 – PESQUISA CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA

EPISÓDIO 1
EPISÓDIO 1

O tema do segundo episódio são as plantas medicinais e o programa apresenta resultados de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida por estudantes do Campus Duque de Caxias. Traz ainda uma entrevista com Tânia Araújo-Jorge, pesquisadora e diretora do Instituto Oswaldo Cruz e, nas perguntas enviadas pelos ouvintes, o programa explica a dúvida da nossa aluna Isabella Marinho (turma 404) sobre o caminho percorrido até a criação da internet.

EPISÓDIO 2 – VAI UM CHAZINHO?

EPISÓDIO 2
EPISÓDIO 2

A iniciação científica é assunto desde cedo no Colégio Pedro II e, no Campus Engenho Novo I, no ano de 2019, antes da pandemia, tivemos o desenvolvimento do “Clube de Ciências”. O Clubinho é um dos projetos de pesquisa do GEPES, grupo de pesquisa liderado pelo professor Edgar Miranda, que aconteceu em todos os campi I sob duas formas: Clube de Ciências e Monitoria Discente. No Campus Engenho Novo I, o projeto foi comandado pela professora Vanessa Drago, contando ainda com a participação das professoras Mônica Riguetti e Lourdes Maria Campos.  O objetivo do Clube é promover a Iniciação Científica dos alunos, tendo os experimentos como instrumentos didáticos onde os alunos desenvolvem investigações e aprofundamento de temáticas de acordo com o currículo do primeiro segmento. Ele é voltado para o letramento científico e formação para cidadania, quando se ampliam as discussões considerando as questões políticas, econômicas e socioambientais. Thiago Chagas, atual aluno da turma 602 do Campus Centro, foi nosso aluno e participou do Clube em 2019, quando estava no quarto ano, e deu seu depoimento: “No Clube de Ciências, eu aprendi muitas coisas que nem imaginei que iria aprender, muitas coisas que nem imaginava que existissem. Um tema abordado pela professora Vanessa foi energia, que a gente adorou e pode aprender como funciona a energia, como se produz energia hidrelétrica, eólica, solar. Nesse época, havia acontecido o acidente da barragem de Brumadinho e fizemos uma experiência com bacia e areia construindo nossa própria barragem. Aprendemos como acontecem os acidentes em uma barragem e como os engenheiros podem se prevenir dessas tragédias. A professora Vanessa colocou água e a barragem aguentou bastante, o que nos deixou impressionados! Convido vocês, alunos do ENI, a participarem desse projeto que é muito legal!”

 

Categorizado em Comunicados

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress