CPII comemora 181 anos com festa no Campus Tijuca I, no dia 5/12

Publicado em

aniversario181anos_680

O aniversário de 181 anos do Colégio Pedro II será comemorado no dia 5 de dezembro, no Campus Tijuca I. Pela primeira vez, a cerimônia será levada para um dos cinco Pedrinhos do CPII, como são carinhosamente apelidados os campi dedicados aos anos iniciais do ensino fundamental.

Como nos anos anteriores, a festa será coroada com muita música, envolvendo estudantes e servidores do Tijuca I e demais campi da instituição. As apresentações musicais representarão um pouco do universo de iniciativas desenvolvidas pelo Departamento de Educação Musical em sala de aula, em projetos pedagógicos e em atividades de extensão.

Assim, o público vai poder conferir o resultado do trabalho desenvolvido em sala com turmas do 1º ano do Tijuca I e a apresentação do Grupo de Música, projeto de ensino que estimula o desenvolvimento musical, coordenado pelos professores Juliana Crispim e Paulo Coutinho e que conta com a participação de 15 estudantes de turmas do 5º anoTambém se apresenta a Orquestra de Alunos do Espaço Musical do CPII, local destinado à formação musical da comunidade escolar interna e externa na forma de aulas gratuitas de diversos instrumentos musicais.

A cerimônia contará ainda com leitura de poesia, com alunos do 2º ano, e de uma carta a Dom Pedro II, com alunos do 4º ano, que lerão. Também se apresentam o Coral de Libras do Campus São Cristóvão II e o Pelotão da Bandeira de Realengo II. Durante o evento, o público poderá conferir de perto a exposição Memória Histórica, que reconta a história da instituição.

Para a diretora geral do Campus Tijuca I, Luciene Moraes, sediar a festa de aniversário do CPII reforça a relevância histórica dos Pedrinhos na trajetória da instituição. “A criação dos Pedrinhos, na década de 1980, trouxe uma importância grande ao pensar na questão do acesso à instituição já que a lógica dos sorteios permite um acesso mais universal. Além disso, em relação ao processo pedagógico, os Pedrinhos permitem que os alunos tenham uma certa autonomia em relação a como eles lidam com o aprendizado, valorizando os saberes trazidos por estes educandos e a partir disso construindo novos saberes”, destacou.

A comemoração começa às 9h30 e é aberta a toda a comunidade escolar do CPII. “O Campus Tijuca I está de braços abertos e muito feliz pela oportunidade de sediar esse evento. Que juntos possamos construir muitos anos de história do CPII, contribuindo para a formação das nossas crianças, dos nossos jovens, enfim, contribuindo para a sociedade brasileira”, convidou Luciene.

Eventos comemorativos

Outros eventos também integram as comemorações pelos 181 anos do CPII. São eles:

Premiação da Olimpíada Interna de Química

Em sua décima edição a OIQ premia os estudantes participantes no dia 3 de dezembro, às 18h30, no auditório do Campus Engenho Novo II.

Lançamento do livro Memória Histórica do CPII: Escrito pelas professoras Beatriz Boclin Marques dos Santos, Vera Lúcia Cabana de Queiroz Andrade e Vera Maria Ferreira Rodrigues e pela bibliotecária Elisabeth Monteiro da Silva, o livro conta os principais aspectos da história do Colégio Pedro II. O lançamento será no dia 12 de dezembro, às 17h, no Centro Cultural Justiça Federal (Avenida Rio Branco, 241 – Centro).

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Categorizado em Eventos, Externos, Notícias

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress