Solenidade de encerramento da Olimpíada Interna de Química (OIQ) premiou 49 alunos

Publicado em

oiq

A Olimpíada Interna de Química do Colégio Pedro II (OIQ)chega à sua 10ª edição. O projeto foi idealizado após o Colégio sediar a Olimpíada Ibero-Americana de Química, em 2007. A primeira edição da OIQ foi realizada no ano seguinte, sempre contando com expressiva participação do alunado do Colégio.

A 10ª edição não poderia ser diferente: contou com a participação de 1628 alunos de todos os Campi que ofertam o Ensino Médio no Colégio. Este ano, a OIQ foi constituída de 3 fases: a 1ª, uma prova objetiva com 20 questões em que era classificado o aluno que acertasse, no mínimo, 10 questões. A segunda fase era dada por uma prova discursiva em que já se definiam os premiados. Neste ano, tivemos algo inédito: uma 3ª fase, apenas entre os medalhistas de ouro, em que os alunos assistiam um vídeo de uma experiência realizada por um professor do Colégio e respondiam a questões pertinentes a essa prática. Nessa edição, 49 alunos de todos os campi foram premiados com medalhas de bronze, prata e ouro.

143
Professores e alunos premiados

Sempre promovida pelo Departamento de Química, a OIQ sempre contou com o constante incentivo não apenas dos Coordenadores-gerais do Departamento, bem como de todos os professores de Química deste Colégio.

Este ano a solenidade de encerramento foi realizada no dia 03 de dezembro, no Campus Engenho Novo II e teve a presença do Vice – Reitor Prof. Marco Antonio da Costa e da Pró-Reitora de Ensino, Profª Eliana Myra de Moraes Soares, de Diretores Gerais dos campi e do presidente da Associação Brasileira de Química do Rio de Janeiro, Prof. Raphael Salles Ferreira Silva que entregou o Prêmio José Guerchon ao 1º lugar geral da 10ª OIQ o aluno Gustavo Santos Gonçalves da 2ª série, do Campus Centro.  Este prêmio é fruto da parceria do Colégio Pedro II e da ABQ; este ano o Colégio patrocinou o 16º Simpósio Brasileiro de Educação Química.

IMG_0012
Componentes da mesa
IMG_0124
Prof. Raphael Salles Ferreira Silva e o aluno Gustavo Santos Gonçalves – 1º lugar geral da 10ª OIQ

Um dos objetivos da OIQ é despertar talentos e aproximar o aluno da Química. Neste sentido, ao longo desses 10 anos, vários egressos do Colégio seguiram a carreira de Química em alguma de suas modalidades: Licenciatura, Engenharia, Bacharelado, Química Industrial e Química com atribuições Tecnológicas. Assim, o Colégio Pedro II contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico de nosso país e incentiva a criação da próxima geração de professores de Química; esses que têm sido tão escassos no Brasil.

Confira as fotos do evento

Setor de Comunicação do Campus Engenho Novo II

Categorizado em Eventos, Notícias, Química

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress