CENII realiza Projeto de Acolhimento dos alunos do Ensino Fundamental I

Publicado em

Acolhimento I

Sabemos o quanto é difícil esse período de transição vivenciado por nossos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I para o 6º ano do Fundamental II. A passagem do “Pedrinho” para o “Pedrão”, como são comumente chamados esses segmentos, é sem dúvida momento de tensão dos alunos e apreensão dos responsáveis.  Vivemos um tempo em que urge destruir os muros simbólicos que nos separam e construir pontes, permitindo o acolhimento dos nossos alunos, sim, porque são nossos, do Colégio Pedro II, independentemente do segmento.

Visando contribuir para isso, a Direção Pedagógica, o Soep, a Inspetoria, o Grêmio e alguns alunos do 6º ano se uniram para propor algumas ações: encontro coletivo entre alunos dos dois segmentos; participação das direções do Fundamental II nas reuniões de responsáveis do Fundamental I; reunião entre professores do 5º e do 6º ano; visita, guiada pelo Soep e pelo Grêmio Estudantil, aos setores da escola; acolhimento promovido pelos alunos do Grêmio.

O projeto começou a ser colocado em prática no dia 06 de fevereiro deste ano. Neste primeiro momento, recebemos, na Biblioteca do Campus ENII, todos os alunos do 5º ano para um encontro com as Direções Pedagógica e Geral, orientadores do Soep, inspetores e alunos do 6º ano, oriundos do Campus I. O encontro foi muito produtivo, pois nos permitiu explicar a dinâmica da escola, seus espaços e setores e apresentar os servidores que trabalharão diretamente com a série. Além disso, os ex-alunos do “Pedrinho” puderam contar sobre o que viveram durante seu primeiro ano no “Pedrão”. Foi, sem dúvida, um momento especial, onde os alunos puderam tirar muitas dúvidas e compartilhar problemas, angústias e, também, muitas alegrias.

Acolhimento II
Aluna Andreza 6º ano (2018) compartilhando suas experiências do seu primeiro ano de Pedrão

 O primeiro encontro da Direção Geral e Pedagógica do Campus II com os responsáveis do 5º ano ocorreu no dia 12 de Fevereiro. Aproveitando a reunião já marcada pelo Engenho Novo I com os responsáveis para entrega de resultados, a Direção Geral e Pedagógica do Engenho Novo II participaram do início da reunião para uma apresentação inicial, abrindo espaço para esclarecer as dúvidas principais dos responsáveis. Nessa reunião pudemos informar sobre a dificuldade de alguns alunos nesse processo de transição do Fundamental I para o Fundamental II, a necessidade de um acompanhamento familiar mais específico e, sobretudo, iniciar a parceria entre a escola e as famílias, sempre fundamental para o êxito de nossos alunos.

Em março, na semana de planejamento e nas primeiras semanas de aula daremos continuidade ao projeto. Estão previstas: a reunião entre professores de 5º e 6º anos, a visita guiada pelo Soep e Grêmio aos setores e espaços da escola e as atividades de acolhimento do Grêmio aos novos alunos do 6º ano.

Setor de Comunicação do Campus Engenho Novo II

Categorizado em Notícias, Projetos

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress