Alunos do Engenho Novo realizam pesquisa de campo no centro do Rio e visitam o Museu do Amanhã

Publicado em

Grupo diante do Museu do Amanhã

No dia 8 de junho, os alunos do 8º ano E.F. do Campus Engenho Novo II realizaram uma atividade de pesquisa de campo no Centro do Rio de Janeiro. Acompanhados dos professores Ana Maria Arruda (Ciências), Jorge Marques (Português) e Taiany Marsetam (Geografia), os alunos tiveram a oportunidade de estudar a Praça Mauá e seus arredores, com especial destaque para o Museu do Amanhã.

Grupo observa o Edifício do Jornal A Noite
Grupo observa o Edifício do Jornal A Noite

A atividade teve início com a exploração da Praça Mauá e dos prédios que a cercam. A professora Taiany Marsetam apresentou o espaço aos estudantes, observando as mudanças das quais ele foi alvo nos últimos anos. Também diferenciou as propostas de concepção e de curadoria do Museu de Arte do Rio e do Museu do Amanhã, além de realizar um breve histórico acerca da importância do edifício “A Noite”.

Professora de Geografia faz panorama historico da Pça Mauá
Professora de Geografia faz panorama historico da Pça Mauá

Os estudantes, então, exploraram o espaço no entorno do Museu do Amanhã, observando as condições das águas da Baía de Guanabara e o esforço de manutenção do equipamento cultural, bem como a área verde criada no entorno do prédio da instituição.

Após a atividade exploratória na Praça Mauá, realizou-se a visita ao Museu do Amanhã. Para um percentual significativo dos alunos, foi a primeira visita ao espaço. Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a exposição fixa do museu e explorá-la dentro do caráter criativo e lúdico que a caracterizam. Além disso, tiveram a oportunidade de interagir com o público que também visitava o espaço. Na exposição temporária “Pra Todo Mundo Comer (Comida para 10 Bilhões)”, os alunos puderam lidar com questões importantes para o futuro da humanidade, como o paradoxo escassez/ desperdício. Na ocasião, eles também puderam interagir ludicamente na construção do conhecimento, como é proposta da exposição visitada.

Foi um sábado letivo produtivo, criativo e enriquecedor para os nossos jovens que, sem dúvida, puderam construir uma série de conhecimentos relativos ao Espaço e ao Conhecimento Científico, além de ampliarem seu repertório de caráter cultural.

Setor de Comunicação Social do Campus Engenho Novo II

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress