Artigo de professor do CENII produzido a partir de experiência com aluno do NAPNE vira capítulo de livro

Publicado em

Dialogos sobre inclusão

O professor Fabio Damasceno produziu, a partir de sua experiência de trabalho com aluno do NAPNE do campus, o artigo “Um novo olhar sobre a educação inclusiva: Quando o fator limitante se transforma em fator motivacional da estratégia didática”, publicado como capítulo do livro “Diálogos sobre Inclusão”.

Foi proposto a um estudante com caracterizada dificuldade em estabelecer relações interpessoais a elaboração de seminários científicos a partir da utilização de mídias visuais, realizando uma gradual transição mediada entre o fazer pedagógico individual (isolado de seus pares) até o trabalho coletivo (apresentação pública em grupo), oportunizando assim o desenvolvimento direcionado de suas habilidades sociais.

Segundo o autor, mais do que apenas identificar as dificuldades apresentadas pelo estudante, e a partir daí, pensar atividades pedagógicas que não fizessem uso destas habilidades, buscou-se, por outro lado, elaborar estratégias que contribuíssem para o desenvolvimento destas aptidões pouco apuradas.

capitulo 22

O professor destaca ainda que a evolução do aluno em seu relacionamento interpessoal ao longo da atividade foi significativa. A experiência permitiu ao estudante maior comodidade em situações coletivas e menor isolamento nos grupos sociais, facilitando assim tanto seu cotidiano escolar quanto os intrínsecos processos de aprendizagem.

Leia todo o capítulo no link: https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Ebook-Dialogos-Sobre-Inclusao-3.pdf

Categorizado em Sem categoria

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress