Estudantes do Engenho Novo II produzem “Diários de Bordo da Leitura”

Publicado em

Diarios de bordo

Ampliar e aprofundar a capacidade leitora do corpo discente foram os objetivos principais do projeto de leitura desenvolvido pela equipe de Português do 8º ano EF do Campus Engenho Novo II durante o primeiro trimestre de aulas. Aproveitando um desafio relativamente comum em canais de booktubers, os professores apresentaram o projeto “Livros para Ler em um Dia”, que apresentou uma listagem de 25 obras aos estudantes. Dessas, 10 foram escolhidas pelos alunos que, ao lerem os textos, tinham a tarefa de produzir resenhas sobre eles e ilustrar seus comentários, produzindo, assim, os “Diários de Bordo da Leitura”.

Segundo o professor Jorge Marques, idealizador do projeto, no primeiro momento os alunos reagiram impactados ao saberem que teriam de ler 10 livros em um trimestre de aulas. Entretanto, com o passar dos dias, as leituras começaram a fluir e os alunos passaram a indicar uns aos outros as obras de sua preferência. No final, pôde-se verificar a participação da família também no projeto: pais, mães e irmãos começaram a ler os livros que os estudantes estavam lendo.

Os diários de bordo da leitura foram caprichosamente confeccionados pelos estudantes e, nesse momento, estão expostos na Biblioteca Hélio Fontes. Inspirados no projeto, no segundo trimestre de aulas os alunos do 6º ano EF realizarão projeto semelhante nas aulas de Português.

Comunicação do Campus Engenho Novo II

Categorizado em Português

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress