21 alunos do CPII participam da AIMO 2019, em Taiwan

Publicado em

AIMO_ENII

Estudantes do Campus Engenho Novo II

Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Pedro II participará da Asia International Mathematical Olympiad – AIMO 2019. A olimpíada acontece de 4 a 7 de agosto, em Taiwan, na China, e nesse período 21 alunos do CPII – do ensino fundamental e médio – testarão seus conhecimentos em matemática, competindo com estudantes do mundo todo. A equipe do CPII viaja nos dias 2 e 3 e retorna no dia 9 de agosto.

Segmentada por níveis, a AIMO terá uma única fase composta por uma prova de 30 questões discursivas divididas em três blocos: 12 questões de três pontos cada, 10 questões de cinco pontos cada e oito questões de oito pontos cada. Além dos conhecimentos em matemática, os alunos precisam estar com o inglês em dia, já que as provas são aplicadas nesse idioma.

“É uma prova extremamente difícil. Só participar deste tipo de competição já agrega aos estudantes um tipo de experiência em matemática e de vida que não é possível medir. Além disso as provas são em inglês, o que estimula também a fluência nessa língua. E, sobretudo, há o contato com estudantes de outros países e, portanto, outras culturas, o que estimula uma rica troca de experiências. Nossos alunos sempre voltam com o desejo de aprender mais Matemática. Eles voltam mais motivados e acabam por motivar todos ao seu redor. Assim, cada vez mais alunos têm interesse em se aprofundar no estudo da Matemática. E conseguimos captar mais jovens que futuramente estarão trabalhando com Matemática e desenvolvendo estudos e pesquisas na área”, destacou a coordenadora geral do Departamento de Matemática, Maria Helena Baccar.

 


Estudantes do Campus Humaitá II

Seleção

A seleção dos alunos para a AIMO 2019 começou com uma outra olimpíada internacional, a Olimpíada Mathémathiques sans Frontières, organizada no Brasil pela RedePoc. Dentre os alunos premiados nesta olimpíada, a RedePoc seleciona os grupos que serão convidados para a AIMO. Neste ano, o Colégio Pedro II recebeu o convite para quatro campus participarem da AIMO: Centro, Engenho Novo II, Humaitá II e Niterói.

No entanto, devido a restrições orçamentárias, o CPII pôde financiar a ida de oito estudantes, que serão acompanhados por dois professores. Assim quatro estudantes dos campi Engenho Novo II e Niterói foram escolhidos para representar a escola. “Em cada campus foi feita uma pré-seleção, gerando uma listagem dos alunos que já participam, rotineiramente, das diversas olimpíadas de Matemática que ocorrem ao longo do ano. A partir dessa lista foram observadas também a participação nas aulas preparatórias, as notas de Matemática desses estudantes (ao longo do ano, dentro do colégio) e a fluência em Inglês (pois a prova é na Língua Inglesa). Os estudantes que mais se destacarem nesses aspectos observados, em conjunto, foram selecionados”, explica Maria Helena.

Os estudantes dos campi Engenho Novo II, que não foram selecionados, e os do Humaitá II se mobilizaram por meio de uma vaquinha virtual para angariar a verba necessária para a viagem a AIMO. Assim, outros seis estudantes do ENII e sete do Humaitá II reuniram a quantia necessária para participar da olimpíada. “Os esforços desses estudantes e de suas famílias é extremamente louvável, pois mostra que as famílias e a sociedade ainda acreditam na educação”, ressalta a coordenadora geral.

 


Estudantes do Campus Niterói com o professor Vladimir Thiengo

Interesse crescente pela Matemática

Segundo a coordenadora geral da disciplina, nos últimos anos, o interesse dos alunos pelas diversas olimpíadas de Matemática têm crescido a cada ano. Hoje o CPII participa da maioria das competições existentes: OBM, OBMEP, OMERJ, OMU, OMIF, Canguru de Matemática, Mathématiques sans frontières (OIMSF), Raciocínio Lógico, Tubarão de Matemática.

“Nossos alunos sentem-se motivados a participar e o número de inscritos por campi a cada ano sempre aumenta. O desempenho deles é muito bom e o interessante é que isso tem um efeito de estimular os colegas de turma a participarem também. Porque os alunos acabam percebendo que são questões interessantes e que estimulam o raciocínio. O que acaba favorecendo a aprendizagem de Matemática como um todo”, avalia.

Saiba quem são os alunos que representarão o CPII na AIMO 2019:

 Campus Engenho Novo II

– Júlia Holanda Barbosa Nogueira (9º Ano)

– Letícia dos Anjos Araújo Corrêa (9º Ano)

– Victor Hugo Vieira Ribeiro (9º Ano)

– Mateus Gonçalves Santos da Silva (1ª Série)

– Joana Vaz de Miranda Couto (8º Ano)

– Igor Alves Prates Costa Leite (8º Ano)

– Davi Pestana de Campos (1ª Série)

– Flávia da Silva Almeida (9º Ano)

– Daniel Baía Mendonça (8º Ano)

– Letícia Baía Mendonça (8º Ano)

Professor: Renato de Carvalho Alves

 Campus Niterói:

Paulo Henrique Costa – 3a série

Paulo Vitor Assis- 3a série

João Gabriel Pereira- 3a série

Raquel Mendonça – 3a série

Professor: Vladimir Thiengo

Campus Humaitá II

Juliana Lopes Miranda Santos –  3a série

Tomás Feliciano Neves de Andrade Orozco – 2a série

Helena Cornevicius Azevedo – 1a série

Isabela Millani Peixoto – 3a série

Bernardo Ahmed Sleman Banholi – 3a série

Matheus Ciconha Villar – 2a série

Luis Haddock Lobo de Almeida Magalhães – 2a série

Professora: Priscila Belota de Almeida

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Categorizado em Matemática

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress